sábado, 18 de junho de 2011

RETORNO SEMANAL DE GEOGRAFIA………………………PERÍODO: 13/06/2011 a 17/06/2011……………………………..

 

                     SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO                     APOSTILA 2 – A Força da Natureza – pags. 69 a 73

ATENÇÃO: Na quarta-feira (22) estarei com outra turma terminando uma atividade.  Contudo, deixarei exercícios para os alunos.

Aplicamos os exercícios da página 72.

Iniciamos os agentes internos de modelação de relevo com o tectonismo, vulcanismo e abalos sísmicos. O tectonismo apresenta movimentos da crosta tanto na vertical (com a subida ou descida de partes da crosta) devido ao alívio ou aumento de peso, ou por falhamentos (epirogênese). himalaia1Quanto na horizontal devido aos movimentos de placas e dobramentos(orogênese).

Cordilheiras Montanhosas, formadas pela orogênese – movimento horizontal da crosta através das placas tectônicas

No vulcanismo mostramos a construção de um vulcão pela saída de magma e seu acúmulo formando um edifício vulcânico. Apresentamos as principais partes de um vulcão como cratera, chaminé, câmara magmática, etc. Também lembramos sobre a saída de lava através de fraturas na crosta.Vulcão[1]

 

 

Exemplo de um edifício vulcânico e suas partes principais

 

Nos abalos sísmicos focamos no hipocentro (local onde ocorre o terremoto) e no epicentro (local onde o terremoto é sentido). O terremoto do Japão foi lembrado devido a recente acontecimento, também explicamos sobre a tecnologia de construção dos edifícios japoneses que auxiliam a enfrentar os terremotos, mas que  não são 100% infalíveis. Ainda dentro do assunto terremoto demonstramos que os prédios tendem a cair em sentido vertical. content_clip_image002Fugindo um pouco do assunto, lembramos que a queda das Torres Gêmeas do Word Trade Center em 11 de setembro geraram algumas doenças respiratórias, principalmente para os bombeiros, devido a grande quantidade de poeira e aos resíduos presentes.

Esta semana foi a entrega final do trabalho de fósseis. A despeito da facilidade de confecção, material de fácil manuseio e instruções simples, alguns alunos ainda tinham dúvidas sobre a tarefa. Isso por que não tem o costume de prestar a atenção na hora exata. Mesmo postergando a data de entrega duas vezes, ainda assim finalizamos hoje com um aluno pendente. Procurei comunicar aos alunos da necessidade de escutar atentamente o que professor solicita nas atividades, fazer os trabalhos cedo, evitando problemas de última hora (o material não secou a tempo, o pendrive não funciona no computador da escola, a impressora não funcionou, não achei a pesquisa, e assim vai…) e que os mesmos devem respeitar os prazos de entregas.

 


 

                      SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO                   APOSTILA 2 – Águas Brasileiras – Hidrografia – pags. 88 a 91

ATENÇÃO: Na segunda-feira (20) temos a finalização das apresentações sobre bacias hidrográficas.

Aplicamos os exercícios da página 91.

Como conversado com os alunos, saltamos algumas páginas da apostila para não conflitar com os temas das bacias hidrográficas brasileiras, com o compromisso de retornarmos quando as apresentações cessarem.

Por isso iniciamos com o aproveitamento dos rios onde perguntamos qual a importância de um rio? Os alunos apresentaram as principais utilidades como energia, transporte, consumo, alimentos, irrigação, 29_MHG_água3indústrias, etc.

Apesar da grande importância da irrigação para a produção de alimentos, esta atividade é de longe a que mais consome água potável. Um geral, 70% da água consumida nos países vai exclusivamente para a irrigação, contra 23% para a indústria e apenas 7% para o consumo direto.

Demonstramos que apesar de possuirmos quase 20% da água doce do mundo, graças ao clima úmido, aos extensos rios e as águas subterrâneas, o país apresenta capitais importantes com problemas de fornecimento de água e regiões secas como o Nordeste.

Aproveitamos o assunto águas subterrâneas para a explicar a formação do Aquífero Guarani onde era anteriormente um deserto a 200 milhões de anos foi soterrado por lavas formando rochas basalticas que pressionaram os sedimentos abaixo e criaram uma rocha sedimentar com importante reservatório de água tendo sua recarga em alguns pontos do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. AQUFER~1Que o consumo intenso e a poluição dos solos podem comprometer o futuro deste aqüífero, até por que a quantidade reposta pela natureza é infinitamente inferior a retirada.

