segunda-feira, 23 de abril de 2012

COMPLEMENTO ATIVIDADE ESPAÇO GEOGRÁFICO…. - 1° ANO - 311

 

Conforme combinado os alunos poderão aumentar em até 1,5 a nota do trabalho sobre o Espaço Geográfico; Lembro que não é obrigatório, pois se os mesmos estiverem satisfeitos com a nota inicial não precisam entregar;

A entrega, fisicamente (nada de e-mails e arquivos), impreterivelmente, será sexta (27) sem prorrogação;

  1. Obter imagens de um local em tempos diferentes (qualquer lugar) – mínimo 2 imagens; Aproveite esta imagem e pesquise sobre ela para conseguir subsídios para o assunto;
  2. Descrever os elementos visíveis da paisagem – os elementos visíveis que compõem a paisagem podem ser naturais ou culturais/humanizados. (descreva esses elementos das paisagens que você está utilizando – todas - classificando-as);
  3. Situar a paisagem no tempo histórico (ano, século, período). Você deve se perguntar: è possivel perceber a história do lugar através dos elementos? (responda com observações sobre o tipo de construção ou objetos que representam um momento da história – não é necessário trazer um histórico do lugar, a não ser seja uma pesquisa resumida – o que interessa são os seus comentários, a sua percepção;
  4. Identificar as atividades humanas – Para que serve o seu objeto de estudo, a paisagem que voce está apresentando?. Qual era a utilização (função) anteriormente e o agora? Mudou o significado (utilidade) deste espaço (lembre da Avenida Paulista, apresentada em sala, de loteamento com mansões e sede de grandes empresas);
  5. É importante que você não tenha dúvidas sobre os conceitos de Espaço Geográfico, Paisagem e Lugar;

Até a próxima blogagem!

domingo, 22 de abril de 2012

PLANEJAMENTO SEMANAL–PERÍODO 23/04 a 27/04/2012

 

fotos-do-universo-galaxia-nebulosa-21

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 25 e 27/04/2012

ATENÇÃO: Prova trimestral na quarta-feira (25). As páginas da apostila para os alunos estudarem está abaixo, além do questionário no caderno da prova mensal.

Trazer a apostila 2 na sexta-feira (27)

  • Entender o conceito de Lugar para a Geografia – página (16);
  • Saber o que é uma paisagem natural – página (07);
  • Saber conceituar Espaço Geográfico – (16);
  • A posição de visão de um mapa - (48);
  • Conhecer as linhas imaginárias que atravessam o planeta - (18, 26);
  • Saber a posição dos pontos cardeais e colaterais - (29);
  • Entender os que são elementos naturais e culturais – (07);
  • Identificar uma coordenada geográfica (latitude e longitude) – (39, 40)

 

A Terra no Universo:       [Apostila 2, páginas 4 a 10]

  1. Prova trimestral
  2. O Universo ou um raio x do Universo;
  3. Sistema Solar;

OBJETIVOS:

  • Conceituar Universo e Sistema Solar;
  • Definir planetas, estrelas, asteróides, cometas, meteoróides e meteoritos;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

 


Conseq9

SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 23 e 25/04/2012

ATENÇÃO: Prova trimestral na segunda-feira (23). As páginas da apostila para os alunos estudarem está abaixo, além do questionário no caderno da prova mensal.

Trazer a apostila 2 na quarta-feira (25)

  • Saber o cálculo de escala gráfica – página (16);
  • Saber as linhas imaginárias que cortam o Brasil (4, 5, 7));
  • Os principais produtos de exportação do Brasil – (51);
  • Saber identificar os tipos de migrações internas - (27);
  • Saber conceituar e diferenciar PIB de PNB - (40);
  • Saber o conceito e as causas da urbanização - (24 e 32);
  • Conceito de êxodo rural – (31 e 32);
  • Situação demográfica (populacional) do Brasil atual (como está a evolução da população – (25);
  • Saber o significado de IDH e quais são os indicadores que o definem - (44);
    Saber características do Mercosul – (57, 58 e 59);
  • Saber definir taxa de natalidade, mortalidade infantil, renda per capita, expectativa de vida e saber interpretar pirâmide etária, avaliando as diferenças destes dados entre países ricos e pobres (22 a 25) – esses dados são iguais em países ricos e pobres?

 

Industrialização:        [Apostila 2, páginas 4 a 8]

  1. Correção atividade do Mercosul;
  2. Entrega prova mensal;
  3. Prova trimestral;
  4. A Industrialização no Brasil;

OBJETIVOS:

  • Conceituar industrialização;
  • Identificar os fatores que propiciam a industrialização do Brasil;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

 


1267303239-c24-22415167

OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 23 e 27/04/2012

ATENÇÃO: Prova trimestral na sexta-feira (27). As páginas da apostila para os alunos estudarem está abaixo, além do questionário no caderno da prova mensal.

