sábado, 5 de novembro de 2011

PLANEJAMENTO SEMANAL DE GEOGRAFIA…………PERÍODO: 07/11/2011 a 11/11/2011……………………….

 

factors for industry

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 09, 10 E 11/11/2011

ATENÇÃO: Prova trimestral dia 10/11/2011 – quinta-feira. Os assuntos da prova já foram postados anteriormente.

Atividades Econômicas no Espaço Urbano:       [apostila 4, páginas 195 a 200]

  1. Fatores locacionais das indústrias;
  2. Prova Trimestral
  3. Comércio;
  4. Serviços;

OBJETIVO:

  • Entender os fatores que auxiliam na instalação de indústrias em determinados lugares;
  • Conhecer as características do setor terciário (comércio e serviços em geral)

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


biodigestor

SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 07, 08 e 11/11/2011

ATENÇÃO: Prova trimestral dia 08/11/2011 – terça-feira. Os assuntos da prova já foram postados anteriormente.

Recursos Energéticos:       [apostila 4, páginas 241, 247 a 250]

  1. Biomassa
  2. Prova trimestral
  3. Energia Nuclear
  4. Outras fontes de energia

OBJETIVO:

  • Conhecer os usos e tipos de biomassa e entender a participação brasileira neste setor
  • Conhecer o funcionamento da usinas nucleares e entender os questionamentos sobre este tipo energético
  • Conhecer outras fontes alternativas de produção energética como a eólica, e solar

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


contec3bados

OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 10 e 11/11/2011

ATENÇÃO: Prova trimestral dia 11/11/2011 – sexta-feira. Os assuntos da prova já foram postados anteriormente.

Apostila 4: 

  1. Revisão da apostila
  2. Prova trimestral

OBJETIVO:

  • Retomar assuntos importantes para a prova

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


cleaning-up-global-dirt

NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 07 e 10/11/2011

ATENÇÃO: Prova trimestral dia 07/11/2011 – segunda-feira. Os assuntos da prova já foram postados anteriormente.

Globalização:  

  1. Prova trimestral
  2. O outro lado da globalização

OBJETIVO:

  • Compreender o lado perverso da globalização (desemprego e pobreza)

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


scheme6

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 08 e 09/11/2011

ATENÇÃO: Prova trimestral dia 09/11/2011 – quarta-feira. Os assuntos da prova já foram postados anteriormente.

Atmosfera:         [apostila 4, páginas 15 a 18]

  1. Ação antrópica na atmosfera e no clima
  2. Prova trimestral

OBJETIVO:

  • Entender a participação da sociedade nos diversos problemas atmosféricos e clima

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


exercicios

SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 09/11/2011

ATENÇÃO: Prova trimestral dia 09/11/2011 – quarta-feira. Os assuntos da prova já foram postados anteriormente.

Globalização, Blocos Econômicos, Capitalismo e Guerra Fria:

  1. Prova trimestral

OBJETIVO:

METODOLOGIA:

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


20060725-mapa2_israel-libano

TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 07 e 10/11/2011

ATENÇÃO: Prova trimestral dia 10/11/2011 – quinta-feira. Os assuntos da prova já foram postados anteriormente.

Questões Continentais:       [apostila 4, páginas 94 a 97]

  1. África, Ásia e América Latina
  2. Prova trimestral

OBJETIVO:

  • Compreender alguns aspectos socioeconômicos atuais que ocorrem nestes continentes ou subcontinente

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

TEMAS TRIMESTRAIS DO PRIMEIRO E SEGUNDO ANOS

 

PRIMEIRO ANO MÉDIO

 

A trimestral do primeiro ano será da apostila 4 com assuntos das páginas 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 15, 16, 17 e 18.

