sexta-feira, 3 de junho de 2011

<<<<<<<<<RETORNO DA SEMANA>>>>>>>>> ………..PERÍODO: 30/05/2011 a 03/06/2011…………

 

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO – APOSTILA 2 – Força da Natureza – pags 64 a 66

ATENÇÃO: Na sexta-feira, dia 10, será a entrega da atividade dos fósseis. A atividade está no final da postagem do sexto ano.

Foram aplicados e corrigidos os exercícios das páginas 65 e 66.

Rochas, reunião natural de um ou mais minerais,  foi o tema apresentado esta semana. apresentamos os três tipos de rochas – magmáticas, metamórficas e sedimentares. Explicamos que as rochas magmáticas são oriundas do esfriamento do magma, seja dentro da crosta (intrusivas) ou no extravasamento através de lava (extrusivas). Usamos o exemplo da borboleta para associar a idéia de metamorfose de uma rocha, através de um novo realinhamento dos minerais, e por último, sobre as rochas sedimentares – rochas que foram destruídas pela erosão e que suas partículas se acumulam em áreas baixas  sofrendo pressão, devido ao peso, e formando uma nova rocha.

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       GRANITO (magmática)                 GIPSITA (sedimentar)            MÁRMORE (metamórfica)

A duas semanas iniciamos exercícios com atlas dentro da sexta da cartografia. Nosso objetivo principal é acostumar os alunos a trabalharem com mapas. É percebida uma grande dificuldade dos estudantes em lidar com os mapas e suas informações. Desta maneira, nestes dias abrimos mão da apostila para focarmos nas cartas (mapas). Inicialmente solicitamos aos alunos a identificação das informações cartográficas: título, escala, posição geográfica, coordenadas, cores. Na segunda etapa visualizamos as coordenadas geográficas da qual encerramos nesta sexta-feira. Os alunos devem registrar as coordenadas diretamente dos mapas, algo simples mas que ainda apresenta problemas para alguns. Na próxima nos concentraremos nas escalas (gráfica e numérica), seus cálculos básicos e conversões de medidas, claro, procurando adequar para a idade dos alunos e sua capacidade de compreensão. 

A DATA PARA ENTREGA DESTA ATIVIDADE É SEXTA-FEIRA, DIA 10/06/2011

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SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO – APOSTILA 2 – Identidade do Brasil – pags 71 a 75

ATENÇÃO: Temos atividade de apresentação sobre o tema bacias hidrográficas brasileiras para os dias 17 e 20/06/2011. No final da postagem do sétimo está a atividade.

Foram aplicados os exercícios das páginas 71 e 75.

Na segunda-feira discutimos sobre a degradação ambiental dentro do tema relevo. A exploração de minérios, as voçorocas, a desertificação, o empobrecimento e a erosão dos solos estiveram em nossas intermediações.

VOÇOROCA OU “BOÇOROCA” QUE É UMA EROSÃO DE SOLO

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Na terça-feira dedicamos a aula para a atividade de apresentação que os alunos farão futuramente. Os alunos formaram os grupos e teve a divisão das bacias hidrográficas através de sorteio.

Iniciamos hidrografia brasileira explicando que o Brasil é um país privilegiado em climas quentes e úmidos, permitindo chuvas abundantes em quase todo o Brasil. Que a maioria dos rios são do tipo pluvial (chuvas) mas que rio da Amazonas tem origem, também, de neves da Cordilheira dos Andes (regime misto).

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OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO- APOSTILA 2 –                               Europa: aspectos físicos – pags 71 a 73

ATENÇÃO: Temos apresentação de atividade sobre países da Europa na sexta-feira (10/06/2011)

Foi aplicado exercício da página 71.