O Internacional Aquífero Guarani, pois está entre o Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai

Também informamos sobre os problemas relacionados ao desperdício de água, como a má utilização deste recurso em nossas casas, como banhos demorados, lavação de calçadas, escovação de dentes com torneira aberta, e que isto é parte da cultura brasileira da “água interminável”. Alguns alunos insistiram sobre a questão da água acabar. Expliquei que existe a perda de água doce em semiáridos, que a poluição de rios e a destruição das matas ciliares (ficam nas margens dos rios) podem reduzir este recurso para consumo, mas jamais extinguir.213_3013-eurep-zo-agua

A falta de manutenção também propicia um desperdício exagerado de água potavel

Na sexta-feira iniciamos a apresentação dos grupos sobre as bacias hidrográficas. Os alunos que apresentaram foram suscintos nos temas, o que adiantou as apresentações, até por que devido a idade não há necessidade de aprofundamento. Alguns alunos optaram por vídeos e slides, enquanto outros produziram cartazes, o que era permitido junto com uma apresentação. Um grupo teve problemas em pesquisar a bacia hidrográfica da região do Amapá , então autorizamos uma segunda equipe para pesquisa sobre o Amazonas.

 


 

         OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO           APOSTILA 2 – Europa: Economia e População – pags. 75 a 79

Aplicamos os exercícios das páginas 77 e 79.

Na quinta comentamos sobre imigração e os problemas que as pessoas enfrentam quando entram ilegalmente num país, onde são combatidos por políticos, com população autóctone e nem tanto assim pelos governos. Utilizamos a imagem de início do capítulo, onde milhares de pessoas se amontoam num navio rumo a um mundo de esperanças.

Explicamos que a chegada de um grande número de imigrantes pode trazer mudanças nos hábitos, religião, gastronomia, isto é uma série de características culturais, etc. Utilizamos o emplo de países europeus que poderão ter mudanças drásticas em sua “cultura” daqui a cinquenta anos devido ao grande número de imigrantes, que tendem a ter mais filhos que os europeus. Nem entramos na questão religiosa, de que a maioria dos imigrantes da Europa professam outra religião, em especial a do Islã. Isto pode acarretar graves conflitos internos, principalmente devido a religião ser injustamente associada ao terrorismo. Apesar de não citarmos os Estados Unidos, pois o tema não cabe, podemos lembrar dos inúmeros imigrantes hispânicos, que também taxas de natalidade superiores a anglo-saxã, com a lingua castelhana ganhando importância.

Placa de campanha política em Portugal

cartaz_pnr-português-1

O xenofobismo é muito utilizado por políticos europeus, principalmente de direita, para obtenção de votos daqueles que se sentem prejudicados pelos imigrantes, segundo a qual roubam seus empregos, atendimentos sociais, estilo de vida, entre outros

Utilizamos um exemplo hipotético simples onde uma grande imigração de argentinos chegariam a cidade de São Jose, claro com objetivo de provocar a participação dos alunos, lógico que devido a rivalidade no futebol, os alunos acabam associando com desprezo aos Hermanos. Isto foi o gancho para explicamos os conceitos de racismo (crença segundo as capacidades humanas são determinadas pela raça ou grupo étnico, isto é, alguns grupos seriam superiores a outros) e xenofobismo (aversão a outras etnias e culturas) e sua associação com o nacionalismo excessivo, a discriminação, violência e abuso verbal.

Na sexta utilizamos uma aula para aplicar e corrigir os exercícios com microtextos sobre a Iugoslávia e o separatismo em alguns casos violento e desumano; e o País Basco na Espanha com suas técnicas terroristas para conquistar a independência. Na segunda aula fomos para o auditório para a finalização da apresentação dos alunos sobre os países europeus com aqueles faltantes e que de alguma forma postergaram a apresentação. Nesta finalização de apresentação poucos alunos tentaram apresentar, resumindo-se a mostrar seus trabalhos.

 


 

                     NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO                       APOSTILA 2 – América Central – pags. 73 a 78

Na aula-faixa de segunda-feira apresentamos os aspectos físicos e naturais com atenção especial ao clima intertropical (voltamos a explicar o que é zona entre os trópicos e por que ela é a mais quente do planeta) de influência marítima  (lembramos da importância do oceano para a formação das chuvas). Comentamos que os furacões estão presentes devido a faixa intertropical, as águas mais quentes que evaporam mais e potencializam as grandes tempestades.

No relevo evidenciamos que a formação geológica da América Central que é recente com ocorrência de vulcanismos, montanhas e terremotos (aproveitamos para falar de placas tectônicas e que na Pangea a América Central não existia). caribe3

Turismo é uma importante fonte de renda na América Central

Quanto a vegetação, ela é reflexo da umidade e calor (permitindo florestas tropicais “luxuriosas”) e que a vegetação de altitude também se faz presente (comentamos sobre a temperatura na troposfera).

Quanto a demografia a América Central apresenta-se miscigenada com predomínio de europeus com os antigos habitantes com alguns países predominando os negros devido a intensa exploração escrava. Banana_PlantationNos aspectos econômicos citamos a agricultura com plantios de frutas tropicais em plantations e o turismo como elemento de incremento de riqueza.

