domingo, 1 de maio de 2011

<PLANEJAMENTO SEMANAL DE GEOGRAFIA> ………..PERÍODO: 02/05/2011 a 06/05/2011………..

 

mapa

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO:  04, 05 E 06/05/2011

ATENÇÃO:  Prova trimestral na quinta-feira, dia 05/05/2011. Abaixo as páginas

  1. Paisagem e seus elementos – página 03

  2. Conceitos de paisagem, lugar e espaço geográfico – páginas 2,3, 4, 5 e 6 e caderno

  3. Os elementos que compõem o Sistema Solar – páginas 15 a 17

  4. Movimentos terrestres – páginas 19 e 20

  5. Os raios solares e a superfície terrestre – páginas 21 e 22

  6. Orientação – página 26

  7. Tipos de mapas – página 40

  8. Escalas – página 41

  9. Coordenadas Geográficas – páginas 44, 45 e 46

  10. Fusos Horários do Brasil – teremos aula sobre o assunto na quarta-feira – página 48

Cartografia:   [apostila 1, pags. 46 a 50]

  1. Coordenadas geográficas
  2. Fusos horários

OBJETIVO:

  • Compreender o sistema de mapeamento terrestre
  • Conhecer o sistema de horário mundial

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

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SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 02, 03 e 06/05/2011

ATENÇÃO: Prova trimestral na segunda-feira, dia 02/05/2011. Abaixo as páginas

  1. Brasil extensão territorial – página 04

  2. Localização do Brasil – página 5

  3. Brasil pontos extremos – página 5

  4. Brasil regionalização – páginas 08, 09, 10 e 11

  5. Região Nordeste e as suas sub-regiões – página 12

  6. Densidade demográfica ou população relativa – página 32

  7. Migrações – página 39

  8. Imigrantes no Brasil – páginas 54, 55 e 56

Relevo Brasileiro:   [apostila 2, pags. 59 a 62]

  1. Tipos de relevo
  2. Formação do relevo
  3. Características do relevo brasileiro

OBJETIVO:

  • Conhecer as formas mais comuns de relevo
  • Entender como ocorre a modelagem dos diversos tipos de relevo
  • Conhecer forma, altimetria e estrutura geológica do relevo brasileiro

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

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OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 05 e 06/05/2011

ATENÇÃO: Prova trimestral na sexta-feira, dia 06/05/2011. Abaixo as páginas

  1. Continentes e sua distribuição pela superfície da Terra – página 04

  2. Teoria da Deriva Continental – página 3

  3. Primeiro, Segundo e Terceiro mundos – página 17

  4. Blocos econômicos – páginas 38 e 39

  5. Capitalismo e Socialismo (características) – páginas 14 e 15

  6. Mundo Bipolar – página 16

  7. Regionalização socioeconômica países do Norte e do Sul – página 20

  8. Conceitos econômicos – página 23

  9. Relações entre países (ricos e pobres) – páginas 27, 28 e 29

Europa:  [apostila 2, pags. 56 e 57] 

  1. Correção de exercícios pendentes
  2. Dúvidas referentes a prova trimestral

OBJETIVO:

Em virtude de prova trimestral no dia 06/05/2011, disponibilizaremos a aula de quinta para os alunos sanarem eventuais dúvidas.

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

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NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 02 e 05/05/2011

ATENÇÃO: Prova trimestral na segunda-feira, dia 02/05/2011. Abaixo as páginas

  1. América, características físicas e humanas e localização – páginas 02, 04 e 06

  2. Colonização de povoamento e de exploração – páginas 25

  3. IDH – página 07

  4. Estados Unidos, variedade populacional e cultura – páginas 26 e 27

  5. Estados Unidos, economia – páginas 20, 32

  6. Estados Unidos, influência cultural – página 37

  7. Canadá localização – página 44

  8. Canadá economia – página 45

América Latina:   [apostila 2, pags. 52 a 56]

  1. Contrastes latino-americanos
  2. México

OBJETIVO:

  • Entender, basicamente, as principais diferenças entre anglos e latino-americanos
  • Conhecer os principais aspectos físicos do México

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

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PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 03 e 04/05/2011

ATENÇÃO: Prova trimestral na quarta-feira, dia 04/05/2011. Abaixo as páginas

  1. História da Geografia – página 02 e 03

  2. Projeções cartográficas – páginas 32, 33 e 34

  3. Fusos horários (focar diferença de horário Greenwich/Brasil – página 23

  4. Movimentos terrestres (solstícios, equinócios) – página 12

  5. Cartografia, conceitos – páginas 30 a 34

  6. Escalas – página 34, 35 e caderno

  7. Pontos de orientação – página 15

  8. Fusos horários – (focar aumento/diminuição das horas – Leste/Oeste) página 22 e 23

  9. Coordenadas Geográficas – páginas 17 e 18

Tecnologias modernas aplicadas à cartografia:    [apostila 1, pags. 36 e 37]

  1. Sensoriamento remoto e aerofotogrametria
  2. Sanar dúvidas sobre atividade de mapa e prova trimestral

OBJETIVO:

  • Conhecer as tecnologia para produção cartográfica

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

ATIVIDADE CARTOGRÁFICA

Entrega: Terça-feira -10.05.2011.

