sábado, 2 de junho de 2012

RETORNO DA SEMANA_–_ PERÍODO: 28/05 a 01/06/2012

 

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 2 – A Superfície da Terra – pags 32 a 37 

ATENÇÃO: Temos deveres nas páginas 37 e 38.

Na semana anterior os alunos apresentaram suas maquetes do Sistema Solar onde solicitamos a identificação dos oito planetas, o Sol e a Lua. Os trabalhos foram bem elaborados, alguns com vários opcionais que sugerimos, apenas algumas ressalvas em relação as identificações dos planetas, o problema de plutão como planetóide (alguns esqueceram de identificar esta nova nomenclatura) e a ausência da Lua como o principal satélite natural do sistema. Parabéns aos alunos e equipes pelo esforço e também a compreensão e auxílio dos país na construção das maquetes.

Aproveitamos para tirar fotos dos alunos e suas maquetes, contudo, por utilizarmos o celular as fotos não ficaram boas, além de uma certa falta de domínio deste professor, deixando algumas  borradas. Fica aqui o compromisso de trazer uma máquina melhor para as fotos futuras.

As fotos aqui apresentadas tiveram o consentimento dos pais para serem publicadas. Desde já, agradeço pelo apoio.

                 Rafaela                                Leonardo

IMG0017AIMG0020A

   Mariá, Eduardo e Alice                                 Willian

IMG0012A

IMG0018A

  

 

 

 

 

 

 

 

 

Nesta semana trabalhamos o conceito de de superfície terrestre e suas “esferas”: Litosfera (porção sólida do planeta, constituída por rochas e minerais); biosfera (1)hidrosfera (conjunto de águas sob forma líquida da superfície terrestre: os mares, oceanos, rios, lagos e a água subterrânea); atmosfera (camada gasosa da Terra, constituída de diversos gases) e a biosfera (parte da superfície terrestre onde se encontram os seres vivos).

As esferas terrestres

Também iniciamos os estudos sobre a litosfera com as partes ou camadas principais do nosso planeta: a crosta terrestre, o manto e o núcleo.  A crosta terrestre pode ser dividida em continental e oceânica (comentamos sobre o grau térmico que a medida que descemos 30 metros de profundidade a temperatura aumenta 1°C); o manto, situado abaixo da crosta, RMEstruturaDaTerracom profundidade variante entre 70 a 2.900 km, tendo um material “viscoso” ou “pastoso” (diferenciamos magma de lava) e o núcleo externo (material “semilíquido") e interior (sólido devido à pressão exercida sobre ele).

 

As principais partes internas do Planeta Terra

 

 

Para auxiliar no entendimento das correntes de convecção do manto que deslocam as placas tectônicas (tema da próxima aula) deixamos um vídeo ilustrativo sobre o assunto, baseado nas teorias atuais.

 

 


SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

Semana de Apresentação de Trabalho Sobre Indústrias Alimentícias

A semana foi dedicada as apresentações dos grupos sobre empresas alimentícias. Unificamos dois temas já vistos pelos alunos na apostila – industrialização e atividades agrárias. Os alunos deveriam pesquisar na internet, um site de empresa que atua no ramo alimentício. Deveriam trazer diversas informações, como fundação e local de origem, nacionalidade, produtos que atuam, marcas, etc. Todas as informações deveriam ser apresentadas para a turma, fosse utilizando cartazes, power point, vídeo etc.

Em geral, os trabalhos foram bons, com alguns grupos comprometidos com o tema e outros nem tanto. Percebeu-se um foco em algumas empresas, talvez pela facilidade de encontrar as informações nos sites.

Abaixo dois exemplos de ferramentas utilizadas nas apresentações:

 

 

 


OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 2 – América Central – pags. 40 a 44

 

Nesta semana continuamos o tema América Central finalizando sobre a parte continental com o Canal do Panamá. Explicamos a importância estratégica deste canal para os Estados Unidos pois diminui o tempo de travessia entre os oceanos Atlântico e Pacífico. Comentamos a atuação dos EUA para apoiar a independência do Panamá, então território da Colômbia para a construção do canal. O estabelecimento de soldados norte-americanos no território para a proteção desta via, o incremento econômico com a cobrança de taxas de passagem, o consumo gerado pela presença de tropas e a dificuldade do Panamá em obter o controle total após o término do tratado com os EUA.

