terça-feira, 26 de julho de 2011

PLANEJAMENTO SEMANAL DE GEOGRAFIA………………PERÍODO: 01/08/2011 a 05/08/2011……………………………. TEMAS PARA AS PROVAS TRIMESTRAIS NA SEGUNDA SEMANA DE AGOSTO……………………………………………

 

 

agua2

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 03, 04 e 05/08/2011

PROVA TRIMESTRAL – APOSTILA 2 – PÁGINAS – 52 A 99

TSUNAMI - 75
CICLO HIDROLÓGICO - 99
ROCHAS – 64 E 65
AGENTES INTERNOS E EXTERNOS – 69, 70, 71, 76, 77, 78 E 79
TABELA TEMPO GEOLÓGICO - 52
HIDROSFERA - 86
TEORIAS DA DERIVA CONTINENTAL E PLACAS TECTÔNICAS – 57 E 58
MARES - 89
NO FUNDO DOS MARES E OCEANOS - 91
OCEANOS - 87

 

Terra Planeta Água:      [apostila 2, págs 93 a 100]

  1. Ondas, marés e correntes marítimas;
  2. Importância econômica de mares e oceanos;
  3. Ciclo hidrológico;

OBJETIVO:

     
  • Compreender a dinâmica dos movimentos marítimos;
  • Perceber a importância econômica dos meios aquosos para comunicação, transporte e extrativismo;
  • Compreender o circuito hidrológico e os diversos estados físicos da água no planeta;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


agrodestruicao

SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 01, 02 e 05/08/2011

PROVA TRIMESTRAL – APOSTILA 2 – TODAS AS PÁGINAS

RIOS BRASILEIROS – 74 E 76
RELEVO E RELEVO BRASILEIRO – 60 E 61
MASSAS DE AR – MAPA 100 E CLIMA TROPICAL 102 – ASSOCIAR
FORMAS DE RELEVO BRASILEIRO - 60
CLIMA COM VEGETAÇÃO – 102, 103, 106 E 108
RIO SÃO FRANCISCO E TRANSPOSIÇÃO – MAPA E TEXTO – 84 E 85
CLIMA NO BRASIL COM SUAS RESPECTIVAS REGIÕES – 102, 103, 106 E 108
PARTES DE UM RIO - 79
CONSERVAÇÃO DO SOLO E DAS ÁGUAS – PESQUISAR INTERNET

 

Agropecuária no Brasil:      [apostila 3, páginas 115 a 122]

  1. Brasil e o agronegócio;
  2. Principais produtos agrícolas do Brasil

OBJETIVO:

  • Entender a importância do agronegócio para o Brasil como gerador de riqueza;
  • Conhecer os principais produtos da agricultura brasileira e suas áreas de ocorrência;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


asia

OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 04 e 05/08/2011

PROVA TRIMESTRAL – APOSTILA 2 – TODAS AS PÁGINAS

EUROPA FÍSICO – 54, 63, 64, 66 E 67
LIMITES GEOGRÁFICOS DA EUROPA - 52
FATORES QUE INTERFEREM NO CLIMA 58 E 59
EUROPA IMIGRAÇÃO - 76
RÚSSIA – 99 E 100
UNIÃO EUROPÉIA – 91 E 92
RÚSSIA – BLOCO ECONÔMICO - 103
EUROPA ORIENTAL - 53
EUROPA CLIMA - 58
EUROPA ECONOMIA – 88 E 89

 

Ásia: berço de culturas milenares:      [apostila 3, páginas 108 a 120]

  1. lmportância da Ásia na História;
  2. Regionalização da Ásia;
  3. Relevo e clima;

OBJETIVO:

