sábado, 8 de outubro de 2011

PLANEJAMENTO SEMANAL DE GEOGRAFIA……………PERÍODO: 10/10/2011 a 14/10/2011………………………….

 

g2021

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 13 e 14/10/2011

ATENÇÃO: Quinta-feira é o encerramento da atividade de cartaz. Não esqueçam de trazer o material.

Espaço Rural:            [apostila 4, páginas 163 a 166]

  1. Término do cartaz “clima e vegetação”;
  2. Extrativismo;
  3. Agricultura de subsistência e comercial;

OBJETIVO:

  • Conhecer os tipos de extrativismo;
  • Diferenciar a produção agrícola de acordo com o seu destino de produção;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


poluiton-mexico-city

SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 10, 11 e 14/10/2011

ATENÇÃO: Temos deveres na página 195.

Cidades Brasileiras:         [apostila 4, páginas 196 a 205]

  1. Regiões metropolitanas;
  2. Favelização;
  3. Metrópole e meio ambiente;

OBJETIVO:

  • Entender o conceito de regiões metropolitanas;
  • Compreender os aspectos que influenciam na formação de comunidades carentes e degradadas;
  • Perceber as causas e consequências dos principais impactos ambientais nas cidades.

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


300px-New_Four_Asian_Tigers.svg

OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 13 e 14/10/2011

Os Tigres e o Dragão:         [apostila 4, páginas 183 a 192]

  1. Tigres asiáticos;
  2. Aspirantes a tigres;

OBJETIVO:

  • Conhecer os países asiáticos chamados de Tigres. Compreender os aspectos que permitiram o rápido crescimento industrial e comercial;
  • Entender o funcionamento dos incentivos que outros países asiáticos oferecem para aumentar a sua participação econômica no comércio mundial;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


5uluru_b

NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 10 e 13/10/2011

Oceania: O Novíssimo Mundo Continua….:     [apostila 4, páginas 193 a 202]

  1. Oceania e importância da Bacia do Pacífico;
  2. Aspectos econômicos da Oceania;
  3. Papua Nova Guiné e pequenas ilhas;
  4. Austrália e Nova Zelândia;

OBJETIVO:

  • Entender a participação econômica da Oceania na APEC;
  • Conhecer as atividades comerciais praticadas na Oceania;
  • Perceber as diferenças socioeconômicas dos países oceânicos

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


watersheds

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 11/10/2011

ATENÇÃO: Na terça-feira inicia-se as apresentações dos grupos das bacias hidrográficas.

Bacias Hidrográficas:

  1. Apresentações sobre Bacias Hidrográficas Brasileiras;

OBJETIVO:

  • Apresentar as principais características das bacias hidrográficas brasileiras

METODOLOGIA:

Apresentação de grupos com utilização de mídias.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será baseada na compreensão e domínio dos alunos nos temas propostos


children during industrial revolution

TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 10 e 13/10/2011

Indústria:      [apostila 3, frente 1, páginas 60 e 61]

  1. Revolução Industrial;
  2. Fordismo e Toyotismo;
  3. Tipos de indústrias e localização;

OBJETIVO:

  • Entender as transformações espaciais geradas pela industrialização da sociedade mundial. Conhecer as modalidades de especialização/produção industriais;
  • Conhecer os tipos de indústrias e os principais atrativos locacionais para as indústrias;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

RETORNO SEMANAL DE GEOGRAFIA……………………PERÍODO: 03/10/2011 a 07/10/2011…………………………

 

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 3 – Influência do Clima na Vegetação – pags 147 a 162

ATENÇÃO: Devido ao feriado na quarta-feira (12) o término da atividade de cartaz será na quinta.

Foi aplicada prova mensal no dia 05/10/2011.

TundraNa quinta e sexta-feira os alunos, em grupos, estiveram produzindo material e informações para um cartaz com o tema clima e vegetação. Será uma substituição da última parte da apostila 3. Os temas foram: equatoriais, tropicais, temperados, subtropicais, mediterrâneos, desértico, semiáridos e polares, como a tundra.

