sexta-feira, 13 de maio de 2011

<<<<<<<<<RETORNO DA SEMANA>>>>>>>>> …………PERÍODO: 09/05/2011 a 13/05/2011………..

 

           SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO        APOSTILA 2 – Grandes Transformações – pags 52 a 56

ATENÇÃO: Na quinta-feira teremos prova de recuperação trimestral. Os alunos que não precisam de nota farão a prova com objetivo de pontuar na média do segundo trimestre. Segue abaixo a páginas para recuperação.

01. Elementos naturais e culturais - apostila pág 02 e 03 -
02. Conceito lugar, paisagem e espaço geográfico - caderno e pág 04 e 05
03. Os planetas do sistema solar - pag 15
04. Outros astros do universo - pag 17
05. Movimento de translação - pag 20
06. Zonas térmicas do planeta Terra - pag 21
07. Orientação - pag 26
08. Elementos cartográficos - pag 38
09. Escalas - pag 41
10. Coordenadas Geográficas - pags 44, 45 e 46

Aplicamos os exercícios das páginas 53 e 54.

Nesta semana iniciamos a segunda apostila com o tema geologia básica. Com a imagem de um meteoro colidindo com o planeta Terra, conversamos sobre a teoria de extinção dos dinossauros. Explicamos que um grande número de animais morreu em um mesmo período o que evidenciaria uma cataclisma de proporções planetárias. n440bEstima-se que o suposto meteoro teria caído numa região perto da Península de Yucatan, no México.

Uma das teorias mais aceitas para a extinção rápida dos dinossauros, a colisão de um meteoro no planeta.

Apresentamos a escala geológica do tempo enfatizando as Eras e Períodos da Terra. Com uma idade aproximada de 4,6 bilhões de anos, o planeta Terra passou por diversos momentos que registraram o surgimento da vida até os dias de hoje. Outro tema tratado foram os fósseis. Procuramos demonstrar que a formação dos fósseis tem a necessidade de ambientes líquidos ou lamaçais onde o animal é soterrado por sedimentos (argilas e areias erodidas de rochas) que devido a pressão do peso torna-se uma nova rocha deixando o registro do animal. Utilizamos um dinossauro fictício para ilustrar a sua morte e transformação em fóssil.

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Para descontrair e explicar a questões da formação dos fósseis, aproveitamos para criar um dinossauro em homenagem ao sexto ano matutino.

Iniciamos a estrutura interna da Terra com uma introdução sobre núcleo, manto e crosta. Brincamos com a possibilidade de um humano tentar atravessar o planeta e as dificuldades que ele ía encontrar. Os alunos chegaram a conclusão que a idéia mostrada nos desenhos de um personagem cavar um buraco e parar em outro país pode ser descartada.

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SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO  APOSTILA 2 – Planaltos, Planícies e Depressões: Diferentes Formas de Relevo – pags. 59 a 65.

ATENÇÃO: Na segunda-feira teremos prova de recuperação trimestral. Os alunos que não precisam de nota farão a prova com objetivo de pontuar na média do segundo trimestre. Segue abaixo a páginas para recuperação.

01. Pontos extremos do Brasil – pág. 05
02. Brasil, dimensão territorial – pag. 04
03. Regiões do Brasil – IBGE – pag. 8, 9 e 10.
04. Regiões do Brasil – Geoeconômico – pags 11 a 22.
05. População -  países populosos e povoados – pags 30, 31 e 32.
06. Densidade demográfica ou população relativa – pag. 32
07. Migrações – pág. 39
08. Outras etnias – pags. 54, 55 e 56

Foi aplicado o exercício da página 64.

Nesta segunda apostila temos um tratamento sobre o relevo com foco no Brasil. O relevo é conjunto das diferentes formas existentes na superfície terrestre. Retornamos as aulas do sexto ano sobre geologia com a explicação da formação do relevo que podem ser através de forças internas como tectonismo, vulcanismo e abalos sísmicos e por forças externas como água (rios, gelo, oceanos, chuva), ventos e intemperismo mecânico (Sol).

Procuramos mostrar que no caso brasileiro nós temos apenas planícies (em menor número), planaltos e depressões que no caso de montanhas (dentro da geomorfologia) não existem em nosso território. 714_Formacao_do_relevo_brasileiroInformamos que a a palavra Serra, apesar de comum, é usada errôneamente em diversos lugares pois existem na verdade são escarpas de planaltos.

