terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Conhecendo o Blog de Geografia…………………………….

 

Olá, sejam bem vindos!

Sou Professor Edson e estarei lecionando Geografia para o ensino fundamental matutino e primeiro ano do ensino médio, turmas 311 e 313.

Este blog tem por objetivo auxiliar alunos e pais no acompanhamento dos assuntos e atividades de Geografia.

Basicamente, temos três tipos de postagens, divididas por turmas:

  1. O Planejamento Semanal (os temas que serão aplicados na semana);
  2. O Retorno da Semana (Um resumo dos temas e exercícios aplicados);
  3. Extras (exercícios, assuntos relevantes que estejam em evidência);

Abaixo apresentamos um exemplo do planejamento semanal, simples, para melhor entendimento:

 

geography

“Uma imagem sobre o tema da semana”

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

“Turma”

 

“Espaço para inclusão das atividades, caso tenha, e suas devidas explicações”

 

 PERÍODO: “os dias de aula da semana”

ATENÇÃO: “alguma informação relevante como entrega de atividade e deveres, sempre datada”

A Geologia: “Assunto da semana – referenciado da apostila”               [ “apostila e página” ]

  1. Teoria da Deriva Continenta           “os temas principais”
  2. Teoria das Placas Tectônicas
  3. Trabalhando com Atlas (sexta da cartografia)

OBJETIVO:  “O que se espera que o aluno assimile, compreenda, etc.”

  • Entender as teorias sobre o deslocamento dos continentes e suas consequências;
  • Explorar os mapas do atlas em atividades

METODOLOGIA: “quais ferramentas e métodos iremos utilizar”

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO: “como avaliaremos o conteúdo”

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


Já o retorno da semana, como foi dito, traz um resumo…

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

“turma”

APOSTILA 1 – Composição de uma paisagem – pags 1 e 2.

“identificação da apostila, assunto e páginas aplicadas”

ATENÇÃO: “informação relevante sobre entrega de atividades, deveres, etc…”

“Espaço para inclusão das atividades, caso tenha, e suas devidas explicações”

Foram… “no primeiro parágrafo apontamos as páginas de exercícios, prova ou atividade aplicadas”

Nesta semana…  “resumo geral da semana e imagens caso necessário”


Os extras poderão conter fotos de atividades, exercícios virtuais, assuntos extraídos das mídias, exercícios com pontuação, etc…

 

Até o nosso próximo encontro!

Professor Edson da Luz

Geografia CEB

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

PLANEJAMENTO SEMANAL DE GEOGRAFIA……………PERÍODO: 23 a 24.02.2012…………………………………….

 

paisagem

 

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 23 a 24/04/2012

ATENÇÃO: Estamos colocando o planejamento da semana, que terá na quinta-feira a apresentação do professor, isto quer dizer, que não utilizaremos a apostila neste dia. Na sexta-feira, caso os alunos não tenham recebido a apostila com o conteúdo de Geografia, o assunto irá acontecer, contudo, sem os encaminhamentos abaixo relacionados.

DIA DAS AULAS DE GEOGRAFIA

QUINTA-FEIRA 5° AULA
SEXTA-FEIRA 3° e 4° AULAS

 

As Paisagens do Mundo:     [apostila 1, páginas 4 a 13]

  1. Apresentação do professor à turma;
  2. Paisagem e seus elementos;

OBJETIVO:

  • Conceituar paisagem;
  • Reconhecer os elementos da paisagem;
  • Comparar diferentes paisagens;
  • Conceituar natureza;
  • Identificar as relações entre tempo e paisagem;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios. Utilizaremos as imagens disponíveis na apostila para trabalhar os assuntos.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, com atividade em classe e possivel atividade extra-classe (ficará na dependência da presença do material)


5912482

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO 311

PERÍODO: 24.02.2012

ATENÇÃO: Temos correção da página 5 da apostila.