Na quinta-feira comentamos sobre a relação clima e vegetação. Na Europa o desaparecimento das matas nativas acompanhou o desenvolvimento da sua civilização. Antigas florestas ainda sobrevivem como pequenos bosques isolados do meio de campos de cultivo ou pequenas áreas de matas. chuva-acida-arvoresA intensa industrialização europeia acelerou o desmatamento e trouxe um novo inimigo, a chuva ácida, fenômeno associado à poluição do ar, que desfolha as árvores.

A chuva ácida provoca o desfolhamento das florestas na Europa

Apresentamos os principais tipos vegetais da Europa como a tundra, vegetação de altitude, floresta boreal, floresta temperada, estepe e vegetação mediterrânea.

Na sexta-feira os alunos tiveram uma atividade de mapa. Em uma folha frente e verso tínhamos dois mapas da Europa sem divisões. Em um lado os alunos deveriam colocar os países europeus, tendo como objetivo, um maior contato com as diversas nações, e uma preparação para atividade de apresentação sobre essas nações. De outro lado deveria ser desenhado o relevo europeu. Bem, para a primeira situação achei que os alunos considerariam fácil demais reproduzir em um papel os países tendo como orientação mapas da apostila. Todavia, não foi bem isso que aconteceu. Os alunos consideraram muito dificil em desenhar as fronteiras, reclamavam o tempo todo com aquela velha frase “não consigo! Não sei fazer"! È muito difícil! Sinceramente, achei um exagero. O problema é que os alunos não querem desafios, para eles quanto mais ficarem numa zona de conforto, melhor. Que pena! Infelizmente não foi possível continuar a segunda fase do mapa, apesar da aula-faixa. O resultado foi que vários alunos entregaram os mapas sem cores, pelo menos, acredito eu, com os países bem feitos. Veremos….

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NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO – APOSTILA 2 – América: três mundos num só continente – pags 66 a 72

ATENÇÃO: Temos apresentação de atividade sobre países da América Latina na segunda-feira (06/06/2011). Abaixo desta postagem está a atividade.

Foram aplicados corrigidos exercícios das páginas 66, 67 e 68.

Na quinta-feira iniciamos a América Central com sua parte continental e insular (dividida em Grandes e Pequenas Antilhas). Comentamos que ao todo são 20 países independentes e algumas possessões de países. Procuramos mostrar que a formação deste subcontinente se deu pelo contato de placas tectônicas com formação de montanhas e ilhas vulcânicas.

Dedicamos um tempo para falar sobre Cuba e seu sistema político, o desenvolvimento na área social, principalmente na educação, esporte e saúde.

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Fotografia de uma base de mísseis balísticos em Cuba, usada como prova para o bloqueio naval a Cuba, ordenado pelo presidente John Kennedy durante a crise dos mísseis naquele país, em 24 de outubro de 1962 – fonte: http://ciencia.hsw.uol.com.br/corrida-nuclear3.htm

Também evidenciamos a Crise dos Mísseis no final dos anos 60 que quase levou o mundo a Terceira Guerra Mundial, quando os norte-americanos acusaram a União Soviética de construir uma base de lançamento de mísseis em Cuba, o que encurtaria a distância de ataque contra os Estados Unidos. Pontuamos a produção de frutas, a lingua inglesa da Jamaica, a situação de Porto Rico uma “dependência norte-americana não assumida”.

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              PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO – APOSTILA 2 –             Litosfera e Evolução Geológica da Terra – págs 08 a 12

Continuamos o assunto sobre o deslocamento dos continentes, após comentarmos a Teoria da Deriva Continental de Wegener, na terça-feira foi a Teoria das Placas Tectônicas surgida nos anos 60 que confirmou aspectos importantes de Wegener. Com o mapeamento do solo submarino através de navios e submarinos da marinha americana, os cientistas perceberam a presença de uma cordilheira submarina e que as rochas no centro do Oceano Atlântico era mais jovens que as rochas próximas aos continentes, levando a conclusão da formação de placas e deslocamento dos continentes. Por um outro lado as placas que separavam se chocavam com outras placas formando cordilheiras montanhosas nos continentes, como os Andes, as Rochosas, os Alpes e o Himalaia, entre outros. Que existia um relação entre bordas de placas e terremotos, vulcanismos e eventuais maremotos.