Iniciamos a parte insular deste subcontinente com as principais características socioeconômicas, entre elas o Haiti, Bahamas, Jamaica e Porto Rico. Para o tema Cuba, faremos uma atividade em separado.

 

 


NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 2 – CEI: Aspectos Gerais – pags 46 a 53 

ATENÇÃO: Na quarta-feira temos a finalização das apresentações sobre Império Russo – União Soviética – Fim da URSS – CEI atual;

Como o tema desta semana era a Rússia, e como os alunos tiveram aulas de História sobre a União Soviética neste ano, solicitamos aos mesmos que utilizassem seus conhecimentos prévios e a apostila para fazer uma apresentação, em grupos, sobre os assuntos: Formação do Império Russo até a CEI atual, como parte do capítulo que trata da Comunidade dos Estados Independentes.

94f05dbdb0cbf9f886ff17986a23dc38

 

 

Alexandre II e a modernização na Rússia no século XIX

 

 

revolução-russa-3

 

Revolução Bolchevique 1917

e

Formação da União Soviética

 

 

 

Fim da Uniao Sovietica - BRASIL ESCOLA

 

Fim da União Soviética - 1991

Ieltsin (esquerda) Gorbachev (direita)

 

 

 

Três grupos se apresentaram com informações que eles consideraram relevantes captadas nos textos da apostila. Continuaremos  na próxima semana para as finalizações.

 


PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO 311 e 313

Apresentações sobre Problemas Sociais nos Países do Sul

ATENÇÃO: Para a turma 311 temos as apresentações finais na segunda-feira. Para a turma 313 apenas no dia 14 para os últimos grupos.

Nesta semana as duas turmas do primeiro ano iniciaram as apresentações com os problemas sociais dos países do Sul. Cada grupo ficou a cargo de uma região e deveriam buscar dois países, compararando com o Brasil e um país do Norte, dados sociais como natalidade, fertilidade, renda per capita, mortalidade, IDH e outras informações que os grupos considerassem importantes.

Para a turma 311, com apenas uma aula, três grupos se apresentaram, restando para segunda-feira a finalização.

Para a turma 313, com duas aulas no mesmo dia, esperávamos a finalização das apresentações, todavia problemas de organização ou comprometimento impossibilitaram o término da atividade.

Infelizmente, não podemos nos furtar de avaliar algumas questões que envolvem trabalhos em grupo e falta de comprometimento com a atividade.

Desculpas como:

  • “Fui fazer o trabalho, mas faltou luz” (detalhe, no último dia) – Foi dado 14 dias para a produção da atividade.
  • “Deixei o meu trabalho no e-mail e a escola está sem internet”; – Quando você faz um trabalho, deve considerar possíveis problemas, como a falta de internet, o arquivo não abrir devido a erro de gravação, incompatibilidade na versão de software, o pendrive não funcionar – O grupo deve criar contingências para evitar surpresas.
  • “Os meus colegas de grupo faltaram, e o pendrive está com um deles” – Você é um integrante de uma equipe* ou é apenas parte de um todo? – Cada aluno do grupo deve se preocupar em ter um arquivo a sua disposição e não depender exclusivamente do colega que sempre falta.

Trabalho em equipe é quando um grupo resolve criar um esforço coletivo para resolver um problema. O trabalho em equipe pode ser descrito como um conjunto ou grupo de pessoas que se dedicam a realizar uma tarefa ou determinado trabalho. O trabalho em equipe possibilita a troca de conhecimento e agilidade no cumprimento de metas e objetivos compartilhados, uma vez que otimiza o tempo de cada pessoa e ainda contribui para conhecer outros indivíduos e aprender novas tarefas.

Por estas desculpas, é que os grupos da 313 que apresentarem daqui a duas semanas (quinta é feriado), terão a penalização de 2 pontos na nota do trabalho. Lembrando: nota do grupo menos 2 pontos (isto não quer dizer oito).

abaixo apresentação de uma equipe da 313

Até a próxima “blogagem”…

domingo, 27 de maio de 2012

PLANEJAMENTO SEMANAL–PERÍODO: 28/05 a 01/06/2012

 

es0103_p8_earth_system

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 30/05 e 01/06/2012

 

A Superfície da Terra:       [Apostila  2, páginas 32 a 40]

  1. O que é a superfície da Terra?
  2. O interior da Terra;
  3. A Terra: um planeta em constante mudança;

OBJETIVOS:

  • Caracterizar a superfície terrestre e reconhecer que ela é constituída de camadas;
  • Identificar as relações existentes entre a biosfera, a atmosfera e a hidrosfera;
  • Caracterizar o interior da Terra;
  • Definir e diferenciar placas tectônicas.