No relevo brasileiro há uma predominância de planaltos e depressões

Finalizamos com três casos de perfis topográficos do Brasil, onde era possível visualizar lateralmente uma determinada trajetória no mapa brasileiro para mostrar as diversas “rugosidades” do nosso território. 

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OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO APOSTILA 2 – Europa: aspectos físicos – pags. 51 a 59.

ATENÇÃO: Na sexta-feira teremos prova de recuperação trimestral. Os alunos que não precisam de nota farão a prova com objetivo de pontuar na média do segundo trimestre. Segue abaixo a páginas para recuperação. Temos deveres nas páginas 59 e 60.

01. Teoria da Deriva Continental – pag. 03
02. Velho, Novo e Novíssimo continentes – pag. 7, 8 e 9
03. Sistemas Econômicos – principais características – pags. 14 e 15
04. Mundo bipolar e Guerra Fria – pags. 16
05. Primeiro, Segundo e Terceiro Mundos – pags. 17
06. Dados Econômicos – pag. 23
07. Globalização – pags. 32 e 33
08. Blocos Econômicos e Tipos de Blocos – pags. 38 e 39

Foram corrigidos os exercícios das páginas 56 e 57.

Trabalhamos nesta semana o clima da Europa que são influenciados pela latitude, relevo, maritimidade, correntes marítimas e ventos da região Ártica, do Saara e do Oceano Atlântico.

Entre os tipos de climas temos o polar (proximidade do Ártico), frio de montanha (há várias cadeias montanhosas no continente), temperado oceânico (procuramos demonstrar que o Oceano Atlântico influencia na amenização do clima das regiões costeiras), temperado continental (comentamos que no interior do continente as amplitudes térmicas são grandes), Mediterrâneo (com verões secos e invernos úmidos) e semiárido (nas proximidades do Mar Cáspio.images

A Corrente do Golfo influencia no clima da Europa, permitindo temperaturas mais amenas em relação a outros pontos de mesma latitude.

Comentamos que a corrente marítima do Golfo é um dos principais reguladores do clima europeu. Esta corrente sai da região atlântica dos trópicos, nas proximidades do México ela muda de direção e vai para a Europa, levando águas mais quente e amenizando as temperaturas. Lembramos que o Canadá na mesma latitude tem médias térmicas muito inferiores às registradas na Europa.

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NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO  APOSTILA 2 – América: três mundos num só continente – pags 51 a 60.

ATENÇÃO: Na segunda-feira teremos prova de recuperação trimestral. Os alunos que não precisam de nota farão a prova com objetivo de pontuar na média do segundo trimestre. Segue abaixo a páginas para recuperação.

01. América, Divisão física e humana – pags. 4 e 6
02. IDH – pag. 07
03. Estados Unidos – pag. 10
04. Estados Unidos – pontos extremos – pag. 13
05. Estados Unidos, físico – pag. 14
06. Tipos de colonização – pag. 25
07. Estados Unidos, ataque ao império – pag. 39
08. Canadá, população e clima – pag. 47
09. Canadá, economia – pag. 45
10. Canadá, físico – pag 44

Foi aplicado o exercício da página 56.

Nesta segunda apostila temos como assunto a América Latina. A partir do México iniciaremos o estudo sobre a “América que busca afirmação”. No caso específico do México, iniciamos com a apresentação dos aspectos físicos que apresenta um extenso planalto que ocupa a maior parte do território. Há a presença de duas cadeias montanhosas de origem recente, onde se verificam atividades vulcânicas e sísmicas: A serras Madre Oriental e Madre Ocidental. Trabalhamos a questão das penínsulas da Califórnia e Yucatan.

Quanto ao clima evidenciamos a presença de fortes precipitações devido as águas quentes do Golfo do México que potencializam tempestados quando não transformam em furacões. O México também possui um clima árido e semiárido no Norte do país, um clima ameno nos planaltos e tropical nas planícies.

Comentamos da participação das culturas maias e astecas na formação do povo mexicano e sua influência nos costumes. Também mostramos que a presença destruidora dos espanhóis reduziu a cultura e o conhecimento dos astecas. Quanto aos maias, sua civilização já estava em decadência quando da chegada dos europeus.1NAFTA

NAFTA – Por um lado vantajoso para o México, por outro, deixa uma perigosa dependência econômica com o vizinho do norte.

Finalizamos com as questões geopolíticas mexicanas principalmente a proximidade com o vizinho do norte que acaba auxiliando em alguns aspectos  e em outros torna-se pernicioso, principalmente com a saída de jovens emigrantes, a influência econômica com o NAFTA e a questão cultural norte-americana que influencia consideravelmente os mexicanos.

