sábado, 2 de abril de 2011

EXERCÍCIO 1° ANO MÉDIO

Alunos temos este exercício e outros dois no Retorno (ler parte azul). Na parte onde se lê atmosfera, desconsidere, pois foi problema de formatação

<<<<<<<<<RETORNO DA SEMANA>>>>>>>>> ……..…PERIODO: 28/03/2011 A 01/04/2011………..

 

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO – APOSTILA 1 – Viagem pelo Espaço - pags 21 a 26.

Foi entregue corrigida a prova aplicada na sexta-feira no dia 30/03/2011. Foram aplicados os exercícios da página 23.

Na quarta-feira foram entregues a prova aplicada na sexta anterior, o mapa de trajeto casa-CEB e o trabalho-pesquisa sobre a paisagem. Aproveitamos o momento para corrigir a prova, que no geral, teve ótimos resultados.

Continuamos o tema dos raios solares e a superfície terrestre onde apresentamos a três zonas de insolação da terra: Zona Intertropical, Zonas Temperadas Sul e Norte e Zonas Polares Sul e Norte. Procuramos evidenciar que a zona intertropical (área entre os Trópicos de Câncer e Capricórnio) é a região que recebe a maior quantidade de insolação (energia). Nas zonas temperadas a inclinação dos raios solares gera nesta região um clima “ameno”, com quatro estações definidas, enquanto nas zonas polares o frio intenso é devido aos raios solares estarem em uma posição “horizontal”, visto sempre na linha do horizonte.

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 Pedimos para os alunos que numa manhã deste final de semana observassem onde nasce o sol, e, esticando o braço direito em direção a nascente, a esquerda seria o oeste, na sua frente o norte e atrás o sul. Com esta postura o aluno deverá identificar qual posição está sua casa.

Na sexta-feira comentamos sobre orientação no espaço geográfico com destaque ao deslocamento do Sol e das estrelas (sentido leste-oeste) que auxiliavam os viajantes na falta de equipamentos precisos. Os alunos anotaram no caderno os pontos cardeais (N, S, L, O) e os pontos colaterais (NE, SE, SO, NO) e a melhor maneira de descobrirmos os principais pontos observando onde nasce o Sol. Inclusive os alunos foram convidados a descobrirem em que posição estão suas casas utilizando uma técnica simples.

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SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO – APOSTILA 1 – Identidade do Brasil – pags. 24 a 30.

Foi aplicada prova na sexta-feira (01/04). Foram corrigidos os exercícios das páginas 23 e 24. Foram aplicados os exercícios das paginas 25 a 28.

Nesta semana trabalhamos os exercícios com objetivo de prova. Foram quatro páginas corrigidas com “toques” do professor para temas mais importantes que os alunos deveriam focar. Contudo, a maioria dos alunos não conseguem levar a sério estas oportunidades, preferem a conversa ou a abstração. Como exemplo, em determinada questão da prova, coloquei um mapa da região nordestina dividida em sub-regiões. Durante a explicação sobre as sub-regiões (Zona da Mata, Agreste, Sertão e Mata dos Cocais) procurávamos desenhar a região nordestina no quadro e deixar bem claro a posição de cada uma. Sub regiões do NordesteOs alunos preferiram neste aprendizado a “decorar” a sequência: Primeiro a Zona da Mata, depois o Agreste e assim vai…

Alguns alunos não conseguiram perceber a sequência a partir do interior para o oceano, pois “esqueceram” de visualizar no quadro e entender as sub-regiões.

Bem, o aluno que aprendeu a identificar estas sub-regiões visualmente percebeu na prova que a sequência numérica estava do interior para o oceano e não ao contrário. O que ocorre é que pelas falas de alguns alunos, eles não perceberam a numeração e sim a sequência decorada e aí temos a perda da questão.

Nesta semana iniciamos o capítulo “População” com comentários sobre as origem das cidades brasileiras e as etnias principais que formaram o povo brasileiro.

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OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO- APOSTILA 1 – O espaço mundial – pags. 24 a 29.

ATENÇÃO: Temos prova na quinta-feira (07/04/2011) das páginas 02 à 29. Os alunos devem observar os continentes, a divisão histórica, sistemas econômicos, o mundo bipolar, primeiro – segundo e terceiro mundos, países do Norte e do Sul, balança comercial – superávit e déficit e dívida externa, as relações comerciais entre países subdesenvolvidos e desenvolvidos (no caderno e parte final apostila).

