sábado, 30 de abril de 2011

<<CONTEÚDO AVALIAÇÕES TRIMESTRAIS>>

 

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

Prova quinta-feira dia 05/05/2011

  1. Paisagem e seus elementos – página 03
  2. Conceitos de paisagem, lugar e espaço geográfico – páginas 2,3, 4, 5 e 6 e caderno
  3. Os elementos que compõem o Sistema Solar – páginas 15 a 17
  4. Movimentos terrestres – páginas 19 e 20
  5. Os raios solares e a superfície terrestre – páginas 21 e 22
  6. Orientação – página 26
  7. Tipos de mapas – página 40
  8. Escalas – página 41
  9. Coordenadas Geográficas – páginas 44, 45 e 46
  10. Fusos Horários do Brasil – teremos aula sobre o assunto na quarta-feira – página 48

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SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

Prova na segunda-feira, dia 02/05/2011 

  1. Brasil extensão territorial – página 04
  2. Localização do Brasil – página 5 
  3. Brasil pontos extremos – página 5 
  4. Brasil regionalização – páginas 08, 09, 10 e 11
  5. Região Nordeste e as suas sub-regiões – página 12
  6. Densidade demográfica ou população relativa – página 32
  7. Migrações  – página 39
  8. Imigrantes no Brasil – páginas 54, 55 e 56 

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OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

Prova sexta-feira, dia 06/05/2011

  1. Continentes e sua distribuição pela superfície da Terra – página 04
  2. Teoria da Deriva Continental – página 3
  3. Primeiro, Segundo e Terceiro mundos – página 17
  4. Blocos econômicos – páginas 38 e 39
  5. Capitalismo e Socialismo (características) – páginas 14 e 15
  6. Mundo Bipolar – página 16
  7. Regionalização socioeconômica países do Norte e do Sul – página 20
  8. Conceitos econômicos – página 23
  9. Relações entre países (ricos e pobres) – páginas 27, 28 e 29

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NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

Prova segunda-feira, dia 02/05/2011

  1. América, características físicas e humanas e localização – páginas 02, 04 e 06 
  2. Colonização de povoamento e de exploração – páginas 25
  3. IDH – página 07
  4. Estados Unidos, variedade populacional e cultura – páginas 26 e 27 
  5. Estados Unidos, economia – páginas 20, 32
  6. Estados Unidos, influência cultural – página 37
  7. Canadá localização – página 44
  8. Canadá economia – página 45

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PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

Prova quarta-feira, dia 04/05/2011

  1. História da Geografia – página 02 e 03 
  2. Projeções cartográficas – páginas 32, 33 e 34
  3. Fusos horários (focar diferença de horário Greenwich/Brasil – página 23 
  4. Movimentos terrestres (solstícios, equinócios) – página 12 
  5. Cartografia, conceitos – páginas 30 a 34
  6. Escalas – página 34, 35 e caderno 
  7. Pontos de orientação – página 15
  8. Fusos horários – (focar aumento/diminuição das horas – Leste/Oeste) página 22 e 23 
  9. Coordenadas Geográficas – páginas 17 e 18

ESTOU PUBLICANDO A ATIVIDADE DE MAPA PARA SER ENTREGUE NO DIA 10/05/2011. JÁ FIZ A CORREÇÃO DA ESCALA GRÁFICA QUE ESTAVA APRESENTANDO ERRO. ESTA ATIVIDADE SERÁ PUBLICADA  ATÉ A DATA DE ENTREGA.

 

ATIVIDADE CARTOGRÁFICA

Entrega: Terça-feira -10.05.2011.

Material Necessário:

Computador e internet.

Programa Google Earth em Português (programa gratuito, disponível em: http://google.com.br/; ou em qualquer site de download – baixaki, superdownloads, etc.).

Uma impressora (opcional)

Papel A3, régua, lápis, calculadora, lápis de cor.

Atividade:

Atividade poderá ser feita por até três alunos.

Os alunos deverão acessar o Google Earth escolhendo uma área do tamanho de um ou dois quarteirões na região em que moram, ou que possam ter acesso para uma atividade de campo. Atenção, a área escolhida deverá ter estabelecimentos comerciais, edifícios, parques, ou outros, que possam ser uma referência, pois o mapa apresentará a identificação dos mesmos.

Os alunos deverão observar e anotar, obrigatoriamente, as coordenadas geográficas, a posição geográfica (norte), disponibilizada na imagem de satélite.

Escolhendo a área em questão, os alunos deverão acionar o comando régua do programa, disponibilizado na parte superior do programa. Eles deverão escolher dois pontos para medir (por exemplo, inicio e fim de uma rua). Ao acionar o botão de régua, aparece uma janela e um marcador, o aluno escolhe um ponto, clica, segura no botão do mouse e estica a linha virtual até o segundo ponto. Atenção: muito cuidado com a escolha dos pontos, pois a partir desta medida serão feitos os cálculos de escala.

Quando os alunos esticarem a linha, a janela aberta pela régua indicará a medida dos dois pontos em centímetros (deverá estar em centímetros, caso não esteja, o aluno deverá selecionar no botão de comando).

Para facilitar a confecção do mapa e pela dificuldade de copiar uma imagem de satélite, os alunos poderão acionar o botão maps que está localizado no lado direito do botão régua (último botão). O programa criará a mesma imagem de satélite, contudo, os alunos deverão clicar o botão mapas que surgirá, gerando um mapa de rua baseado na área de escolha dos alunos.

Com este modelo os alunos poderão imprimi-lo para auxiliar na confecção manual.