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                      PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO                             APOSTILA 2 - Litosfera e Evolução Geológica da Terra – pág 2.

ATENÇÃO: Na quarta-feira teremos prova de recuperação trimestral. Os alunos que não precisam de nota farão a prova com objetivo de pontuar na média do segundo trimestre. Segue abaixo a páginas para recuperação.

01. Espaço Geográfico – pag. 04
02. Geografica Moderna – pag. 03
03. Movimento de rotação – pag. 11
04. Movimento de translação – pags. 11 e 12
05. Orientação – pag. 15
06. Coordenadas Geográficas – pag. 18
07. Fusos horários – pag. 24
08. Escalas – pags. 34 e 35

Com a entrega de prova e trabalho de mapa que ocupou uma aula inteira, apenas iniciamos timidamente a apostila 2 sobre litosfera. Focamos no surgimento do planeta Terra, a cerca de 4,6 bilhões de anos com a aglutinação de planetesimais que eram poeira cósmica residual da formação do Sol. Como neste período existia muita poeira, o choque entre elas fez aumentar o volume do futuro planeta que aumentou sua gravidade, atraindo mais poeiras. hadean_earth_space_art

Uma imagem ilustrativa de como seria o Planeta Terra no inicio da sua formação: uma esfera em plena atividade vulcânica sendo bombardeada por meteoros.

Este acúmulo criou uma esfera “incandescente” onde os materiais mais densos se deslocaram para o interior para formar o núcleo e os materiais menos densos foram para as extremidades. Como a parte mais externa do planeta estava mais fria, houve a formação da crosta terrestre. Paramos por aí.

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                                SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO                             APOSTILA 1 –Encarte Espaço Urbano – pags. 2 e 3.

ATENÇÃO: Na quarta-feira apenas dois alunos farão a prova de recuperação trimestral. O restante ficará em sala para continuarmos as atividades. Segue abaixo a páginas para recuperação.

01. Teoria Malthusiana – pag. 06
02. Migrações – pag. 14
03. Crescimento vegetativo e demográfico – pag 05
04. Populosos e povoados – pag 04
05. Taxas demográficas – 04 e 05
06. Longevidade – pag. 07
07. PEA – pag. 16
08. Tipos de agricultura – (encarte Espaço Rural) – pag. 05

Começamos o tema indústria dentro do encarte Espaço Urbano. Começamos com as revoluções industriais que nasceram com o Capitalismo e o processo de urbanização. Na Primeira Revolução Industrial a Inglaterra estará praticamente sozinha graças as mudanças políticas, os cercamentos de terras, a presença de minérios abundantes (principalmente carvão), a sua marinha mercante entre outros fatores. sweeper-and-doffer-in-cotton-millA fonte de energia é o vapor através do carvão, o transporte são os trens, a indústria manufatureira predominante é a têxtil.

A mão de obra infantil era intensamente utilizada na Primeira e inicio da Segunda Revolução Industrial, pois era barata, facilmente castigada, devido ao tamanho permitia algumas atividades mais difíceis para adultos e serviam como auxilio na renda familiar das classes pobres.

Na Segunda Revolução Industrial será a vez dos EUA e a Alemanha que se destacaram graças ao investimento educacional, à presença de financiamento dos bancos e a atuação destes Estados Nacionais no incentivo industrial. A energia deste período é a elétrica e petróleo, o transporte serão os automóveis e os aviões, o material será o aço.

Para alguns autores já estamos em plena Terceira Revolução Industrial, (biotecnologia, informática, microeletrônica, aeronáutica, robótica, nanotecnologia) desde dos anos 70, contudo para outros, ainda não desenvolvemos uma nova matriz energética que poderia substituir o petróleo, como houve em relação ao carvão (apesar de ser utilizado intensamente até hoje).

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                                TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO                           – APOSTILA 1 – Frente 2 – Brasil – dados gerais, relevo e energia – pags. 57 a 71

ATENÇÃO: Na segunda-feira teremos prova de recuperação trimestral. Os alunos que não precisam de nota farão a prova com objetivo de pontuar na média do segundo trimestre. Segue abaixo a páginas para recuperação.