Abaixo desta postagem deixarei uma série de exercícios para auxiliar os alunos na compreensão dos temas da prova. Como não nos encontraremos até quinta, os alunos poderão enviar as respostas ou dúvidas pelo e-mail (parte de cima do blog) e corrigirei as questões, dando retorno. Lembrando: esses exercícios não valem nota (lógico que a participação é sempre lembrada) e devem ser enviados para correção até terça-feira.

Vimos nesta semana o relacionamento desigual entre países subdesenvolvidos e desenvolvidos desde da época das grandes navegações. Neste primeiro momento as então colônias são fornecedoras de matéria-prima para as metrópoles européias de produtos manufaturados. Estas colônias são proibidas de desenvolverem manufaturas pois poderiam concorrer com a metrópole. O tempo passa e a indepedência das colônias não altera a situação vigente, pois elas continuam ofertando alimentos e minérios enquanto os países ricos os produtos acabados (mais caros, menor quantidade e menor volume). Após a Segunda Guerra Mundial e principalmente após a Globalização vários países passam a dominar tecnologias clássicas (antigas) e serem fornecedoras de manufaturados para os países ricos (via multinacionais, principalmente) deixando para os desenvolvidos as novas tecnologias (nanotecnologia, biotecnologia, microeletrônica, tecnologia aeroespacial, robótica, informática e grifes), em suma, continua a mesma coisa. 54O capital continua a se dirigir em grande quantidade aos países do Norte.

Nanotecnologia, o avanço da ciência para padrões microscópicos.

Aproveitamos para deixar claro que países subdesenvolvidos dificilmente serão desenvolvidos pois esta não foi a trajetória dos países ricos, já que eles nunca foram “sub” e muito menos tinham outros páises para explorá-los.

Comentamos sobre a concentração de capital com as fusões e incorporações de empresas, onde um número menor de investidores possui cada vez mais riqueza em detrimento da sociedade em geral. Explicamos basicamente o funcionamento do mercado de ações.

Por último, em determinado momento, surgiu questionamentos sobre a tecnologia nuclear, e não poderíamos nos furtar de tal assunto, principalmente estando na TV explosao_nuclearos problemas na usina japonesa.

Simulação de explosão nuclear. Esta casa está a 1 quilômetro de distância e levou apenas dois segundos para a onda de choque destruí-la.

Começamos contando a história de Goiânia, onde catadores de lixo se deparam com uma caixa chumbada que continha em seu interior o Césio, material radiotivo e extremamente perigoso que ocasionou a morte destes homens (eles estão enterrados em uma caixa de chumbo com concreto ao redor, devido a radiotividade) e de muitas outras pessoas que estiveram próximos deste material, sem falar nos problemas de saúde ocasionados para aqueles que sobreviveram. Terminamos tentando explicar que a explosão nuclear é uma fissão ou fusão do núcleo dos átomos que gera uma onde de choque quente, violenta e radiotiva destruindo tudo a quilômetros de distância.

EXERCÍCIOS PREPARATÓRIOS PARA A PROVA – 8 ano

1. A atual configuração dos continentes tem sua origem num supercontinente. Como ele se chama e qual a distribuição atual dos continentes?

2. Quem são os chamados continentes do velho mundo e por que recebem esta denominação?

3. Apresente três características (cada) dos sistemas capitalistas e socialistas.

4. Descreva o que significou a queda do Muro de Berlim para o mundo.

5. Por que o socialismo adotado na União Soviètica não mais se sustentou como forma de organização econômica e social a partir do início da década de 1990?

6. Quem eram os países do chamado Segundo Mundo?

7. Por que as denominações subdesenvolvido – desenvolvido e primeiro – segundo e terceiros mundos cairam em desuso?

8. Por que países como a Austrália e Nova Zelândia mesmo estando no hemisfério sul são considerados países do norte?

9. O Brasil é um país do Sul, porém não pode ser enquadrado na mesma situação de países africanos (exceção á Africa do Sul), por quê?

10. Relacione as diferenças entre países ricos e pobres no comércio mundial.

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NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO – APOSTILA 1 – EUA – Nação poderosa – pags 15 a 24.