TEMAS: Camadas atmosféricas (saber as principais características); latitude e altitude (entender a influência no clima – é vital saber diferenciar alta latitude e baixa latitude), estudem os impactos antrópicos (ação do homem) na atmosfera, como poluição, efeito estufa, inversão térmica, ilha de calor, chuva ácida (teremos aula sobre estes assuntos na terça-feira); Continentalidade e Maritimidade (eles apresentam amplitudes térmicas diferentes, saibam diferenciar, bem como o que significa amplitude térmica); influência das correntes marítimas no clima (frias e quentes); influência do relevo (seria interessante observarem a direção de cadeias montanhosas como o Himalaia e os Andes nos continentes); El Niño e La Ninã (local de ocorrência e funcionamento); massas de ar (deslocamento); tipos de chuvas (diferenciação);

 

SEGUNDO ANO MÉDIO

 

A trimestral do segundo ano será o encarte Mundo Contemporâneo localizada na apostila 3, com os temas Capitalismo, Globalização, Guerra Fria, Blocos Econômicos.

TEMAS: Blocos Econômicos (objetivos da formação de blocos e distribuição dos blocos nos continentes – pode ser pesquisado na internet); Guerra Fria (principal motivo da Guerra Fria – razões, principais acontecimentos para o seu fim); Globalização (a influência da globalização para os países e povos do mundo, a distribuição da produção industrial –  Divisão Internacional do Trabalho, expansão das multinacionais); Capitalismo (principais características do capitalismo e do socialismo – diferenciá-las, capitalismo monopolista – tipos)

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

PLANEJAMENTO SEMANAL DE GEOGRAFIA – 2a. PARTE TEMAS PARA AS PROVAS TRIMESTRAIS………………. PERÍODO: 03/11/2011 e 04/11/2011

 

comercio

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 03 e 04/11/2011

Atividades Econômicas no Espaço Urbano:      [apostila 4, páginas 189 a 196]

  1. Comércio
  2. Indústria
  3. Fatores que influenciam na localização industrial

OBJETIVO:

  • Conhecer os principais aspectos da atividade comercial e industrial
  • Entender os fatores que influenciam a localização industrial

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

TEMAS PARA PROVA TRIMESTRAL

A prova trimestral será composta de uma parte da apostila 3 “Influência do clima na vegetação” a partir da página 147. Nesta parte o aluno deverá saber sobre as principais características dos climas (148 e 149) e saber associar a vegetação com seu clima correspondente (154 a 157). Existirá duas questões onde o aluno deverá numerar a vegetação com o seu clima, do mesmo modo, numerar o clima com a sua devida característica.

Na apostila 4 os temas são: tipos de extrativismo (164), tipos de agricultura (166),  sistemas agrícolas (167 e 168), problemas ambientais ligados ao campo (174), funções das cidades (179), Hierarquia das cidades – tipos de metrópoles (182), problemas urbanos (184 a 187); conceito indústria (191) e fatores que influenciam na localização industrial (196).

 


1191323_080407flieg5

SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 04/11/2011

Recursos Energéticos:       [apostila 4, páginas 240 a 245]

  1. Carvão
  2. Biomassa
  3. Hidroeletricidade

OBJETIVO:

  • Conhecer as principais características destas fontes energéticas, bem como a sua distribuição no Brasil;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

TEMAS PARA PROVA TRIMESTRAL

Apostila 4 – Conceito de urbanização (186); conceito de município (187); funcões urbanas e conceito de metrópoles (193); conceito de regiões metropolitanas e megalópole (196); rede urbana (197); metrópole e meio ambiente (203). O aluno deverá saber as vantagens e desvantagens dos sistemas de transportes (213 a 228); conceito de energia renovável e não-renovável e os tipos de cada um (231 e 232).

