quarta-feira, 14 de março de 2012

ATIVIDADE DE GRÁFICO 7° ANO

 

Conforme combinado estou deixando dos dados do gráfico para os alunos que não terminaram a atividade em sala.

O gráfico deve ser entregue na próxima aula.

Atividade gráfico

domingo, 11 de março de 2012

PLANEJAMENTO SEMANAL–PERÍODO: 12/03 a 16/03/2012

 

pontos_cardeais

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 14/03 e 16/03/2012

ATENÇÃO: Ficou pendente, para esta quarta-feira, o exercício dos níveis ou dimensões geográficas (endereço no universo) círculos da página 17.

 

Lugar e Espaço Geográfico:                 [Apostila 1, páginas 18 a 23]

Espaço Geográfico – Orientação          [Apostila 1, páginas 24 a 27]

  1. Conceito de Espaço Geográfico;
  2. O que é orientação?

OBJETIVOS:

  • Conceituar espaço geográfico;
  • Concluir que a noção de orientação é essencial para a compreensão dos fenômenos geográficos na superfície terrestre;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

 


Pais-alcanca-situacao-demografica-ideal-para-crescimento-economico

SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 12/03 e 14/03/2012

ATENÇÃO: Temos um exercício de gráfico (linhas) para concluir.

 
A População Brasileira:                 [Apostila 1,  páginas 20 a 26]
  1. O crescimento demográfico;
  2. Estrutura da população por idade e sexo;

OBJETIVOS:

  • Conceituar crescimento natural;
  • Refletir sobre as condições que influem nos índices de mortalidade e na expectativa de vida da população;
  • Comparar o crescimento da população brasileira em diferentes épocas;
  • Interpretar pirâmides etárias;
  • Conceituar urbanização;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

 


Paisagens-Naturais

OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 12/03 e 16/03/2012

ATENÇÃO: Temos exercícios na página 38 e 39. A questão 2 tem o tema Antártida que pode ser encontrada nas páginas 26 a 30.

 
Continentes e Paisagens Naturais:             [Apostila 1, páginas 30 a 41]
  1. Paisagens naturais;

OBJETIVOS:

  • Reconhecer as principais paisagens naturais da Terra;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios. Para o tema sobre os climas terrestres, vamos dividir a sala e apresentar questões para que os alunos respondam individualmente e apresentem para os demais colegas.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

 


3QXsPU199313-02

NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 14/03/2012

ATENÇÃO: Nesta quarta-feira deve ser entregue o resumo sobre a União Europeia (máximo duas folhas) com informações sobre o tipo de bloco, países membros, importância para os países a formação de um bloco econômico, vantagens e desvantagens (pode ser específico de um país de sua escolha).

 
Europa Ocidental: Aspectos Gerais:           [Apostila 1, páginas 30 a 40]
  1. Considerações sobre a União Europeia – resumo alunos;
  2. Introdução a Revolução Industrial;
  3. Imperialismo da Europa Ocidental;
  4. A Europa Ocidental diante da hegemonia dos Estados Unidos;
  5. Urbanização e População;
  6. Baixas Taxas de Crescimento Demográfico e de Mortalidade Infantil

OBJETIVOS:

  • Reconhecer que ocorreram grandes modificações na Europa Ocidental na segunda metade do século XIX, a partir da Revolução Industrial;
  • Identificar aspectos socioeconômicos e demográficos da Europa Ocidental;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos. Será recolhido o resumo dos alunos sobre a União Europeia para avaliação.

 


globoccoord

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO MATUTINO 311

PERÍODO: 12/03 e 16/03/2012

ATENÇÃO: Os alunos devem trazer o encarte de cartografia, suplemento que veio junto com a apostila 1.

 

Localização e Orientação:           [Suplemento de Cartografia, páginas 4 a 8]
  1. Forma e Movimento da Terra;
  2. Coordenadas Geográficas;
  3. Fusos Horários

OBJETIVOS:

  • Compreender que a forma e os movimentos auferidos pelo planeta impactam na formação de diferentes zonas climáticas e na distribuição irregular da energia do Sol.
  • Entender o sistema de localização global;
  • Conhecer o sistema de horário mundial;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

 


MAPA_B~1

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO MATUTINO 313

PERÍODO: 15/03/2012

ATENÇÃO: Os alunos devem trazer o encarte de cartografia, suplemento que veio junto com a apostila 1.

Localização e Orientação: [Suplemento de Cartografia, páginas 4 a 8]
  1. Forma e Movimento da Terra;
  2. Coordenadas Geográficas;
  3. Fusos Horários

OBJETIVOS:

  • Compreender que a forma e os movimentos auferidos pelo planeta impactam na formação de diferentes zonas climáticas e na distribuição irregular da energia do Sol.
  • Entender o sistema de localização global;
  • Conhecer o sistema de horário mundial;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

ATÉ A PRÓXIMA “BLOGAGEM”….