ATENÇÃO: Temos prova na quinta-feira (07/04/2011) das páginas 02 à 22. Os alunos devem observar a localização da América, seus aspectos físicos, divisões da América (física e cultural), IDH, aspectos gerais e físicos dos EUA (relevo, clima, hidrografia e vegetação), distribuição agrícola norte-americana.

Abaixo desta postagem deixarei uma série de exercícios para auxiliar os alunos na compreensão dos temas da prova. Os alunos poderão enviar as respostas ou dúvidas pelo e-mail (parte de cima do blog) e corrigirei as questões, dando retorno. Lembrando: esses exercícios não valem nota (lógico que a participação é sempre lembrada) e devem ser enviados para correção até terça-feira.

Foram aplicados os exercícios das páginas 15, 16, 17, 20, 21 e 22.

Iniciamos a segunda com aplicação e correção de exercícios sobre a parte física dos EUA que ficaram pendentes devido a construção do perfil topográfico (que também tinha exercícios específicos).

Na quinta começamos o capítulo que se refere aos aspectos humanos dos EUA. Para sermos bem básicos perguntamos qual era a língua falada neste país e, por associação, qual nação colonizou. Explicamos que os espanhóis já haviam passado pelo território se concentrando no sul, como Flórida e Califórnia (Los Angeles, San Francisco e San Diego são nomes castelhanos). Também lembramos dos franceses e sua ocupação via rio São Lourenço (Canadá) e Mississipi (EUA). 13coloniasA colonização das treze colônias não apresentou uma ocupação hegemônica pois os grupos do norte eram pequenos produtores familiares que produziam gêneros alimentícios básicos para a sua sobrevivência e troca, enquanto os do sul se estabeleceram em grandes fazendas produtoras de algodão e fumo com trabalho escravo.

As Treze Colônias e o futuro território norte-americano

Esta diferença será a chave para a guerra civil que ocorrerá no século XIX, com vitória das colônias do Norte.

A partir das treze colônias grande parte dos EUA serão ocupados através de compra de território da França e Inglaterra ou pela guerra com Espanha ou México, criando um território gigantesco, do oceano Atlântico ao Pacífico, que estava aberto a chegada dos imigrantes ávidos por terras. 

EXERCÍCIOS PREPARATÓRIOS PARA A PROVA – 9 ano

1. Como está distribuída as terras do continente americano? Que consequências esta posição gera para o continente?

2. Quais são as duas formas mais comuns de regionalização do continente americano? Qual a posição do Brasil nas duas formas diferentes de regionalização?

3. Quais são as formas de relevo do continente americano a leste, ao centro e a oeste?

4. Quais são as três dimensões que formam o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Explique como essas dimensões podem representar o desenvolvimento de um país.

5. Quais são as principais características que fazem dos EUA a maior potência econômica do mundo?

6. Explique o relevo dos EUA a partir do sentido oeste-leste (lembre o perfil topográfico).

7. Como o relevo (oeste e centro) e as correntes marítimas ajudam a definir o clima dos EUA

8. Escolha uma vegetação dos EUA e explique-a.

9. Qual é o principal rio dos EUA e por que ele é importante?

10. A produção agrícola dos EUA apresenta uma característica importante que a difere de outros países. Explique.

11. O que são subsídios e por que eles são tão importantes para os produtores agrícolas dos EUA?

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PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO – APOSTILA 1 – Orientação no espaço – págs. 15 a 18

ATENÇÃO: Temos prova na terça-feira (05/04/2011) das páginas 02 a 19. Os alunos devem observar a ciência geográfica (determinismo, possibilismo e o meio-técnico-científico-informacional), conceitos geográficos (lugar, paisagem e espaço geográfico), origem e movimentos terrestres (rotação – translação e suas consequências), orientação no espaço e coordenadas geográficas.

Estou tentando deixar um exercício virtual em outra postagem com objetivo de treinamento para a prova. Todavia, estou tendo problemas para deixar no blog. Por isso, abaixo está uma sequência de perguntas e um mapa com exercício de coordenadas. As respostas do mapa estão no final do retorno. Correção do exercício ou dúvidas, entre em contato pelo e-mail (no inicio do blog) até segunda-feira (não vale nota, mas a participação sempre é lembrada)

Iniciamos o tema orientação no espaço explicando a importância das estrelas para a orientação, citamos a estrela polar como referência de norte pois está localizada acima do polo Norte e por estar fixa enquanto outras giram ela possibilitou deslocamentos no Hemisfério Norte. Já para o Hemisfério Sul a estrela de referência é a Crux também chamada de Cruzeiro do Sul que não está diretamente no polo Sul exigindo retificações para a orientação.