 


7ac531

OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 03 e 04/11/2011

Oriente Médio:     [apostila 4, páginas 211 a 223]

  1. Localização
  2. Questão petrolífera
  3. Conflitos;

OBJETIVO:

  • Saber localizar o Oriente Médio
  • Compreender a influência do petróleo nas questões políticas da região;
  • Entender os principais conflitos da região

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

TEMAS PARA PROVA TRIMESTRAL

Apostila 4 – Tigres Asiáticos e razões para o seu desenvolvimento (185); Aspirantes a Tigres e razões para o seu desenvolvimento (189); Japão, características físicas, principais ilhas e localização (194); principais características da industrialização japonesa Era Meiji (197); Grandes corporações japonesas (198); milagre japonês (199); conflitos Oriente Médio (216 a 223)

 


estudantes

NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 03/11/2011

Revisão para a Trimestral:   [apostila 4]

  1. Oceania
  2. Globalização

OBJETIVO:

  • Revisar com os alunos os pontos principais da apostila 4 para a prova trimestral

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

TEMAS PARA PROVA TRIMESTRAL

Apostila 4 – Oceania localização e divisão regional (178 e 180); Oceania aspectos físicos (183 e 184); colonização da Oceania (188); Oceania aspectos econômicos (194); Austrália e Nova Zelândia (197, 198, 200) Economia Australiana (203); Nova Zelândia (204); economia neozelandeza (207 e 208); Tipos de fluxos (219 a 230)

 


guerra-fria

TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 03/11/2011

Guerra Fria na Atual Configuração:   [apostila 3 – frente 3, páginas 91 a 94]

  1. Doutrina Truman, Plano Marshall
  2. OTAN e Pacto de Varsóvia
  3. Glasnost e Perestroika;

OBJETIVO:

  • Compreender os principais elementos constituíntes da Guerra Fria e seus reflexos nos dias de hoje;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

TEMAS PARA PROVA TRIMESTRAL

Apostila 3 – Frente 3 – os temas serão Globalização, blocos econômicos, Guerra Fria e Configurações continentais atuais (África, Oriente Médio e América Latina)

Sobre a Globalização: O papel da China; a influência da globalização nos territórios (países) e o impacto para o Estado; globalizaçao e desemprego (tipos).

Blocos econômicos: União Européia (objetivos da sua formação); blocos econômicos (localização nos continentes, países);

Guerra Fria: Mundo pós-Guerra Fria, houve mudanças importantes?; origens da derrocada socialista;

África: participação na economia mundial e fatores sociais;

Oriente Médio: questões religiosas, econômicas e étnicas;

América Latina: A questão cubana.

domingo, 30 de outubro de 2011

PLANEJAMENTO SEMANAL GEOGRAFIA – 1a. PARTE…PERÍODO: 31/10/2011 A 01/11/2011…………………………..

 

oil-map

SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 31/10 e 01/11/2011

Recursos Energéticos no Mundo e no Brasil:        [apostila 4, páginas 235 a 240]

  1. Petróleo;
  2. Gás Natural;

OBJETIVO:

  • Conhecer as principais características destas fontes energéticas, sua formação e distribuição no Brasil, além de principais usos;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


nsa_2005_traffic_flows_630px

NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 31/10/2011

Dinâmica Global – O Mundo em Movimento:   [apostila 4, páginas 219 a 229]

  1. Fluxos de mercadorias;
  2. Fluxos de informações;
  3. Fluxos de pessoas;
  4. Fluxos de capitais;

OBJETIVO:

  • Entender os principais fluxos internacionais, sua dinâmica global e os impactos gerados por eles;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


precipitation_main

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 01/11/2011

Atmosfera:         [apostila 4, páginas 8 e 15, 16, 17, 18]

  1. Precipitações;
  2. Poluição atmosférica;

OBJETIVO:

  • Conhecer os principais tipos de precipitações;
  • Entender os mecanismos poluidores da atmosfera e a influência antrópica;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


Desemprego

TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 31/10/2011

Economia Globalizada:        [apostila 3, páginas 83 a 85]

  1. Interdependência econômica;
  2. Desemprego;
  3. Sistema financeiro;

OBJETIVO:

  • Compreender os fluxos de capitais e a dependência externa;
  • Entender os impactos da tecnologia e do momento conjuntural nos empregos;
  • Conhecer o funcionamento dos sistema financeiro internacional;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.