De posse do mapa, os alunos deverão sair em trabalho de campo para observar e anotar todas as casas, prédios e estabelecimentos comerciais da área escolhida, para colocarem no mapa que produzirão. Poderão também utilizar a própria imagem de satélite. Atenção: a imagem de satélite apresenta um período de atraso, por isso a necessidade de ir a campo, pois a imagem pode não refletir a realidade.

Com os dados em mãos, os alunos deverão produzir manualmente o mapa em questão, com todos os dados relacionados a casas, prédios e estabelecimentos em uma folha A3, folha esta de tamanho superior a A4.

O mapa pronto deverá apresentar o cálculo de escala (criando uma escala numérica e uma gráfica) pois cada mapa terá a sua própria escala..

A avaliação do trabalho está no slide que ajuda a entender como fazer o trabalho.

 

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SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO

Prova quarta-feira, dia 04/05/2011

  1. Setores de atividade– página 17
  2. Tipos de migrações – página 14
  3. Crescimento da população mundial– página 2 e 3 
  4. Expectativa ou esperança de vida – Interpretação de gráfico – página 7
  5. Conceitos demográficos – páginas 04 e 05
  6. Evolução da população brasileira – Interpretação de tabela – páginas 24, 25 e 26 
  7. Tipos de agricultura – páginas 5, 6 e 7
  8. Tecnologia na agricultura  – página 2 e 3
  9. Melhores práticas ou manejos agrícolas (interpretação pessoal) – sem associação com apostila, contudo se baseia no senso comum, não exigindo conhecimento apurado do tema.

 

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TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

Prova quinta-feira, dia 05/04/2011

Os temas da prova serão da frente 1 da apostila 1
Como a apostila se apresenta deveras resumida, seria interessante o aluno buscar alternativas para estudas os temas.
Ao todo serão 20 questões diretas

  1. Escolas geográficas (possibilismo, determinismo, etc)
  2. Conceitos geográficos – lugar, paisagem, espaço geográfico
  3. Movimentos terrestres (solstício, equinócios, afélio, periélio, insolaçao e zonas térmicas, estações do ano) – serão 4 questões
  4. Orientação – rosa-dos-ventos
  5. Posição do Brasil no globo terrestre (hemistérios, paralelos e meridianos)
  6. Coordenadas geográficas – latitude e longitude
  7. Conhecimento básico de fusos horários – não haverá cálculo.
  8. Tipos de projeções cartográficas
  9. Geologia básica – tectonismo, movimento de placas litosféricas e suas consequências, agentes internos e agentes externos de modelação de relevo
  10. energias renováveis e não-renováveis

domingo, 24 de abril de 2011

<PLANEJAMENTO SEMANAL DE GEOGRAFIA> ………..PERÍODO: 25/04/2011 a 29/04/2011………..

 

globoccoord

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 27, 28 e 29/04/2011

ATENÇÃO: Todos devem trazer o ATLAS.

Cartografia:  [apostila 1, pags. 40a 45]

  1. Tipos de mapas
  2. Coordenadas Geográficas

OBJETIVO:

  • Conhecer diferentes tipos de mapas e seus objetivos
  • Entender o sistema de localização geográfica

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios

AVALIAÇÃO:

Existirá algumas atividades envolvendo o Atlas que serão a base para uma avaliação.

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logo diversidad (1)

SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 25,26 e 29/04/2011

População:   [apostila 1, pags. 40 a 50]

  1. Principais movimentos migratórios no Brasil
  2. Brasil e sua gente

OBJETIVO:

  • Compreender os motivações e os locais dos maiores deslocamentos (entrada e saída) internos brasileiros
  • Entender a diversidade étnica brasileira e seus principais componentes;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

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normal_europafisico

OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 28 e 29/04/2011

ATENÇÃO: Já estamos na segunda apostila. Caso não estejam utilizando em outras disciplinas, por favor trazer.

Europa – Aspectos Físicos:   [apostila 2, pags. 51 a 59] 

  1. Limites geográficos
  2. Países componentes
  3. Relevo
  4. Clima

OBJETIVO:

  • Conhecer a posição geográfica do continente europeu e seus respectivos países
  • Conhecer os tipos de relevo e climas da Europa

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

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canadian flag

NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 25/04/2011

Canadá:   [apostila 1, pags. 41 a 50]

  1. Aspectos físicos
  2. Aspectos históricos e políticos
  3. Economia

OBJETIVO:

  • Entender a formação territorial do Canadá e sua diversidade natural.

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

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escalas graficas

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 26 e 27/04/2011

Cartografia:  [apostila 1, pags 32 a 39]

  1. Projeções cartográficas
  2. Cálculo de escalas

OBJETIVO:

  • Compreender a ideologia e o simbolismo dos mapas nas suas diversas projeções
  • Entender o cálculo de escalas

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e exercícios de escala.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será uma atividade de contrução de uma mapa de arruamento com os principais elementos cartográficos e cálculo de escala.

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Agropecuaria-01

SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 27/04/2011

Espaço Rural:  [apostila 1, pags. 2 a 15]

  1. Origem e evolução da agropecuária
  2. Sistemas agrícolas e produção agropecuária
  3. Atividades agropecuárias em países subdesenvolvidos
  4. Agropecuária nos países ricos
  5. Espaço agrário brasileiro

OBJETIVO:

  • Compreender o processo de produção agropecuária no mundo e no Brasil
  • Entender o que são subsídios e como afetam os países do Sul

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

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cicloEnergia

TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 25 e 28/04/2011

ATENÇÃO: Temos entrega de atividade sobre temas atuais.

Energia e Recursos Naturais:  [apostila 1 – frente 1, pags 53 a 55] 

  1. Recursos energéticos não-renováveis
  2. Recursos energéticos renováveis

OBJETIVO:

  • Conhecer os principais tipos de recursos energéticos utilizados no mundo e suas vantagens e desvantagens.

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

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