Falamos da bússola com magnetita ou imantada que aponta para o norte pois o campo gravitacional se concentra no polo norte. Este campo gravitacional é importante até para a proteção do planeta com relação as explosões solares. Lembramos também que o polo magnético se desloca e que não está na mesma posição do polo geográfico.gps-garmin-preço-melhor-gps2

 

O GPS saiu de um objetivo militar para ser utilizado largamente no meio civil

 

Para fechar este tema comentamos sobre o GPS (Sistema de Posicionamento Global) desenvolvido pelos norte-americanos com objetivos militares. Quando foi liberado para os civis, ele apresentava uma imprecisão que poderia chegar até 90 metros. Com as críticas e a concorrência de novos sistemas que estão chegando, o governo americano cedeu e corrigiu a diferença. O sistema é formado por mais de 30 satélites em órbita que são acionados por aparelhos em terra formando uma triangulação para registrar a posição correta.

Terminamos a semana com coordenadas geográficas. A linha do Equador separa os hemisférios Norte e Sul e que os principais paralelos são os Trópicos e os Círculos Polares. Baseado nestas linhs temos as latitudes que vão de 0° a 90° para cada hemisfério. Já os meridianos temos o Greenwich e anti-meridiano (continuação) que serve como Linha Internacional de Data. Baseado nos meridianos temos as longitudes (oeste-leste) de vão de 0° a 180° em cada hemisfério.

EXERCÍCIOS PREPARATÓRIOS PARA A PROVA – 1° ano

1. Defina Determinismo e Possibilismo.

2. O que você entende sobre Espaço Vital?

3. Defina os conceitos de Lugar, Paisagem e Espaço Geográfico.

4. Apresente e explique duas consequências do movimento de rotação terrestre.

5. Explique o periélio e o afélio.

6. Por que ocorrem as estações do ano? Explique o mecanismo.

7. Defina solsícios e equinócios

8. Qual a diferença entre polo geográfico e polo magnético?

9. Explique o funcionamento do Sistema de Posicionamento Global.

10. Nomeie os principais paralelos e meridianos.

11 O que são latitudes?

12. O que são longitudes?

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Orientação
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SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO – APOSTILA 1 – Dinâmica da população – pags. (não houve).

Foi aplicada prova nesta quarta-feira (30/04/2011).

Apesar da prova ter apenas 7 questões os alunos levaram mais de uma hora para finalizar. Descontando o tempo para distribuir os alunos (o que não adiantou muito, pois este professor percebeu que as distâncias desejadas não fechavam) a demora ainda foi grande. Percebi que alguns alunos, a despeito das questões fáceis, não estudaram o suficiente, não prestaram atenção nas aulas ou nas correções de exercícios (tiramos duas aulas para tal finalidade).

Mesmo com uma maioria considerando que foi bem, é frustante ver alunos perguntando sobre conceitos básicos de demografia ou de migrações que tanto falamos. Longevidade, êxodo rural são palavras que já deveriam estar inseridas no contexto do aluno.

No final da prova aproveitei para entregar os trabalhos de demografia (físicos, pois os virtuais já tinham sido direcionados) e fiz uma rápida correção para os alunos. É difícil prever o resultado da avaliação, mas pela angústia de alguns pelo resultado, quem sabe. Alunos! Quarta eu devolvo a prova corrigida.

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TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO – APOSTILA 1 – Frente 1 – Estrutura terrestre e suas formas de relevo – pags. 47 a 49

Começamos esta semana com geologia básica. A formação do planeta Terra a 4,6 bilhões de anos e as Eras geológicas foram o ponto de partida (Azóica, Pré-cambriana, Paleozóica, Mesozóica e Cenozóica) as estrutura interna do planeta com suas divisões (núcleos interno sólido e externo “líquido” o magma e crosta – comentamos sobre a Descontinuidade de Moho e a Astenosfera e como os abalos sísmicos ajudaram os cientistas a identificar estas zonas. Apresentei um vídeo sobre o “funcionamento” do interior do planeta, segue abaixo:

Representação do interior da Terra

Continuamos nossa saga geológica com as teorias de Wegener e Placas Tectônicas sobre a Deriva Continental e de como a crosta está fragmentada em placas que por isostasia se “equilibram” no magma (lembrando, magma dentro da crosta, quando chega a superfície chamamos de lava devido a liberação de gases e vapor). As evidências do deslocamento da crosta é percebido por alguns encaixes continentais, relevos em diferentes continentes que apresentam a mesma composição mineralógica, como se fossem apenas um e os fósseis de animais que não teriam como se deslocar por via aérea ou marítima para chegar do outro lado do oceano.