  • Compreender a importância histórica da Ásia para o Ocidente;
  • Conhecer a divisão territorial asiática;
  • Conhecer as principais formas da superfície asiática e a influência climática no continente;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


africa

NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 01 e 04/08/2011

PROVA TRIMESTRAL – APOSTILA 2 – TODAS AS PÁGINAS

MÉXICO, QUESTÕES GEOPOLÍTICAS – 60 E 61
AMÉRICA CENTRAL FÍSICO – 73 E 74
NAFTA E MÉXICO - 66
CANAL DO PANAMÁ - 79
CUBA – 81, 82 E 83
AMÉRICA DO SUL E SUB-REGIÕES - 89
AMÉRICA DO SUL FÍSICO - 91
AMÉRICA DO SUL ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS – 102 E 103
SUPERANDO O ATRASO – 105 E 106
CLIMA E VEGETAÇÃO – 98 E 99

 

África:     [apostila 3, páginas 120 a 130]

  1. África: Localização e civilizações
  2. Relevo, clima e vegetação

OBJETIVO:

  • Conhecer a localização e as principais civilizações do continente;
  • Conhecer os principais aspectos físicos da África;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


ciclo hidrologico_1

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 02 e 03/08/2011

PROVA TRIMESTRAL – APOSTILA 2 – TODAS AS PÁGINAS

AGENTES INTERNOS E EXTERNOS DE MODELAÇÃO DE RELEVO E SUAS AÇÕES
TEORIAS DA DERIVA CONTINENTAL E PLACAS TECTÔNICAS
ESTRUTURA GEOLÓGICA
ROCHAS

 

Hidrosfera:     [apostila 3, páginas 2 a 4]

  1. Águas no planeta;
  2. Ciclo hidrológico;
  3. Água: recurso finito;

OBJETIVO:

  • Conhecer a distribuição da água em nosso planeta;
  • Perceber a importância do circuito hidrológico em seus diversos estados;
  • Refletir sobre sobre o déficit hidrológico para consumo;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


U9IZVj1vQAM33DjGKLtV

SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 03/08/2011

PROVA TRIMESTRAL – APOSTILA 2 – TODAS AS PÁGINAS

UTILIZAÇÃO DA ENERGIA PELA SOCIEDADE – VER VANTAGENS E DESVANTAGENS
CONCEITO DE MATRIZ ENERGÉTICA
ENERGIAS RENOVÁVEIS E NÃO-RENOVAVEIS
ENERGIA RENOVÁVEIS – SUSTENTABILIDADE
COMÉRCIO EXTERNO - 35
TRANSPORTES – VANTAGENS E DESVANTAGENS – 21 A 27
SUBSÍDIOS, DUMPING, COMMODITIES E PROTECIONISMO
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO
TRANSPORTES BRASIL

 

Transportes e telecomunicações e comércio no Mundo e no Brasil:    [apostila 2, págs 21 a 41]

  1. Tipos de transportes;
  2. Transporte no Brasil;
  3. Telecomunicãções;
  4. Comércio;

OBJETIVO:

  • Conhecer os diversos tipos de transporte e suas características;
  • Conhecer os transportes predominantes no Brasil;
  • Entender a importância dos sistemas de telecomunicações no mundo;
  • Perceber a dinâmica do comércio mundial;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


poluição das aguas 2

TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 01 e 04/08/2011

PROVA TRIMESTRAL – APOSTILA 2 – FRENTE 1

AÇÃO DO HOMEM NOS FENÔMENOS CLIMÁTICOS - 52
FATORES CLIMÁTICOS - 47
EL NIÑO - 51
ELEMENTOS CLIMÁTICOS - 48
MASSAS DE AR - 47
ÁGUA - 55
RELEVO SUBMARINO - 56
ÁGUAS SUBTERRÂNEAS – LENÇÓIS E AQUÍFEROS - 59
MARES - 56
OCEANOS 55 E 56

 

Água:       [apostila 2, páginas 55 a 59]

  1. Caracterização dos recursos hídricos;
  2. Águas oceânicas e continentais;
  3. Degradação dos recursos hídricos;

OBJETIVO:

  • Compreender a importância das águas para o planeta e o ciclo hidrológico;
  • Conhecer as características das águas continentais e oceânicas;
  • Entender as consequências do impacto antrópico na hidrosfera;
     

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.