A produção de frutas tropicais como a banana é outra fonte importante de renda para os países centroafricanos

Ao observar os países centroamericanos citamos a questão da dependência econômica (explicamos o que faz, basicamente, um país se individar) que alimenta a pobreza e o subdesenvolvimento.

 


                

                                    PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO                                    APOSTILA 2 – Relevo Terrestre – págs. 15 a 21

ATENÇÃO: Nesta terça-feira (21) é a entrega do atividade Maquete & Pesquisa.

Continuamos o tema agentes modeladores de relevo com o tectonismo, vulcanismo e abalos sísmicos já descritos anteriormente no sexto ano, mas com maior profundidade. Na quarta focamos nos agentes externos como o intemperismo que podem ser físicos, químicos e biológicos onde utilizamos o exemplo de rochas “atacadas” pelos três exemplos.

Demonstramos a erosão do tipo eólica e sua forma conhecida das “taças” de representação. image012Comentamos sobre o transporte, sedimentação e acumulação como exemplo as dunas onde o vento constrói formas.

Forma típica de erosão eólica

Comentamos sobre a água em suas várias formas como chuvas que causam movimentos de massas como o exemplificado em sala no caso de da região de Gaspar no Morro do Baú (que devido à grande quantidade de chuva transformou todo o seu relevo), do abrasão marinho (choque contínuo das ondas sobre o litoral) e acumulação marinha (deposição de sedimentos na formação de praias, restingas e tômbolos – exemplificado em imagem). mat_et8

Falésias, erosão marinha

Dos rios que em sua passagem “cavam” seu leito, depositam sedimentos em áreas baixas e por último o gelo onde produz vales glaciais, deposição de sedimentos e formação de lagos (os Grandes Lagos entre EUA e Canadá são um exemplo.

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Vale em “U” formado pela erosão glacial

Finalizamos com os seres vivos em especial o ser humano que na sua construção do espaço altera ambientes como mostramos em imagem na construção de um represa para formação de lago e na extração de minérios que altera partes da crosta na busca de metais.

A nota negativa fica para alguns alunos que não levam a aula a sério com conversas paralelas e atrapalhando inclusive vários alunos interessados nos assuntos apresentados.

 


 

                         SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO                                APOSTILA 2 – Economia e Infraestrutura – pags

ATENÇÃO: Na quarta-feira (22) teremos até tres aulas para a apresentação dos problemas urbanos. Conto com todos.

Tínhamos agendado as duas aulas de quarta-feira para apresentações sobre problemas urbanos, contudo houve uma palestra sobre saúde para os alunos do ensino médio, inviabilizando as apresentações.

Na próxima semana teremos três aulas (a terceira de bio) para recuperar o tempo perdido.

 


 

                         TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO                             APOSTILA 2 – Frente 1 – Clima – pags. 48 e 49

ATENÇÃO: Na segunda-feira tentarei conseguir aulas extras para as apresentações sobre questões geopolíticas, fiquem atentos e tragam o material.

Continuamos com o tema clima nos aspectos: pressão atmosférica, vento, massas de ar (seca, úmida, tropical, polar e equatorial) e as precipitações em forma de chuvas como as orográficas formadas pelo contato com regiões altas, forçando as massas subirem e condensarem; frontais originadas pelo encontro de massas de diferentes temperaturas  e convectivas ocasionadas pela intensa evaporação – chamada de chuva de verão.

Os três tipos de formação de chuva

ATMOSFERA-FATORES-DO-CLIMA-E-DOMINIOS-CLIMATICOS-2[8]

Na quinta iniciou as apresentações dos grupos com os problemas de democracia em países árabes (Líbia, Tunísia e Egito). Outro grupo que se apresentou foi sobre a questão palestina que ainda não finalizou.

Para evitar de passarmos da semana que vem devido a feriadão, tentaremos conseguir aulas extras até quarta-feira para as apresentações.

Até a próxima “blogagem”…..

terça-feira, 14 de junho de 2011

Vulcão Puyehue-Cordón Caulle, no Chile

 

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Imagem capturada nesta segunda-feira (13) e divulgada hoje pela NASA permite observação da nuvem de cinzas do vulcão Puyehue se espalhando pela atmosfera da região sul da América

domingo, 12 de junho de 2011

PLANEJAMENTO SEMANAL DE GEOGRAFIA………………PERÍODO: 13/06/2011 a 17/06/2011……………………………..

 

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SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 15, 16 e 17/06/2011

ATENÇÃO:  Nesta quarta-feira (15) será a entrega final da atividade dos fósseis, não esqueçam. Caso ainda tenham dúvidas, a atividade está postada no Retorno da Semana, logo abaixo do Planejamento Semanal. Também na sexta, não haverá a necessidade de trazer o Atlas.

