sábado, 15 de outubro de 2011

PLANEJAMENTO SEMANAL DE GEOGRAFIA…………..…PERÍODO: 17/10/2011 a 21/10/2011…………………………...

 

SINAIS

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 19, 20 E 21/10/2011

ATENÇÃO: Para quarta-feira os alunos devem trazer a apostila 4.

Espaço Rural:             [apostila 4, páginas 163 a 173]

  1. Atividades econômicas no espaço rural;
  2. Agricultura;
  3. Pecuária;

OBJETIVO:

  • Diferenciar os diversos tipos de extrativismo;
  • Entender as classificações da agricultura de acordo com o destino da produção e os sistemas agrícolas;
  • Conhecer as criações de animais para fins econômicos;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


1213958609lA10Zo

SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 17, 18 e 21/10/2011

ATENÇÃO: Temos deveres para correção, página 204.

Transportes:      [apostila 4, páginas 208 a 219]

  1. Rede de transportes;
  2. Transportes no Brasil;
  3. Rodovias;
  4. Ferrovias;
  5. Hidrovias;

OBJETIVO:

  • Entender o conceito de rede de transportes;
  • Compreender as características do transporte brasileiro e seus fatores limitantes;
  • Conhecer as particularidades dos transportes;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


Kinkakuji-Temple,-Kyoto,-Japan

OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 20 e 21/10/2011

ATENÇÃO: Na quinta-feira os alunos devem trazer as pesquisas ou materiais que estão sendo preparados para a Feira dos Estados.

Japão:        [apostila 4, páginas 193 a 209]

  1. Características físicas;
  2. Industrialização japonesa;
  3. Demografia do Japão;
  4. Cultura e Japonismo;

OBJETIVO:

  • Conhecer os principais aspectos físicos do Japão, com predominância para o relevo, além de clima, hidrografia e vegetação;
  • Entender a importância da Era Meiji para o salto econômico japonês e a sua inserção entre os países mais desenvolvidos do mundo;
  • Compreender os fatores que influenciam a dinâmica demográfica japonesa;
  • Perceber a difusão da cultura japonesa pelo mundo;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com utilização de slides e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


newzealand_whole_large

NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 17 e 20/10/2011

ATENÇÃO: Na segunda-feira, excepcionalmente, teremos 3 aulas (primeira, segunda e terceira aulas).

Oceania – Novíssimo Continente:      [apostila 4, páginas 203 a 213]

  1. Economia australiana;
  2. Nova Zelândia, aspectos físicos;
  3. Economia neozelandesa

OBJETIVO:

  • Conhecer as atividades econômicas da Austrália, uso de solo e minerais;
  • Conhecer os principais acidentes geográficos neozelandeses e sua economia;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com slides e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


fatores-climaticos-4

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 18 e 19/10/2011

ATENÇÃO:  Para terça-feira teremos o encerramento das apresentações das bacias hidrográficas

Atmosfera:             [apostila 4, páginas 3 e 4]

  1. Apresentação bacias hidrográficas (continuação);
  2. Fatores climáticos;
  3. Circulação atmosférica;

OBJETIVO:

  • Conhecer os elementos que definem os climas e a circulação atmosférica terrestre;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


brasil_deve_registrar_2_maior_crescimento_global

SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 19/10/2011

Geopolítica do Brasil:     [apostila 4, páginas 12 a 24]

  1. Geopolítica no Brasil;
  2. Geopolítica externa do Brasil;

OBJETIVO:

  • Compreender o conceito de Geopolítica;
  • Compreender a formação das fronteiras brasileiras;
  • Compreender o papel político do Brasil na América do Sul e sua participação no bloco dos países emergentes;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


teorico-estudioso

TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 20/10/2011

ATENÇÃO: Quinta-feira teremos a prova mensal com os temas: população, espaço rural e indústria. Na segunda-feira os alunos terão uma saída de campo, por isso não haverá aula.


 

SEXTA-FEIRA TEM SIMULADO!

enem

RETORNO SEMANAL DE GEOGRAFIA…………………PERÍODO: 10/10/11 a 14/10/11…………………………….

 

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 3 – Influência do Clima na Vegetação– pags 147 a 160

Na quinta-feira foi entregue a prova mensal efetuada pelos alunos na semana anterior. Contudo, os alunos pediram uma revisão, principalmente nas questões que envolviam os cálculos de média e de amplitude térmica, pois foi apenas considerado o resultado final e não os cálculos em si. Por isso, será dado décimos para os alunos que sabiam como calcular, mas que, por alguma dificuldade, não obtiveram o resultado esperado. Aproveitaremos para observar as outras respostas novamente.

Na quinta-feira deveria ser a finalização do trabalho de cartaz, no entanto, alguns alunos esqueceram o material. Aproveitamos para apresentar as principais características dos climas e suas vegetações associadas, para auxiliar os alunos.IMG0036A

Na sexta-feira, alguns alunos já trouxeram prontos os cartazes, enquanto outros continuaram fazendo em sala. Observamos uma pequena apresentação dos alunos para o professor, pois com o barulho em sala, devido a continuação do trabalho por algumas equipes, ficou difícil mostrar a todos. Os trabalhos foram bons, apesar de alguns alunos não darem a devida importância para a atividade, deixando tudo para a última hora.