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

 


rkuf

SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 28 e 30/05/2012

ATENÇÃO: Segunda-feira inicia-se a apresentação dos trabalhos sobre as indústrias alimentícias;

TRABALHO INDÚSTRIAS ALIMENTÍCIAS BRASILEIRAS

ENTREGA: 28 E 30/05/2012;

GRUPOS: Individual, duplas, trios ou quartetos;

ATIVIDADE: Os alunos deverão pesquisar na internet uma indústria que trabalhe com produtos alimentícios e apresentar em sala de aula utilizando o data show;

É obrigatório uma indústria. Não confundir com uma distribuidora ou empresa de atacado.

RECURSOS: Poderá ser em power point ou vídeo, ou se preferir, apresentação sem esses recursos com um trabalho escrito.

O aluno deverá produzir um CD ou arquivo para entrega ao professor (pode ser pen drive ou e-mail. PS: o aluno deverá aguardar a resposta do e-mail para garantir que o arquivo chegou ao seu destino correto;

TEMAS DE AVALIAÇÃO (serão duas notas, uma da apresentação do grupo ou individual e a nota do trabalho em si):

  1. Identificar a empresa (nome jurídico da empresa, não as suas marcas),
  2. Ano de fundação,
  3. local de origem (cidade e estado);
  4. Empresa nacional ou multinacional (em caso de multinacional é obrigatório o país da Matriz);
  5. Mercado de atuação (estado, região, Brasil ou para exportação, neste caso quais países?)
  6. Identificar os produtos agrícolas que ela trabalha (milho, trigo, feijão, soja, cacau, café etc);
  7. A ou as marcas que ela possui no mercado;
  8. Os tipos de produtos (enlatados, “in natura”, fast food, matéria-prima para outras indústrias, congelados etc.);
  9. Geralmente esses sites possuem imagens. Podem ser da empresa, das máquinas, dos produtos, trabalhadores etc.
  10. O trabalho do grupo (o cuidado na produção do trabalho);

 

Urbanização:      [Apostila 2, páginas 42 a 44]

  1. Apresentação dos grupos sobre indústrias alimentícias;
  2. Regiões metropolitanas

OBJETIVOS:

  • Associar urbanização e metropolização;
  • Identificar as principais regiões metropolitanas do Brasil;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

 


America Central Insular

OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 28/05 e 01/06/2012

ATENÇÃO: Para entrega do trabalho sobre México/NAFTA;

TRABALHO NAFTA NA VISÃO DO MÉXICO

ENTREGA: 01/06/2012

GRUPOS: Individual, dupla ou trio;

ATIVIDADE: Os alunos deverão pesquisar a relação do México com o NAFTA, e entregar um trabalho escrito de no máximo 3 folhas, excetuando a introdução, conclusão, bibliografia e anexos (obrigatórios).

TEMAS DE AVALIAÇÃO (os itens 4 e 5 tem maior peso na nota):

  1. Conceito de bloco econômico;
  2. Conceito de NAFTA;
  3. Países participantes do NAFTA;
  4. Vantagens para o México da sua participação no NAFTA ;
  5. Desvantagens para o México da sua participação no NAFTA;

 

América Central:      [Apostila 2, páginas 40 a 47]

  1. Canal do Panamá;
  2. América Central Insular;

OBJETIVOS:

  • Conhecer o funcionamento do Canal do Panamá e seus desdobramentos como área estratégica para os EUA;
  • Identificar aspectos históricos e econômicos dos países da América Central Insular;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

 


sodruzhestvo-nezavisimyx-gosudarstv_3

NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 30/05/2012

 

CEI – Aspectos Gerais:    [Apostila 2, páginas 46 a 53]

  1. Do império russo à União Soviética;
  2. Revolução de 1917;
  3. A Perestroika e o fim da União Soviética;
  4. Perspectivas atuais;

OBJETIVOS:

  • Identificar como se deu o nascimento da CEI – Comunidade de Estados Independentes;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada, apresentação dos alunos em grupos sobre o tema e aplicação de exercícios.