A Força da Natureza:      [apostila 2, pags. 69 a 75]

  1. Agentes formadores de relevo – Agentes internos.

OBJETIVO:

  • Compreender a ação endógena da Terra na formação do relevo, como tectonismo, vulcanismo e abalos sísmicos;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe. A entrega da atividade dos fósseis registrará nota para o trimestre.

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SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 13, 14 e 17/06/2011

ATENÇÃO: Nesta sexta-feira (dia 17) será a apresentação das bacias hidrográficas, no auditório. Caso ainda tenham dúvidas, a atividade está postada no Retorno da Semana, logo abaixo do Planejamento Semanal.

Águas Brasileiras:       [apostila 2, págs. 88 a 94]

  1. Importância dos rios
  2. Problemas relacionados a água

OBJETIVO:

  • Compreender a importância dos rios quanto ao consumo, irrigação, transportes, energia;
  • Conhecer o potencial hidraulico brasileiro;
  • Perceber os problemas relacionados à falta de água, como consumo excessivo, desperdício, poluição, assoreamento e falta de planejamento;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe. Na sexta-feira se inicia o trabalho de apresentação sobre as bacias hidrográficas com avaliação dos alunos.

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OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 16 e 17/06/2011

ATENÇÃO: Nesta sexta-feira (17) segunda aula, será a continuação da apresentação dos países europeus, no auditório. Caso ainda tenham dúvidas, a atividade está postada no Retorno da Semana, logo abaixo do Planejamento Semanal.

Europa: economia e população     [apostila 2, págs. 76 a 81 ]

  1. Imigração
  2. Demografia européia
  3. Continuação da apresentação de trabalho sobre os países europeus

OBJETIVO:

  • Perceber os fatores que influenciam a entrada clandestina de imigrantes de diversos países em busca de oportunidades;
  • Conhecer os conceitos de racismo, xenofobismo e grupos étnicos predominantes;
  • Compreender os fatores socioeconômicos que influenciam no padrão de vida europeu;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe. Na sexta-feira, segunda aula, será a finalização do trabalho de apresentação sobre os países europeus, com avaliação dos alunos.

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NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 13 e 16/06/2011

 

América Central:    [apostila 2, págs. 76 a 79]

  1. Aspectos físicos
  2. Aspectos demográficos
  3. Aspectos econômicos

OBJETIVO:

  • Conhecer os principais elementos físicos que compôe o subcontinente;
  • Entender a diversidade cultural centro-americana;
  • Conhecer as principais atividades econômicas da América Central;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

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PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 14 e 15/06/2011

ATENÇÃO: Temos atividade para ser entregue na semana que vem de maquete e pesquisa. Os temas sugeridos e outros detalhes está postado no retorno da semana, abaixo deste planejamento.

Litosfera:    [apostila 2, págs. 17 a 23]

  1. Agentes endógenos de transformação de relevo;
  2. Agentes exógenos de transformação de relevo;

OBJETIVO:

  • Conhecer os processos de transformação interna do relevo terrestre como tectonismo, vulcanismo e abalos sísmicos;
  • Conhecer os processos de transformação externa do relevo terrestre como intemperismo, vento, água e ação biológica;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

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Problema_Ambiental

SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 15/06/2011

ATENÇÃO:  Temos atividade de apresentação no dia 15 (quarta) sobre os problemas urbanos. A atividade está postada no Retorno da Semana, abaixo do Planejamento Semanal. Caso a apresentação encerre antes do término da aula-faixa, continuaremos o assunto energia não-renovável: petróleo.

Economia e Infraestrutura - energia:    [apostila 2, págs. 3 a 4]

  1. Apresentação dos grupos sobre problemas ambientais;
  2. Energia não-renovável: petróleo (depende do tempo de apresentação dos grupos)

OBJETIVO:

  • Conhecer as principais características de cada problema urbano disponibilizado para os grupos de apresentação;
  • Conhecer a importância do petróleo no mundo, sua formação, derivados, etc.

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe. Os alunos farão uma apresentação sobre problemas urbanos como: violência, mobilidade, infraestrutura, poluição, etc.

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vento

TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO:  13 e 16/06/2011

ATENÇÃO:  Temos atividade sobre questões geopolíticas para os dias 16 e 20 de junho.  A atividade está postada no Retorno da Semana, abaixo deste planejamento.

Clima:    [apostila 2, frente 1, págs. 48 a 49]

  1. Fatores climáticos
  2. Elementos climáticos

OBJETIVO:

  • Conhecer as características que proporcionam a diversidade climática em diversas regiões e compreender as características que auxiliam na classificação do clima
  • Entender diversos tipos de massas de ar e compreender a formação das precipitações como chuvas, neve e granizo;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe. Na quinta-feira iniciaremos os trabalhos de apresentação em grupos sobre temas geopolíticos.