01. Origem da ciência geográfica – pag 39
02. Movimento de translação – pag. 41
03. Coordenadas geográficas – pag 41 e 42
04. Fusos horários – pag 42
05. Projeções cartográficas – pag 44
06. Tectônica de placas – pag 49
07. Rochas – pag. 47 e 48
08. Recursos energéticos renováveis e não-renováveis – pag. 53 a 55
09. Petróleo – pag. 53

Na frente 2 os temas são os mesmos da frente 1, contudo, focando nas questões brasileiras. Nesta semana vimos alguns dados gerais do Brasil como localização, pontos extremos, vimos também o relevo e sua classificação a partir de Jurandyr Ross,  bem como a distribuição energética brasileira, com predomínio da hidreletricidade e no caso do combustíveis os derivados de petróleo.

Até a próxima blogagem…..

domingo, 8 de maio de 2011

<PLANEJAMENTO SEMANAL DE GEOGRAFIA> ………..PERÍODO: 09/05/2011 A 13/05/2011…………

 

fosseis-paleontologia

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 11, 12 e 13/05/2011

ATENÇÃO: Nesta semana iniciamos a segunda apostila.

Grandes Transformações:   [apostila 2, págs. 52 a 56]

  1. Tempo geológico
  2. Fósseis
  3. Estrutura interna da Terra

OBJETIVO:

  • Conhecer a escala geológica do tempo e suas divisões
  • Entender a formação e a importância dos fósseis como registro geológico
  • Compreender a a estrutura endógena do planeta Terra e suas principais características.

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

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714_Formacao_do_relevo_brasileiro

SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 09, 10 e 13/05/2011

 

Diferentes Formas de Relevo:   [apostila 2, pags. 61 a  65]

  1. Tipos de relevo
  2. Classificação do relevo brasileiro
  3. Perfil topográfico

OBJETIVO:

  • Conhecer os tipos de relevo e como eles se formam
  • Mapear o relevo brasileiro segundo a classificação de Jurandyr Ross
  • Compreender o relevo brasileiro através de perfis topográficos

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

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OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 12 e 13/05/2011

ATENÇÃO: Temos deveres na página 57 para quinta-feira.

Europa – Aspectos físicos:    [apostila 2, pags. 58 a 65]

  1. Europa – clima
  2. Europa – relevo

OBJETIVO:

  • Conhecer os diversos tipos climáticos e a influência da Corrente do Golfo neste continente. Entender os impactos do aquecimento global para a Europa
  • Conhecer as formas de relevo predominante no continente

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

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Astecas - HISTORIA DO MUNDO

NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 09 e 13/05/2011

América Latina:   [apostila 2, págs. 52 a 59]

  1. Contrastes latino-americanos
  2. México – aspectos físicos
  3. Os primeiros mexicanos

OBJETIVO:

  • Entender, basicamente, as diferenças entre anglos e latino-americanos
  • Conhecer os principais dados sobre relevo e clima mexicanos
  • Compreender o processo de conquista e destruição cultural dos povos pré-colombianos

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

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estrutura_terra

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 10 e 11/05/2011

ATENÇÃO: Temos entrega de atividade de mapa para terça-feira. Não será postergada a entrega pois a nota deverá entrar ainda neste trimestre. Por isso, não faltem. Iniciamos nesta semana a segunda apostila com o tema: Litosfera.

Litosfera e Evolução Geológica da Terra:   [apostila 2, pags. 2 a 6]

  1. Eras geológicas
  2. Estrutura interna da Terra
  3. Minerais e rochas

OBJETIVO:

  • Conhecer os grandes intervalos de tempo do planeta Terra com suas Eras e Períodos
  • Compreender as partes endógenas do planeta, como interagem entre si e seus reflexos na superfície
  • Conhecer os principais tipos de rochas e sua formação

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

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SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 11/05/2011

Espaço Urbano:   [apostila 1, pags. 2 a 14]

  1. História e expansão da indústria
  2. Multinacionais
  3. Tipos de indústrias e fatores locacionais
  4. Indústria no Brasil

OBJETIVO:

  • Compreender as principais características da revoluções industriais e os principais métodos produtivos (fordismo e toyotismo)
  • Entender a importância e os impactos da atuação das multinacionais no mundo
  • Entender as diversas tipologias industriais e os fatores que influenciam na localização industrial
  • Conhecer a origem da industrialização brasileira e seus principais parques industriais

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

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TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 09 e 12/05/2011

Brasil – localização, relevo e energia:  [apostila 1 – frente 2 – págs. 57 a 70] 

  1. Dados cartográficos do Brasil
  2. Relevo brasileiro e suas classificações
  3. Fontes e produção energética brasileira

OBJETIVO:

  • Conhecer localização, pontos extremos e outros dados técnicos
  • Conhecer o relevo e sua disposição no território brasileiro
  • Conhecer as principais fontes energéticas e sua utilização no território brasileiro.

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.