 

AVALIAÇÃO:

Será avaliado o desempenho dos alunos na apresentação do tema.

 


Communist_Poster

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO MATUTINO 311

PERÍODO: 28/05 e 01/06/2012

ATENÇÃO: Para o início das apresentações dos grupos;

                         TRABALHO DESIGUALDADES NOS PAÍSES DO SUL

ENTREGA
: 01 e 04/06/2012 ---- Turma 311

APRESENTAÇÃO: Power Point, vídeo ou apresentação tradicional;

TRABALHO: Os alunos deverão escolher dois países de regiões do Sul já previamente sorteados e localizar os principais dados sociais, além de comparar com um país do Norte e do Brasil; Será uma apresentação, com nota específica para o grupo;

TEMAS:

Regiões sorteadas (América do Sul, América Central, Oriente Médio, Norte da África, África Subsaariana, Sul da Ásia e Oceania);

Indicadores: Taxas de natalidade, mortalidade, mortalidade infantil, fecundidade, expectativa de vida, IDH, analfabetismo, renda per capita, dados relacionados a alimentação, saúde, moradia, etc.

3° Imagens, mapas;

4° O grupo deverá fazer uma comparação dos dados dos dois paises da região com um do Norte e do Brasil;

5° É importante que o grupo conheça os conceitos dos indicadores, pois serão questionados; a utilização de vídeo não impede que o grupode ser questionado, bem como comentários;

6° O grupo deve trazer causas dos problemas sociais de um dos países escolhidos, como guerras, corrupção, dedicação ao mercado externo etc.

7° Os dois países escolhidos devem ser díspares, isto é o melhor e o pior da região para evidenciar o nível de desenvolvimento social;

 

Antigo Segundo Mundo:    [Apostila 2, páginas 9 a 13]

  1. O que são “economias de transição”;
  2. Inicio das apresentações sobre desigualdades nos países do Sul;

 

OBJETIVOS:

  • Conceituar “economias de transição”;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada  e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

 


33777293_1

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO MATUTINO 313

PERÍODO: 31/05/2012

ATENÇÃO: Para as apresentações dos grupos;

                                TRABALHO DESIGUALDADES NOS PAÍSES DO SUL

ENTREGA
: 31/05/2012 ---- Turma 313

APRESENTAÇÃO: Power Point, vídeo ou apresentação tradicional;

TRABALHO: Os alunos deverão escolher dois países de regiões do Sul já previamente sorteados e localizar os principais dados sociais, além de comparar com um país do Norte e do Brasil; Será uma apresentação, com nota específica para o grupo;

TEMAS:

Regiões sorteadas (América do Sul, América Central, Oriente Médio, Norte da África, África Subsaariana, Sul da Ásia e Oceania);

Indicadores: Taxas de natalidade, mortalidade, mortalidade infantil, fecundidade, expectativa de vida, IDH, analfabetismo, renda per capita, dados relacionados a alimentação, saúde, moradia, etc.

3° Imagens, mapas;

4° O grupo deverá fazer uma comparação dos dados dos dois paises da região com um do Norte e do Brasil;

5° É importante que o grupo conheça os conceitos dos indicadores, pois serão questionados; a utilização de vídeo não impede que o grupode ser questionado, bem como comentários;

6° O grupo deve trazer causas dos problemas sociais de um dos países escolhidos, como guerras, corrupção, dedicação ao mercado externo etc.

7° Os dois países escolhidos devem ser díspares, isto é o melhor e o pior da região para evidenciar o nível de desenvolvimento social;

 

Apresentação de Trabalho: [Apostila 1]

  1. Apresentações sobre desigualdades nos países do Sul;

 

METODOLOGIA:

Aula de apresentação dos alunos sobre as desigualdades sociais nos países do Sul. Utilização de diversos recursos de acordo com os grupos.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será a apresentação dos alunos, o conhecimento e dominio sobre os assuntos tratados, bem como o atendimento das solicitações;

ATÉ A PRÓXIMA “BLOGAGEM”….