  • Saber diferenciar continentes e ilhas – página (20);
  • Saber a diferença entre PIB e PNB (45);
  • Conhecer a origem dos continentes – (22 a 24);
  • Conhecer algumas características do continente Antártico - (26 a 29);
  • Paisagem natural e o impacto antrópico (homem) - (30, 31 e parágrafo final 32);
  • Primeiro parágrafo das paisagens naturais - (32,34,35,36,37);
  • Saber o significado de IDH e quais são os indicadores que o definem – (49);
  • Saber características da Globalização – O Nosso Mundo é um Só – (10 a 13)

 

Os Países do Sul–Características e Contrastes:  [Apostila 1, páginas 66 a 75]

  1. Corrigir as características dos países do Sul no caderno;
  2. Prova trimestral;

OBJETIVOS:

  • Conhecer as características socioeconômicas dos países do Sul, por bloco regional;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

 


Tabor,Czech_Republic

NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 25/04/2012

ATENÇÃO: Prova trimestral na quarta-feira (25). As páginas da apostila para os alunos estudarem está abaixo, além do questionário no caderno da prova mensal.

Trazer a apostila 2 na quarta-feira (25)

  • Saber as tecnologias da Terceira Revolução Industrial – página (11);
  • Saber quais os países do Norte (06);
  • Imigração na Europa – (38);
  • Origem da União Europeia - (24, 35 e 36);
  • Conceito de urbanização - (36);
  • PEA e saber o que é setor primário, secundário e terciário; alem do comportamento destes tres fatores em países desenvolvidos, no caso Europa, com outras regiões mais pobres - (48);
  • Objetivos do Tratado de Maastricht – (25 e 26);
  • Os países do Benelux e do Reino Unido – (53 e 56);
  • Relevo da Europa - (19);

 

Europa Oriental – O Leste Europeu Atual: [Apostila 2, páginas]

  1. As três nações bálticas;
  2. Polônia e Hungria;
  3. Romênia e Bulgária;
  4. Albânia;

OBJETIVOS:

  • Reconhecer as diferenças regionais da Europa Oriental;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

 


paises industrializados subdesenvolvidos

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO MATUTINO 311

PERÍODO: 23 e 27/04/2012

ATENÇÃO: Prova trimestral na segunda-feira (23). As páginas da apostila para os alunos estudarem está abaixo, além do questionário no caderno da prova mensal.

  • Conceito de regionalização – página (8);
  • Escalas cartográficas e geográficas (7);
  • Primeira e segunda natureza – (10);
  • Revoluções Industriais, suas características principais - (5 a 6, segunda parte da apostila);
  • Urbanização e hierarquia urbana- (22 e 23);
  • Sociedades de Consumo - (8, segunda parte da apostila);

 

Países do Sul ou Industrialização Tardia:  [Apostila 1-(pte 3)-págs 3 a 10]

  1. Uma questão terminológica;
  2. Uma industrialização tardia e incompleta;

OBJETIVOS:

  • Citar as várias expressões utilizadas para se referir aos países mais pobres do globo;
  • Associar as origens do subdesenvolvimento aos objetivos da colonização europeia nos continentes asiático, africano e latino-americano;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

 


fase 6

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO MATUTINO 313

PERÍODO: 26/04/2012

ATENÇÃO: Prova trimestral na quinta-feira (26). As páginas da apostila para os alunos estudarem está abaixo, além do questionário no caderno da prova mensal.

  • Conceito de regionalização – página (8);
  • Escalas cartográficas e geográficas (7);
  • Primeira e segunda natureza – (10);
  • Revoluções Industriais, suas características principais - (5 a 6, segunda parte da apostila);
  • Urbanização e hierarquia urbana- (22 e 23);
  • Sociedades de Consumo - (8, segunda parte da apostila);

 

Países do Sul ou Industrialização Tardia: [Apostila 1-(pte 3)-págs 3 a 10]

  1. Uma questão terminológica;
  2. Uma industrialização tardia e incompleta;

OBJETIVOS:

  • Citar as várias expressões utilizadas para se referir aos países mais pobres do globo;
  • Associar as origens do subdesenvolvimento aos objetivos da colonização europeia nos continentes asiático, africano e latino-americano;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

 

ATÉ A PRÓXIMA “BLOGAGEM”….

Dia do Planeta Terra – 22 de abril

 

Hoje, além do descobrimento do Brasil, temos o dia do nosso planeta. Deixo um vídeo chamado “Walking on Air”.