Na quinta, distribuímos revistas para que os alunos buscassem a vegetação característica. Foi combinado que os alunos, na sexta, trouxessem cartolina e material colhido em pesquisa em casa para a continuação da atividade. Apenas um grupo terminou o cartaz, sendo assim, para quinta-feira (13) teremos a sua finalização.


SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 4 – Cidades Brasileiras – pags. 190 a 194

ATENÇÃO:  Temos deveres para segunda-feira, página 195.

Foram aplicados e corrigidos os exercícios das páginas 190 e 191, exercícios no caderno.

Foi aplicada prova mensal na terça-feira, 04/10/2011.

Comentamos nesta semana a origem dos aglomerados urbanos que podem espontânea ou planejada. Utilizamos como exemplo as cidades de Brasília, Belo Horizonte e Palmas que surgiram pelo planejamento. Já para espontâneas, utilizamos o exemplo de Florianópolis.

Quanto as classificações de cidade, vimos o tamanho, pelo IBGE, em pequenas (menos de 50.000 habitantes); médias (entre 50 mil e 300 mil habitantes);  e grandes (com mais de 300 mil habitantes). Também as funções da cidade foram vistas. ViçosaRealçamos que uma cidade pode ter diversas funções, mas devido a sua origem ou atuação territorial, pode ter atividade preferencial. Para exemplicar, foi perguntado a função básica da cidade de Florianópolis, na qual os alunos responderam rapidamente o turismo. Contudo, podemos definir a principal função de Florianópolis a administrativa, pois é a capital do Estado, e possui diversos representantes federais, mantendo um grupo considerável de funcionários públicos. Aproveitamos para lançar nomes de cidades e os alunos deveriam adivinhar as principais funções como: Nova Trento, Aparecida do Norte, Meca – religiosa; Coimbra, Viçosa – universitária; Itajaí e Santos – portuária. Também comentamos sobre as industriais (São Paulo) e comerciais.

Finalizamos com a hierarquia das cidades com as metrópoles globais (SP e RJ), metrópoles nacionais, metrópoles regionais, Centros regionais, Centros Sub-Regionais 1 e Centros Sub-Regionais 2.


OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 4 – Ásia: Continente Marcado pela Diversidade– pags. 177 a 182

Foi aplicada prova mensal na sexta-feira (terceira aula) dia 07/10/2011.

japao

Na quinta-feira corrigimos o questionário para a prova de sexta.

Na sexta-feira (quarta aula) pedimos aos alunos que utilizassem a apostila para responder a diferença entre Capitalismo e Socialismo – tema já visto anteriormente – para introduzir a quarta apostila. A imagem ao lado mostra o Japão, país que se desenvolveu no final do século XIX e início do século XX sendo um grande representante do capitalismo asiático.


NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 4 – Oceania: O Novíssimo Mundo Continua… – pags 183 a 192

Nesta semana trabalhamos os aspectos físicos da Oceania. Apresentamos a localização, clima, relevo e vegetação. Destacamos a Grande Cordilheira Divisória (Austrália) e Alpes do Sul (Nova Zelândia), bem a presença de inúmeras ilhas vulcânicas devido as diversas placas que compõe o Círculo de Fogo do Pacífico.

Comentamos sobre os atóis, muito presentes neste continente, como sua formação. Destacamos os testes nucleares da França em Bikini e a Grande Barreira de Corais australiana.

Finalizamos sobre a população oceânica, apresentando a sua diversidade, a presença do colonizador europeu e as consequências da ocupação do continente.


PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

APOSTILA 4 – Atmosfera – págs 3

ATENÇÃO: Na terça-feira (11) iniciamos as apresentações sobre as bacias hidrográficas.

Foi aplicada prova mensal na terça-feira, dia 04/10/2011.

