sexta-feira, 1 de julho de 2011

RETORNO FINAL DA QUINZENA DE GEOGRAFIA……….…PERÍODO: 27/06/2011 A 01/07/2011…………………………….

 

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 2 – A Força da Natureza – pags 78 a 86

ATENÇÃO: Prova de consulta no dia 08/07/2011 (sexta-feira) – páginas 51 a 84 da apostila 2. Na postagem do Planejamento Semanal (domingo) deixarei os principais assuntos que devem ser estudados.

Terminamos a correção dos exercícios das páginas 78, 79, 80, 81, 82 e 83.

Devido a grande quantidade de exercícios, levamos uma aula e meia para corrigí-los. Em um dos exercícios existia a seguinte machete: “Alagamentos ocorrem exclusivamente por causa de acúmulo de lixo nos rios e bueiros das grandes cidades”; os alunos deviam responder se concordavam com esta afirmação. Interessante como o senso comum confundiu as crianças. Para elas, o acúmulo de lixo nos rios e bueiros, perceptível em muitas destas tragédias era a causa principal para causar as enchetes.

 ernestorodrigues.LIXO_600

Tentei por diversas vezes indagar como o acúmulo de lixo poderia ter tal feito. Contudo, os alunos estavam convencidos desta situação. Depois de muito questionar esta situação, uma aluna lembrou da chuva, mesmo assim foi difícil tirar a importância do lixo. Também expliquei que a pavimentação das cidades contribui para a água não infiltre no solo, ocasionando o excesso na superfície.

Explicamos os tipos de relevo como as montanhas, depressões (absolutas e relativas), planícies e planaltos. Com um simples desenho representando as quatro formas, os alunos consequiram abstrair as quatros formas.

 

formasrelevo

 

1. Planície;

2. Montanha;

3. Depressão;

4. Planalto;

 

 

Outro assunto foi a diferença de altitude (nível do mar) e altura (nível da superfície) procurando demonstrar as diferenças através de um desenho de avião sobre um planalto. Finalizamos a parte de litosfera da apostila.

Nesta sexta iniciamos o assunto hidrosfera com discussões sobre a importância da água, o consumo, desperdício, poluição e a água virtual – que é a quantidade de água gasta para produzir alimentos.


SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 2 – Água Brasileiras – Hidrografia – pags. 96 a 108

ATENÇÃO: Prova de consulta no dia 08/07/2011 (sexta-feira) – páginas 59 a 100 da apostila 2. Na postagem do Planejamento Semanal (domingo) deixarei os principais assuntos que devem ser estudados. Temos deveres para segunda.

Aplicamos e corrigimos os exercícios das páginas 97, 98, 99.

Ficaram para segunda-feira os exercícios das páginas 109, 110, 111 e 112.

Iniciamos a conversa com imagens de diversas vegetações do Brasil e buscamos evidenciar a ligação entre clima e a vegetação, onde espécies vegetais se adaptam a condições específicas de cada região. Comentamos sobre as latitudes na influência do clima (quanto mais alta a latitude mais frio) e que a medida em que se afasta da zona do Equador (Linha do Equador – latitude zero), a temperatura desce devido a inclinação dos raios solares que culminara na horizontal nos polos (latitude de 90°), com temperaturas frias (utilizamos como exemplo o entardecer ou amanhanhecer e a temperatura que é presenciada).

Também comentamos sobre a altitude e exemplificamos a posição da cidade catarinense de São Joaquim (nevou domingo, 26) e o município de Laguna que se localiza na faixa litorânea e está na mesma faixa de latitude, vegaltitudeonde a posição superior de 1000 metros de altitude, permite um clima mais frio e uma formação vegetal adaptada.

Em média a temperatura desce cerca de 6°C a cada 1000 metros. A vegetação de altitude também está presente no Brasil.

 

Construímos uma tabela onde destacamos os tipos climáticos encontrados no Brasil com suas respectivas características, vegetação e região predominante. Esta tabela tinha como objetivo facilitar o entendimento dos alunos pois a apostila apresenta excesso de informações, atrapalhando o foco do assunto.