Cartaz feito pelas alunas: Alice, Maryna, Roberta e Yasmim.


SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 4 – Cidades Brasileiras – pags. 197 a 204

Foi entregue a prova mensal corrigida na segunda-feira.

Foram corrigidos os exercícios da página 195. Foi aplicado e corrigido em sala o exercício da página 197.

Trabalhamos esta semana as regiões metropolitanas e os critérios básicos para defini-la (IBGE), como população superior a 800 mil habitantes (cidade principal), densidade demográfica igual ou superior 60 hab/km2 e PEA superior a 65% em atividades urbanas. Buscamos associar a ideia de região metropolitana com a Grande Florianópolis, que não cumpre o principal quesito por apresentar uma população pouco superior a 400 mil habitantes. Demonstramos o conceito de megalópole e o futuro embrião nacional entre São Paulo e Rio de Janeiro. Os alunos fizeram um exercício de rede urbana em esquema, utilizando alguns municípios da Grande Florianópolis.rede urbana

Finalizamos na sexta-feira com a questão da favelização das cidades, onde focamos a ocupação de áreas impróprias como morros e baixadas próximos a rios. Explicamos os perigos das enchentes nas várzeas e os desmoronamentos de morros. Por último, os principais problemas ambientais encontrados em uma metrópole, como poluição (sonora, atmosférica), lixo, impermeabilização do solo, etc.


OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 4 – Os Tigres e o Dragão – pags. 183 a 192

Nesta semana apresentamos os países chamados Tigres Asiáticos e os Aspirantes a Tigres. Evidenciamos que Taiwan, Cingapura, Coreia do Sul e Hong Kong (pertencente a China, mas que apresenta algumas particularidades dentro do país) que pela agressividade no processo de crescimento industrial a partir dos anos 70, receberam a alcunha de “Tigres Asiáticos” ofertando mão de obra barata, subsídios para instalação de indústrias, apoio dos governos locais e investimentos em educação e qualificação, focando principalmente em produtos eletro-eletrônicos.

No caso da Coreia do Sul, comentamos a formação dos Chaebols (conglomerados industriais de origem familiar, com diversas atividades, como fabricação de automóveis, siderurgia, metalurgia, estaleiros, bancos, etc.), a importância da atividade de construção de navios por parte deste país e o salto econômico resultante. Apresentamos algumas multinacionais deste país como a Hyundai, LG, Samsung, Kia, etc.chaebols

Seguindo os passos dos Tigres, estão a Malásia, Tailândia, Indonésia, Filipinas e Vietnã com as mesmas técnicas, mas com mão de obra ainda mais barata, principalmente nas atividades mais intensivas de trabalho.


NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 4 – Oceania, O Novíssimo Mundo Continua…– pags 197 a 202

Entregamos a prova mensal corrigida, aplicada em semana anterior.

Trabalhamos as atividades econômicas das ilhas e Papua Nova Guiné, onde retratamos a exploração mineral e madereira. Por ser uma ilha maior, demos prioridade para a Papua, apesar deste país ter um dos piores IDHs do mundo bem como mais de 80% de sua população viver em áreas rurais. Comentamos que apesar dos números mostrarem o subdesenvolvimento, a maioria da população vive em sistemas tribais, e que, necessáriamente não passavam pelas mazelas das quais o mundo ocidental está acostumado. Apenas tem uma visão de mundo diferente dos ocidentais e que não pode ser classificado como “subdesenvolvido” no amplo sentido da palavra. Mostramos um vídeo de 20 minutos para que os alunos tivessem uma vaga ideia desta parte exótica do mundo.

Na quinta-feira foi a vez das “jóias” do Pacífico, Austrália e Nova Zelândia. Comentamos sobre a influência do Reino Unido, desde a colonização até os dias de hoje com a Rainha Elizabeth II sendo chefe de estado destes países – apesar de não influenciar diretamente. A participação da Commonwelth, os excelentes IDHs, a distribuição da população e os conceitos de população absoluta, relativa e os vazios demográficos, além de aspectos físicos.

 


PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

Atividade de Apresentação Sobre Bacias Hidrográficas

Como na quarta-feira seria feriado, restou apenas a terça-feira para a aluna no primeiro ano. Estava marcado o inicio das apresentações dos grupos com o tema bacias hidrográficas. Cinco grupos apresentaram, restando ainda sete. Neste primeiro dia alguns grupos optaram por vídeos enquanto outros por slides.

Abaixo um vídeo produzido pelas alunas Alessandra e Ângela sobre a Bacia do Paraguai:

BACIA DO PARAGUAI

TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

APOSTILA 3 – Frente 1 – Indústrias – pags. 60 a 61

Nesta semana trabalhamos a industrialização, sua origem, tipos de indústrias, fatores locacionais, tecnologias (clássicas e de ponta), produção internacional e distribuiçao espacial no Brasil.

Até a próxima blogagem…..