Falha de San Andreas onde duas placas tectônicas “deslizam” lateralmente, uma para noroeste e outra para o sudeste

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Mostramos os tipos de deslocamento de placas, divergentes, convergentes e transformantes. Destacamos a Falha de San Andreas onde uma placa se desloca lateralmente entre outra e que os americanos esperam o chamado “Big One”, um terremoto futuro que destruirá o San Francisco entre outras cidades.

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Falha de San Andreas vista do alto. É perceptível as duas placas lado a lado

Finalizamos com os três tipos de estruturas geológicas como: maciços antigos ou escudos cristalinos (formação no pré-cambriano), bacias sedimentares (paleozóico e mesozóico) e os dobramentos modernos (cenozóico).

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                SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO – APOSTILA 1 –                Espaço Urbano – pags. 15 a 28

ATENÇÃO: Temos atividade sobre problemas urbanos para o dia 14/06/2011. No final da postagem do segundo a atividade estará postada.

Na quarta-feira finalizamos a apostila 1 com o tema urbanização. Iniciamos com o conceito de urbanização – que é caracterizado pelo aumento da população urbana em detrimento a população rural. Comentamos sobre a origem das cidades na Idade Antiga, a ruralização da Europa na Idade Média devido aos movimentos bárbaros e a queda de Roma. O retorno através da atividade comercial e o seu predomínio com a chegada da Revolução Industrial.

Fizemos comparações sobre as diferenças de urbanização entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos e as áreas periféricas dos mesmos. Mostramos o conceito de cidade, de acordo com a ONU e do Brasil.

Expomos o conceito de Megacidade e cidade global, metrópoles e megalópoles, comentamos sobre as megalópoles do Japão e de Boswash (EUA) e que o Brasil está “gestando” uma entre Rio de Janeiro e São Paulo, apesar de um relevo mais acidentado. central-park-new-york-wallpaperAproveitamos para posicionar sobre a criação do Trem Bala que consumirá bilhões de dólares, que na minha opinião, desnecessário.

 

Vista do Central Park em Nova Iorque, uma verdadeira cidade global, por onde passam grandes decisões mundiais.

 

 

Finalizamos com a hierarquia urbana brasileira com as metrópoles globais (RJ e SP), metrópoles nacionais (Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Salvador, Recife, Fortaleza, Porto Alegre); metrópoles regionais (Manaus, Belém, Goiânia e Campinas); Centros Regionais (Santos, Campo Grande, Florianópolis) e centros sub-regionais (Uberlândia, Blumenau, etc.)

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TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO – APOSTILA 2 – Frente 1 –     Clima – pag. 47

ATENÇÃO: Temos apresentação sobre assuntos geopolíticos mundiais para os dias 13 e 16.06.2011. Os temas e alguns detalhes estão no final desta postagem.

Na segunda os alunos formaram os grupos e elencamos os temas para os mesmos. Depois continuamos a aula com o tema clima, diferenciando clima (sustentabilidade de fenômenos atmosféricos repetitivos que caracterizam determinada região) e tempo (ação momentânea dos fenômenos atmosféricos relacionados a diversos fatores como umidade, temperatura, ventos e nebulosidade). blog-figura1

Comentamos sobre fatores climáticos como a latitude para definição do clima onde evidenciamos que quanto maior a latitude menor a temperatura e que quanto menor a latitude maior a temperatura, que o raios solares inclinam a partir da Linha do Equador devido a forma esférica do planeta.

A inclinação dos raios solares devido a forma esférica do planeta Terra a partir da Linha do Equador faz que a temperatura seja menor a medida que aumenta a latitude.

Na quinta-feira a aula foi utilizada para apresentação de palestrante do Dom Bosco sobre universidade e profissão.