Aproveitamos que um aluno questionou sobre a impossibilidade de neve em nossa cidade, em virtude de nossa posição latitudinal, para também explicar a ação do oceano como regulador de nosso clima, precisamente a maritimidade e a continentalidade. Usando o exemplo de uma rocha e um copo de água, perguntamos aos alunos qual deles aqueceria e esfriaria mais rápido. Os alunos concordaram que a rocha, com toda a certeza, então associamos oceano e continente para mostrar aos alunos o mesmo procedimento.

Com uma aula extraordinária para substituir professor que estava em saída de campo com outra turma, comentamos sobre as massas atmosféricas que atingem o Brasil como a mTa, mTc, mEc, mEa e mPa. Comentamos que elas atuam de diferente modo conforme a época de verão ou inverno.

caatinga

Na sexta-feira retornamos aos tipos de clima e vegetação para finalizar a apostila, como a caatinga representada acima.


OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 2 – Europa: Economia e População – pags. 80 a 96

ATENÇÃO: Prova de consulta no dia 08/07/2011 (sexta-feira) – páginas 51 a 96 da apostila 2. Na postagem do Planejamento Semanal (domingo) deixarei os principais assuntos que devem ser estudados.

Devido a saída de campo dos alunos na quinta-feira para Criciúma não tivemos aula.

Na sexta-feira aceleramos a apostila já que na semana anterior, devido ao feriado, não houve aula. Trabalhamos sobre as características da população européia como o predomínio dos adultos devido as baixas taxas de natalidade e mortalidade (trabalhamos estes conceitos) e alta taxa de longevidade. envelhecimento da populacao da europaPassamos pela renda per capita alta, taxa de analfabetismo quase zero e agropecuária/indústria desenvolvidos, além dos serviços terciários como o turismo.

O Envelhecimento da população é uma das principais preocupações dos governos europeus.

Aproveitamos uma pirâmide etária disponibilizada na apostila para auxiliar os alunos no entendimento da mesma, procurando demonstrar que o formato da pirâmide nos diz muita coisa e os impactos que faixa etárias predominantes podem fazer num país (lembramos que o Brasil está entrando numa fase de bonus demográfico, com predomínio da populaçao adulta, a mais produtiva).

Finalizamos com o desenvolvimento europeu e principalmente a União Européia como elemento de desenvolvimento, presença de grandes multinacionais e sistema de transportes entre os mais modernos do mundo.


NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 2 – América do Sul – pags 79 a 93

ATENÇÃO: Prova de consulta no dia 07/07/2011 (quinta-feira) – páginas 51 a 112 da apostila 2. Na postagem do Planejamento Semanal (domingo) deixarei os principais assuntos que devem ser estudados.

Aplicamos os exercícios das páginas 80, 84, 92.

Faltam para serem corrigidos os exercícios das páginas 94 e 95 e 97.

Finalizamos a América Central com o Canal do Panamá, país este que se tornou independente da Colômbia com incentivo dos EUA. Após a independência inicia-se a construção do Canal de importância econômica e militar (estratégica) pois é a ligação mais rápida entre os Oceanos Atlântico e Pacífico. Procuramos explicar o funcionamento do Canal com eclusas e comportas pois além do desnível do relevo, temos diferentes níveis nos oceanos.

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O Canal do Panamá e suas eclusas e comportas

Comentamos sobre Cuba que era fortemente “controlada” pelos norte-americanos, inclusive com investimentos de Máfias; que era administrada por Fulgêncio Batista, um presidente corrupto e fiel aos interesses norte-americanos que enfrentava uma guerrilha de Fidel Castro com apoio do argentino Ernesto Che Guevara eles desceram a Sierra Maestra para ocupar a capital. Os norte-americanos não aceitaram inicialmente, patrocinando uma tentativa de golpe com o desembarque de cubanos na Baía dos Porcos, o que não deu certo. Devido ao boicote patrocinados pelos EUA, Fidel Castro se aproximou da União Soviética onde haverá uma troca subsidiada de açúcar por petróleo e que permitirá aos cubanos alcançarem importantes dados sociais na educação, saúde e nos esportes. cuba1

