sábado, 10 de março de 2012

RETORNO DA SEMANA–PERÍODO: 05/03/2012 a 09/03/2012

 

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 1 – Lugar e Espaço Geográfico – pags 15 a 17

ATENÇÃO: Ficou pendente, devido ao trabalho de sexta-feira, o exercício das dimensões geográficas (endereço no universo – círculo da página 17).

Na segunda-feira trabalhamos o conceito de Lugar. Procuramos mostrar para os alunos que Lugar na Geografia é algo familiar, composto de ruas, praças, casas, prédios, escolas, morros, rios onde nós conhecemos bem, onde temos nossas relações familiares, de amizade.

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LUGAR É ONDE TEMOS NOSSOS RELACIONAMENTOS FAMILIARES, DE AMIZADE, ONDE TEMOS SENTIMENTO. É A NOSSA CASA, ESCOLA, RUA, BAIRRO, ETC.

Na sexta-feira, dedicamos as duas aulas para um trabalho de cartaz com o tema paisagem, com identificação dos elementos e se a própria era natural ou humanizada. Permitimos uma liberdade para que os alunos atuassem criativamente, com a escolha das imagens, posição no cartaz e até mesmo na propria confecção do mesmo, onde alguns preferiram trabalhar no chão da sala do que em cima da carteira.


SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 1 – O Brasil em Mapas e Gráficos – pags. 10 a 14

ATENÇÃO: Temos o exercício do gráfico de linhas para correção na segunda-feira (12/03).

Nesta semana trabalhamos os gráficos de barra, circular e linhas. O gráfico é um desenho geométrico preciso, elaborado com base em informações quantitativas sobre uma determinada realidade. Em outras palavras, é uma forma de ilustrar e representar geometricamente informações numéricas ou quantitativas. Deixamos claro que a confecção de um gráfico exige medidas exatas, tanto nos eixos, quanto da distância dos dados. Para a construção, a utilização das linhas do caderno permite precisão em um dos eixos, tendo o outro a necessidade de cuidado por parte do aluno.

O gráfico de barras é comumente utilizado na Geografia para evidenciar informações diversas, como área, população, dados socioeconômicos. Aproveitamos e construímos um gráfico de barras para que os alunos entendessem sua construção e principalmente saber interpretar a partir da sua construção.

Para o gráfico circular (pizza) utilizamos principalmente associado a porcentagem. Como sua confecção é um pouco difícil pela necessidade de cálculos em graus e pela falta de transferidor no material de alguns alunos.grafico de linha

 

 

O GRÁFICO DE LINHAS PROCURA DEMONSTRAR UMA EVOLUÇÃO (TEMPO) DE ALGUM DADO

 

 

No gráfico de linhas procuramos evidenciar a sua utilização para apresentar uma evolução de um dado específico. Deixamos para os alunos uma atividade que encerraremos na segunda-feira.


OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 1 – Continentes e Paisagens Naturais – pags. 18 a 25 

ATENÇÃO: temos exercícios nas páginas 38 e 39. Lembrando que as questões relacionadas à Antártida estão entre as páginas 26 a 30.

O tema do capítulo é a regionalização a partir de critérios físicos com destaque para a disposição dos continentes, onde comentamos sobre as partes líquidas e sólidas do planeta e sua porcentagem. Os critérios adotados para definir ilha de continente (no caso Groenlândia e Austrália).

Mostramos a classificação das massas continentais: Velho Mundo (Ásia, África e Europa) áreas que conheceram grandes civilizações e onde circulavam pessoas e mercadorias durante milênios. Apesar de ser classificada conjuntamente, os continentes que representam o Velho Mundo tem uma miscelânia cultural e no caso da África uma separação física: o Mar Mediterrâneo. O Novo Mundo (América) chamado assim pela percepção europeia, mas que tinha civilizações importantes que sucumbiram ao poderio militar da Europa. Por último, o Novíssimo Continente (Oceania) que somente entra nos mapas a partir do século XVII.

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Trabalhamos a formação dos continentes explicando a formação do planeta Terra, o deslocamento das massas continentais com as duas teorias que surgiram: o da Deriva Continental, de Wegener, que trouxe provas importantes, mas que não conseguia explicar o deslocamento dos continentes, segundo ele, através da atração gravitacional, rápidamente rechassada pelos cientistas. Somente com a Teoria das Placas Tectônicas e a utilização de tecnologia como os sonares, foi possivel mapear o fundo oceânico e desenvolver a ideia de placas que se movem pela ação das correntes de convecção do magma. 


NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 1 – Europa uma Visão de Conjunto – pags 16 a 22.

ATENÇÃO: temos a entrega, na quarta-feira, do resumo sobre a União Européia (máxima duas folhas) onde devem constar os países-membros, importância econômica, tipo de bloco, vantagens e desvantagens surgidas com a união.

Corrigimos os exercícios da página 14. Aplicamos e corrigimos os exercícios da página 20

Iniciamos o tema Países do Norte com Europa – aspectos físicos explicando que ela é uma “península” da Ásia, mas que devido a sua importância histórico-social tornou-se um continente. Pontuamos os limites da Europa, o que ainda é um problema para alguns alunos, pois a noção de limite no mapa parece não se muito clara.