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Até a próxima “blogagem…..”

quinta-feira, 2 de junho de 2011

<PLANEJAMENTO SEMANAL DE GEOGRAFIA> …….….PERÍODO: 30/05/2011 a 03/06/2011……...…

 

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SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 01, 02 e 03/06/2011

ATENÇÃO:  Na sexta-feira tragam o Atlas para continuação dos exercícios.

Geologia:      [apostila 2, pags. 64 a 67]

  1. Minerais e Rochas
  2. Minerais Energéticos
  3. Trabalhando com Atlas – parte 3 (sexta da cartografia)

OBJETIVO:

  • Conhecer os tipos de rochas e compreender a sua formação;
  • Entender a formação dos minerais energéticos;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

ATENÇÃO: ESTA ATIVIDADE SERÁ EXPLICADA DURANTE A SEMANA. AGUARDEM!

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SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 30 e 31/05 e 03/06/2011

Relevo Brasileiro / Águas Brasileiras:       [apostila 2, págs. 71 a 77]

  1. Degradação ambiental
  2. Rios brasileiros
  3. Navegação e energia
  4. Rios perenes e intermitentes

OBJETIVO:

  • Conhecer tipos de problemas ambientais relacionadas ao relevo, como desertificação, exploração de minérios, voçorocas, contaminação do solo, desmoronamentos, etc.
  • Entender os tipos de regimes de rios e de volume
  • Conhecer os principais rios brasileiros

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

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OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 02 e 03/06/2011

Europa Físico:     [apostila 2, págs. 71 a 74]

  1. Influência do clima na vegetação
  2. Atividade de Mapa

OBJETIVO:

  • Perceber a intrínseca relação da vegetação com o clima e impactos da ação antrópica no continente europeu

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios. Será aplicada na sexta-feira, em sala, uma atividade com mapa relacionada as questões físicas do continente

AVALIAÇÃO:

A avaliação será a entrega de atividade de mapa.

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NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 30/05/ e 02/06/2011

ATENÇÃO: Temos tarefas nas páginas 67 e 68.

América Central:    [apostila 2, págs. 69 a 72]

  1. Localização
  2. Divisão política
  3. Regionalização

OBJETIVO:

  • Conhecer os principais dados geográficos da América Central

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

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PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 31/05 e 01/06/2011

Litosfera:    [apostila 2, págs. 3 a 5]

  1. Tectônica de Placas e isostasia
  2. Estrutura Geológica da Terra
  3. Estrutura Geológica do Brasil

OBJETIVO:

  • Conhecer a teoria de tectônica de placas
  • Conhecer as estruturas geológicas presentes no planeta e principalmente  o Brasil

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

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SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 01/06/2011

ATENÇÃO: Temos tarefas nas páginas 05, 07 e 11.

Urbanização:    [apostila 1, págs. 15 a 23]

  1. Conceito urbanização
  2. Conceito e funções da cidade
  3. Megacidade e cidade global
  4. Metrópole e megalópole
  5. Urbanização brasileira e hierarquia urbana
  6. Problemas urbanos

OBJETIVO:

  • Compreender os principais conceitos associados à urbanização
  • Conhecer o processo de urbanização brasileira
  • Perceber os principais problemas urbanos

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

ATENÇÃO: ESTA ATIVIDADE SERÁ EXPLICADA DURANTE A SEMANA. AGUARDEM!

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TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO:  30/05 e 02/06/2011

ATENÇÃO:  Estamos iniciando a apostila 2, por favor não esqueçam.

Clima:    [apostila 2, frente 1, págs. 47 a 49]

  1. Fatores climáticos
  2. Elementos climáticos

OBJETIVO:

  • Perceber a diferença em tempo e clima
  • Conhecer as características que proporcionam a diversidade climática em diversas regiões
  • Compreender as características que auxiliam na classificação do clima

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

ATENÇÃO: ESTA ATIVIDADE SERÁ EXPLICADA DURANTE A SEMANA. AGUARDEM!

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