 

 

Cuba e seus símbolos

 

Contudo, com o fim da União Soviética, Cuba entra em colapso financeiro, onde vem presenciando vagarosamente perdas em seus melhores indicadores sociais. Atualmente, Raul Castro, irmão de Fidel é o presidente e vem tentando modificar alguns critérios econômicos, apesar que na questão política, pouco se vê mudanças. Finalizamos com América do Sul onde trabalhamos os países deste subcontinente, sua posição geográfica e o predomínio da zona intertropical e o relevo com destaque para a formação das Cordilheiras dos Andes com fotos e imagem de satélite onde se ressalta os enrugamentos da crosta devido ao contato de placas entre a Sul-americana e a Nazca.

Nesta quinta-feira estudamos o clima e vegetação da América do Sul com destaque para os climas equatoriais, tropical, árido, semiárido e subtropical. Também vimos as vegetações respectivas principalmente a Amazônia, o Deserto do Atacama e o Cerrado brasileiro como exemplo de semiárido.


PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

APOSTILA 2 – Dinâmica da Natureza e Ação Humana I – págs 27 a 32

ATENÇÃO: Prova no dia 06/07/2011 (quarta-feira). Apostila 2.

Aplicamos e corrigimos os exercícios das páginas 28 a 32.

Finalizamos nesta terça-feira o conteúdo da apostila 2 – litosfera faltando apenas a aplicação dos exercícios finais. Neste dia apresentamos os solos, a sua formação, de rocha, solo novo e maduro. Apresentamos os horizontes, como o O (orgânico), A, B, C, R (rocha matriz). Comentamos sobre a questão da floresta amazônica de grande exuberância, mas que o desmatamento acaba evidenciando o solo pobre tropical que recebe enxurradas retirando as propriedades húmicas do solo.

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Evidenciamos os principais problemas relacionados a solos como a lixiviação “lavagem” dos minerais que estão no solo e consequentemente perda de fertilidade. A laterização onde predomina de minerais de ferro e alumínio em intensos processos de lixiviação, deixando uma crosta laterítica “ferrugem” e dura. E por último a salinização que ocorre em locais de semiárido ou com atividade de irrigação. Os sais presentes na água ou em lençóis freáticos próximos da superfície salinizam o solo e diminuem sua fertilidade. Procuramos mostrar que apesar dos problemas a maioria pode ser corrigida, mas com investimentos em calagem, adubagem e outras correções do solo.


SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO

APOSTILA 2 – Economia e Infraestrutura – pags. 4 a 20

ATENÇÃO: prova quarta-feira dia 06/07/2011. Apostila 2 – tema Energia.

Nesta semana apresentamos o tema energia com a continuação da energia não-renovável como petróleo, gás natural e urânio. Também mostramos os diversos tipos de energia renováveis, como a solar, eólica, geotérmica, marés, hidráulica, biomassa e biocombustiveis, como segue abaixo.


TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

APOSTILA 2 – Frente 1 – Clima– pags. 47 a 52

ATENÇÃO: Prova quinta-feira (07/07/2011). Tema Clima.

Aplicamos os exercícios das páginas 173 a 175.

Nesta segunda (27) foi a finalização das apresentações do trabalho sobre Geopolítica com o grupo com tema sobre as Guerras do Iraque com utilização de vídeo, mas sem intervenção dos alunos o que impactou a nota.

Continuamos com o tema clima com precipitações (neve – processo de sublimação e granizo gotas presas nas correntes convectivas da nuvens) e formação de geada, quando a superfície está mais fria que o ar ao redor, tendo acumulo de água ou gelo no caso específico. Também explicitamos a questão das camadas da atmosfera, como a troposfera (onde ocorre os principais fenômenos atmosféricos) e estratosfera onde se acumula a camada de ozônio, termosfera onde a temperatura aumenta e onde é refletida as ondas de rádio e exosfera onde os satélites e naves espaciais atuam.

Comentamos sobre os problemas atmosféricos como ilha de calor, GEE, Chuva ácida e Inversão térmica.

Até a próxima blogagem…..