21428355_4Com um mapa físico da apostila, solicitamos que os alunos identificassem as principais planícies, planaltos, rios, ilhas e penínsulas. Mesmo estando no texto da apostila, optamos pelo visual mais desafiador.

Apresentamos os principais climas, que nesta apostila se resume a três: polar, temperado e mediterrâneo. Também visualizamos as subregiões da Europa e explicamos sua nomenclatura pois setentrional (norte), meridional (sul), ocidental (oeste) e oriental (leste) não são tão usadas, não esquecendo da região central da Europa.

A nota negativa desta semana foi a insistência de alguns alunos em não fazer os exercícios. É uma pena, pois em avaliações futuras poderá fazer falta. Para esta situação optei em mandar os alunos (oito) para a biblioteca e entregarem o exercício para o professor. 


PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO 311 e 313

APOSTILA 1 – Espaço Geográfico e a Industrialização – págs 16 a 22 

ATENÇÃO: para as duas turmas, próxima semana, trazer o encarte de cartografia, suplemento que veio junto com a apostila 1

Corrigimos os exercícios da página 18 e 19 (313)

Nesta semana trabalhamos o tema Revolução Industrial como fator impacto no espaço geográfico. Esplanamos sobre as características da industrialização na sociedade e a aceleração do “consumo” dos recursos naturais. Diferenciamos técnica de tecnologia e apresentamos as três revoluções industriais.

A FERROVIA FOI O GRANDE SISTEMA DE TRANSPORTE

DA 1° REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

 

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Para a turma 313 utilizamos o power point, já para 311 por estar em manutenção, utilizamos o quadro. De qualquer modo, abaixo fica a apresentação. 

Até a próxima “blogagem”…

domingo, 4 de março de 2012

PLANEJAMENTO SEMANAL–PERÍODO: 05/03 a 09/03/2012

 

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SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 07 e 09/03/2012

ATENÇÃO: Para sexta-feira teremos uma atividade sobre o tema Paisagem. Por favor, trazer o material solicitado abaixo:

  1. IMAGENS (REVISTA, INTERNET, JORNAIS, ETC)  DE PAISAGENS (NATURAIS, CULTURAIS, OU DOIS) DE TEMPOS ATUAIS OU ANTERIOR;
  2. CARTOLINA DE QUALQUER COR CLARA;
  3. TESOURA (SEM PONTA);
  4. COLA;
  5. CANETA HIDROCOR OU SIMILAR

Lugar e Espaço Geográfico:      [apostila 1, páginas 14 a 18]

  1. Diferentes tipos de espaços;
  2. Espaço, riqueza e pobreza;

OBJETIVO:

  • Conceituar lugar e espaço geográfico;
  • Reconhecer tipos de espaço;
  • Identificar os vários níveis ou dimensões do espaço geográfico;
  • Identificar as relações entre paisagem, espaço, riqueza e pobreza;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


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SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 05 e 07/03/2012

ATENÇÃO: Temos correção de exercício nas páginas 15, 16 e 18.

O Brasil em Mapas e Gráficos:        [apostila 1, páginas 10 a 19]

  1. Gráficos (barra, circular e linha);

OBJETIVO:

  • Ler, interpretar e construir diferentes tipos de gráficos;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


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OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 05 e 09/03/2012

 

Continentes e Paisagens Naturais:     [apostila 1, páginas 18 a 26]

  1. Continentes;
  2. Origem dos continentes;
  3. Antártida;

OBJETIVO:

  • Identificar a divisão do mundo por continentes e por paisagens naturais;
  • Definir ocidentalização;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


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NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 07/03/2012

Europa: Uma Visão de Conjunto:       [apostila 1, páginas 16 a 26]

  1. O Continente europeu;
  2. Aspectos físicos do continente europeu;
  3. Como dividir a Europa?

OBJETIVO:

  • Identificar os aspectos físicos do continente europeu;
  • Reconhecer os critérios de algumas formas de regionalizar a Europa;
  • Identificar o projeto de reunificação da Europa;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


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PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO 311

PERÍODO: 05 e 09/03/2012

Espaço Geográfico e a Industrialização:          [apostila 1, páginas 16 a 26]

  1. Espaço Geográfico: diferenças devidas ao grau de desenvolvimento técnico;
  2. Espaço Geográfico: diferenças devidas às desigualdades sociais;
  3. A industrialização da humanidade;
  4. Industrialização original ou clássica;

OBJETIVO:

  • Identificar as relações entre industrialização e organização do espaço geográfico;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada  e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


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PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO 313

PERÍODO: 08/03/2012

Espaço Geográfico e a Industrialização: [apostila 1, páginas 16 a 26]

  1. Espaço Geográfico: diferenças devidas ao grau de desenvolvimento técnico;
  2. Espaço Geográfico: diferenças devidas às desigualdades sociais;
  3. A industrialização da humanidade;
  4. Industrialização original ou clássica;

OBJETIVO:

  • Identificar as relações entre industrialização e organização do espaço geográfico;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.