Na quarta-feira focamos no tema camada de ozônio e sua importância para a proteção dos seres vivos. Abordamos a lenta destruição da camada (ou sua rarefação) devido a presença de CFC (clorofluorcarbono) utilizado em aerossóis, equipamentos de refrigeração, entre outros, que em contato na alta atmosfera, devido a radiação solar, sofre quebra, liberando o cloro, destruindo o ozônio.


SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO

APOSTILA 4 – Geopolítica Brasileira – pags

Na quarta-feira utilizamos a aula-faixa para as apresentações sobre os Blocos Econômicos com finalização na sexta de um grupo retardatário. Algumas apresentações foram completas, outras muito rápidas, outras com pouco conteúdo, mas, de certa e na sua maneira, atingiram os seus objetivos.Liderana1

Impressionante como um grupo de trabalho que possui perfis de alunos diferenciados acabam sendo definidos por um ou dois estudantes. Como a formação de grupos é algo mais por afinidade do que questões racionais, você tem uma verdeira miscelânia de alunos com diversos graus de participação. Contudo, a presença de determinados alunos mais aplicados e com tendência de liderança faz uma diferença considerável no resultado das apresentações, independente da composição do grupo. Enquanto outros, onde o conjunto se apresenta pouco participativo, ou sem um lider, o resultado nem sempre é satisfatório.


TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

APOSTILA 3 – Frente 1 – Espaço Agrário – pags. 57 a 60

Na segunda tratamos do assunto espaço agrário com os tipos de agricultura (plantation, subsistência, jardinagem, etc.), as técnicas agrícolas (hidroponia, orgânicos e transgênicos); os conceitos agrários como latifúndio, minifúndio e módulo rural, além das questões políticas e econômicas que envolvem os subsídios e afetam os países do Sul.

Na quinta-feira, aproveitando o tema anterior, utilizamos um texto sobre os subsídios e os impactos nos países do Sul e também no Norte – utilizamos o exemplo que os subsídios agrícolas do milho, carne e laticínios tornam o fast-food mais barato que alguns vegetais, incentivando as camadas mais pobres norte-americanas a consumir mais calorias.

Até a próxima blogagem…..

domingo, 2 de outubro de 2011

PLANEJAMENTO SEMANAL DE GEOGRAFIA…………PERÍODO: 03/10/2011 a 07/10/2011……………………….

 

11_savanna_5.34694833_std

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 05, 06 e 07/10/2011

ATENÇÃO: Nesta quarta-feira (05) será nossa prova mensal. O assunto é baseado nas questões já corrigidas anteriormente no caderno.

Influência do Clima na Vegetação:       [apostila 3, páginas 147 a 162]

  1. Prova mensal sobre atmosfera (questões caderno – apostila 3, págs 111 a 161);
  2. Clima e suas respectivas vegetações;

OBJETIVO:

  • Associar os principais climas terrestres com suas vegetações características;

METODOLOGIA:

Atividade em grupo aplicada em sala de aula com confecção de cartaz com o tema clima/vegetação. Serão formados os grupos, definidos os climas, tendo os alunos a missão de definir quais imagens serão usadas e frases. A finalização será na apresentação para outros grupos. Tempo estimado: 2 a 3 aulas.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como a entrega final da atividades em sala.


2010-09-15-09-56-06-8-calcutta-india-is-classified-as-the-eighth-large

SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 03, 04 e 07/10/2011

ATENÇÃO: Nesta terça-feira (04) será nossa prova mensal. O assunto é baseado nas questões já corrigidas anteriormente no caderno.