Material Necessário:

Computador e internet.

Programa Google Earth em Português (programa gratuito, disponível em: http://google.com.br/; ou em qualquer site de download – baixaki, superdownloads, etc.).

Uma impressora (opcional)

Papel A3, régua, lápis, calculadora, lápis de cor.

Atividade:

Atividade poderá ser feita por até três alunos.

Os alunos deverão acessar o Google Earth escolhendo uma área do tamanho de um ou dois quarteirões na região em que moram, ou que possam ter acesso para uma atividade de campo. Atenção, a área escolhida deverá ter estabelecimentos comerciais, edifícios, parques, ou outros, que possam ser uma referência, pois o mapa apresentará a identificação dos mesmos.

Os alunos deverão observar e anotar, obrigatoriamente, as coordenadas geográficas, a posição geográfica (norte), disponibilizada na imagem de satélite.

Escolhendo a área em questão, os alunos deverão acionar o comando régua do programa, disponibilizado na parte superior do programa. Eles deverão escolher dois pontos para medir (por exemplo, inicio e fim de uma rua). Ao acionar o botão de régua, aparece uma janela e um marcador, o aluno escolhe um ponto, clica, segura no botão do mouse e estica a linha virtual até o segundo ponto. Atenção: muito cuidado com a escolha dos pontos, pois a partir desta medida serão feitos os cálculos de escala.

Quando os alunos esticarem a linha, a janela aberta pela régua indicará a medida dos dois pontos em centímetros (deverá estar em centímetros, caso não esteja, o aluno deverá selecionar no botão de comando).

Para facilitar a confecção do mapa e pela dificuldade de copiar uma imagem de satélite, os alunos poderão acionar o botão maps que está localizado no lado direito do botão régua (último botão). O programa criará a mesma imagem de satélite, contudo, os alunos deverão clicar o botão mapas que surgirá, gerando um mapa de rua baseado na área de escolha dos alunos.

Com este modelo os alunos poderão imprimi-lo para auxiliar na confecção manual.

De posse do mapa, os alunos deverão sair em trabalho de campo para observar e anotar todas as casas, prédios e estabelecimentos comerciais da área escolhida, para colocarem no mapa que produzirão. Poderão também utilizar a própria imagem de satélite. Atenção: a imagem de satélite apresenta um período de atraso, por isso a necessidade de ir a campo, pois a imagem pode não refletir a realidade.

Com os dados em mãos, os alunos deverão produzir manualmente o mapa em questão, com todos os dados relacionados a casas, prédios e estabelecimentos em uma folha A3, folha esta de tamanho superior a A4.

O mapa pronto deverá apresentar o cálculo de escala (criando uma escala numérica e uma gráfica) pois cada mapa terá a sua própria escala..

A avaliação do trabalho está no slide que ajuda a entender como fazer o trabalho.

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SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 04/05/2011

ATENÇÃO: Prova trimestral na quarta-feira, dia 04/05/2011. Abaixo as páginas

  1. Setores de atividade– página 17

  2. Tipos de migrações – página 14

  3. Crescimento da população mundial– página 2 e 3

  4. Expectativa ou esperança de vida – Interpretação de gráfico – página 7

  5. Conceitos demográficos – páginas 04 e 05

  6. Evolução da população brasileira – Interpretação de tabela – páginas 24, 25 e 26

  7. Tipos de agricultura – páginas 5, 6 e 7

  8. Tecnologia na agricultura – página 2 e 3

  9. Melhores práticas ou manejos agrícolas (interpretação pessoal) – sem associação com apostila, contudo se baseia no senso comum, não exigindo conhecimento apurado do tema.

Espaço Urbano:   [apostila 1, pags. 2 e 3]

  1. História e expansão da indústria

OBJETIVO:

  • Compreender as principais características das revoluções industriais e os modelos de desenvolvimentos como Fordismo e Toyotismo.

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

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TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 02 e 05/05/2011

ATENÇÃO: Prova trimestral na quinta-feira, dia 05/04/2011. Abaixo as páginas

Os temas da prova serão da frente 1 da apostila 1
Como a apostila se apresenta deveras resumida, seria interessante o aluno buscar alternativas para estudas os temas.
Ao todo serão 20 questões diretas

  1. Escolas geográficas (possibilismo, determinismo, etc)

  2. Conceitos geográficos – lugar, paisagem, espaço geográfico

  3. Movimentos terrestres (solstício, equinócios, afélio, periélio, insolaçao e zonas térmicas, estações do ano) – serão 4 questões

  4. Orientação – rosa-dos-ventos

  5. Posição do Brasil no globo terrestre (hemistérios, paralelos e meridianos)

  6. Coordenadas geográficas – latitude e longitude

  7. Conhecimento básico de fusos horários – não haverá cálculo.

  8. Tipos de projeções cartográficas

  9. Geologia básica – tectonismo, movimento de placas litosféricas e suas consequências, agentes internos e agentes externos de modelação de relevo

  10. energias renováveis e não-renováveis

Cartografia e Brasil:   [apostila 1 – frente 2, pags. 57 a 59] 

  1. Dados técnicos do Brasil

OBJETIVO:

  • Conhecer os principais dados cartográficos brasileiros, como número de estados, localização, regionalização, pontos extremos

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.