Entendendo Escalas e Regiões:     [apostila 1, páginas 6 a 11]

  1. Escalas geográfica e cartográfica;
  2. Regionalização;

OBJETIVO:

  • Diferenciar escala geográfica de escala cartográfica;
  • Conceituar região;
  • Reconhecer que há varias formas de regionalizar o espaço mundial, identificando os objetivos de cada regionalização;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios. Utilização de imagens com diversas regionalizações para que os alunos entendam o conceito proposto.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


brestreg

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO 313

PERÍODO: 23/02/2012

ATENÇÃO: Temos correção da página 5 da apostila.

Entendendo Escalas e Regiões: [apostila 1, páginas 6 a 11]

  1. Escalas geográfica e cartográfica;
  2. Regionalização;

OBJETIVO:

  • Diferenciar escala geográfica de escala cartográfica;
  • Conceituar região;
  • Reconhecer que há varias formas de regionalizar o espaço mundial, identificando os objetivos de cada regionalização;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios. Utilização de imagens com diversas regionalizações para que os alunos entendam o conceito proposto.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

GEOPOLÍTICA–ILHAS MALVINAS

 

Abaixo um infográfico sobre a disputa pelas Ilhas Falklands ou Malvinas que representa um tema geopolítico na América do Sul

R7 Notícias

Entenda a história do conflito pelas Ilhas Malvinas

FONTE: R7

domingo, 19 de fevereiro de 2012

RETORNO PRIMEIRA SEMANA–ENSINO MÉDIO – 311 / 313

 

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO 311 e 313

APOSTILA 1 – Por que estudar Geografia? – pags. 2 a 5.

ATENÇÃO: Serão cobrados os exercícios da página 5 nos dois médios.

Primeira semana, retorno das férias, novos colegas, mais do mesmo, o ritmo é lento, digamos de (re)adaptação. Sejam bem vindos alunos!

Como a situação é parecida nos dois primeiros anos, este retorno dará um aspecto geral, unificado. Em postagens futuras, deveremos separar os comentários.

Na primeira aula fizemos nossa apresentação, informamos sobre os dias de aula, os tipos de atividades que planejamos e as avaliações. Comentamos sobre aspectos disciplinares e o planejamento anual. Apresentamos a apostila e também o seu suplemento de cartografia, que será usado no decorrer do ano.

No segundo dia iniciamos a nossa apostila com o primeiro capítulo: Por Que Estudar Geografia?, que tem o objetivo de “abrir” a visão dos alunos sobre a ciência geográfica. Para auxiliar, houve distribuição de recortes de revistas onde o aluno deveria identificar o país e o continente e apontar no mapa da lousa (que não tinha identificação). Uma sala foi regular, enquanto outra surpreendeu pelo 100% de acertos. O nosso objetivo era criar uma discussão sobre a importância da Geografia e que ela não se resumia a conhecimentos cartográficos. Questionei sobre a importância de ter conhecimentos básicos de mapa e se apenas isso definia esta ciência. geography-world20map20compassAs respostas foram diversas, mas a maioria percebe a importância da Geografia, apesar que ela é muito mais ampla do que os alunos imaginam.

Geografia,

               muito além do

                          conhecimento cartográfico

 

 

Para evidenciar esta importância o autor Vesentini trouxe um relato do analfabetismo geográfico vivido pelos norte-americanos nos 70 que incluia empresa aérea no Brasil com comida mexicana e falando espanhol, entre outros. Explicamos que estudar Geografia é uma forma de compreender o mundo em que vivemos, é analisar os espaço da sociedade humana, onde mulheres e homens vivem e, ao mesmo tempo, produzem modificações que o (re)constroem permanentemente através do tempo. O espaço no sentido geográfico são os feitos da sociedade humana que tem por objetivo satisfazer suas necessidades.

Outro fator importante é a interdependência dos povos atualmente, fazendo que cada vez mais os países dependam um dos outros, intensificando as trocas, gerando riquezas, impasses e acelerando as mudanças no espaço geográfico.

“Estudar Geografia é estar integrado criticamente na sociedade, participando de maneira ativa de suas transformações. Para isso, devemos refletir sobre o nosso mundo, compreendendo-o do âmbito local até os âmbitos nacional e global”, palavras do autor. Abaixo, o slide do primeiro capítulo:

Até a próxima “blogagem”…