Cidades Brasileiras:          [apostila 4, páginas 188 a 195]

  1. Correção de exercícios das páginas 188 e 189;
  2. Origem dos aglomerados urbanos;
  3. Prova mensal (questões caderno e apostila 3);
  4. Classificação das cidades brasileiras;

OBJETIVO:

  • Conhecer o conceito de aglomerado urbano;
  • Compreender os critérios de classificação das cidades brasileiras quanto ao seu tamanho;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


500px-Map_of_Asia(pt)

OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 06 e 07/10/2011

ATENÇÃO: Nesta sexta-feira (07, primeira aula) será nossa prova mensal. O assunto é baseado nas questões que serão corrigidas na quinta-feira.

Ásia – Continente Marcado pela Diversidade:          [apostila 4, páginas 177 a 182]

  1. Correção de exercícios preparatórios para prova;
  2. Prova mensal (questões caderno – apostila 3);
  3. Dados comparativos entre Ásia e outros continentes;

OBJETIVO:

  • Conhecer alguns dados diferenciais (desenvolvimento) da Ásia em comparação a outros continentes, com objetivo de perceber a importância da mesma na atual globalização;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


maoris

NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 03 e 06/10/2011

Oceania – O Novíssimo Mundo Continua Sendo um Mistério:  [apostila 4, pags 178 a 192]

  1. Aspectos físicos;
  2. Aspectos humanos – população;

OBJETIVO:

  • Conhecer clima, relevo, hidrografia e vegetação da Oceania;
  • Entender o processo de ocupação européia do continente e o relacionamento com os povos autóctones;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com utilização de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


EfeitoEstufa

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO:

ATENÇÃO: Nesta terça-feira (04) será nossa prova mensal. O assunto é baseado na apostila 3 – Hidrosfera. Temas preferenciais:

  1. Localização das bacias hidrográficas brasileiras;
  2. Interpretação de microtexto sobre (re)aproveitamento da água;
  3. Relevo submarino;
  4. Movimentos oceânicos;
  5. Tipos de mares;
  6. Aquífero Guarani;
  7. Características dos rios;
  8. Partes de um rio;

Atmosfera:       [apostila 4, páginas 2 a 3]

  1. Prova mensal – conforme informação acima;
  2. Camada de Ozônio;
  3. Dinâmica climática;
  4. Tempo e clima;

OBJETIVO:

  • Conhecer o processo de formação da camada de ozônio e sua rarefação devido a atividades antrópicas;
  • Entender a relação energia solar e atmosfera terrestre;
  • Compreender a diferença entre tempo e clima;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


blocos economicos

SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 05/10/2011

ATENÇÃO: Na quarta-feira (05) iniciamos a apresentação sobre os blocos econômicos.

Blocos econômicos:     [apresentação de grupos]

  1. Principais blocos econômicos mundiais;

OBJETIVO:

  • Apresentação de grupos com os principais blocos econômicos como APEC, MERCOSUL, NAFTA, UE, entre outros.

METODOLOGIA:

Aula expositiva apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será baseada na apresentação dos alunos, o domínio do assunto, temas importantes e entrega de resumo;


transgeneescape

TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 03 e 06/10/2011

Processo agrícola e Industrialização:    [apostila 3, páginas 57 a 61]

  1. Origem da agricultura;
  2. Tipos de agricultura;
  3. Conceitos agrários;´
  4. Técnicas agrícolas;
  5. Agricultura moderna e políticas internacionais;
  6. Revolução industrial e espaço geográfico;
  7. Fordismo e Toyotismo;
  8. Tipos de indústrias e localização;

OBJETIVO:

  • Conhecer a origem, as principais práticas agrícolas no mundo, os conceitos associados a tamanho de propriedade, as principais técnicas agrícolas.
  • Compreender a discussão sobre os transgênicos e a importância da agricultura orgânica;
  • Entender o impacto do protecionismo e subsídios dos países desenvolvidos nos países dependentes de commodities agrícolas;
  • Entender as transformações espacial geradas pela industrialização da sociedade mundial. Conhecer as modalidades de especialização/produção industrial;
  • Conhecer os tipos de indústrias e os principais atrativos locacionais para a indústria;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.