A teoria das placas tectônicas surgiram quando submarinos americanos faziam pesquisas sobre o fundo oceânico com sonares/radares e perceberam que no meio do oceano Atlântico as rochas eram “novas” devido a derrames das meso-oceânicas e que indo em direção aos continentes essas rochas ficavam cada vez mais “velhas”. Essas meso-oceânicas são placas divergentes geradas pela ascenção do magma na superfície, e que do outro lado da placa há o encontro delas (convergentes) gerando os principais terremotos, vulcanismos e tsunamis no planeta. Por último temos as placas transformantes, transcorrentes ou transcurrentes como queiram que são placas que se deslocam “de lado” e que geram falhas como a de San Andreas na Califórnia.

Na quinta-feira tivemos problemas com o computador do data show, por isso não pude apresentar algumas imagens sobre as meso-oceânicas e a falha de San Andreas. Estou disponibilizando o slide que ainda não terminamos, abaixo:

RESPOSTAS DA ATIVIDADE DE COORDENADAS GEOGRÁFICAS

(50°S140°O) – (20°N120°O) – (30°S70°O) – (70°N70°O) – (0°20°O) – (50°N0°) – (50°S20°L) – (40°N80°L) – (20°S100°L) – (50°N160°L)

domingo, 27 de março de 2011

<PLANEJAMENTO SEMANAL DE GEOGRAFIA> …………PERIODO: 28/03/2011 A 01/04/2011……….

 

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SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 30, 31 E 01/04/2011

Zonas Climáticas da Terra, Orientação:   [Apostila 1, pags 21 a 32]

  1. Os raios solares e a superfície terrestre
  2. Orientação nas paisagens do espaço geográfico
  3. Instrumentos para orientação

OBJETIVO:

  • Compreender a distribuição de luz e calor no planeta Terra
  • Conhecer os métodos de orientação e seus instrumentos

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

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SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 28, 29/03/2011 e 01/04/2011

ATENÇÃO: Teremos prova no dia 01/04/2011 (apesar do dia, não é uma mentira) com os temas relacionados abaixo. Temos deveres para serem corrigidos na segunda, nas páginas 23 (n°02) e 24.                                                                                               

TEMAS DA PROVA DE  01/04/2011

Brasil – Dados Gerais (pags. 02 a 04)
Localização do Brasil (pag. 05)
Divisões do Território Brasileiro (IBGE – pags. 08 a 10)
Divisão Geoeconômica (Nordeste, Amazônica e Centro-Sul – pags.11 a 28)

Durante a semana ainda teremos aplicações e correções de exercícios da apostila com intuito de prepar os alunos para a prova.

População:   [apostila 1, pags 29 a 34]

  1. Países e populações
  2. Países populosos e povoados

OBJETIVO:

  • Conhecer a dinâmica populacional brasileira
  • Compreender a diferença entre populoso e povoado (população absoluta e densidade demográfica

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

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OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 31 e 01/04/2011

ATENÇÃO: Os alunos se comprometeram em atualizar os dados da tabela sobre as maiores dívidas externas do mundo na página 24.

Diversidades econômicas – impactos sociais:  [apostila 1, pags. 24 a 30] 

  1. Dependência econômica e tecnológica
  2. Indicadores de desenvolvimento (renda per capita)

OBJETIVO:

  • Perceber a importância do capital e da tecnologia para economia global
  • Entender as relações colônia-metrópole e suas consequências nos dias de hoje
  • Conhecer o índice Renda per Capita como valor de referência

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

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NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 28/03/2011 e 01/04/2011

ATENÇÃO: Para a primeira aula de segunda, finalizaremos exercícios da apostila sobre os aspectos físicos dos EUA.

Estados Unidos – aspectos humanos:  [apostila 1, pags. 23 a 28]

  1. EUA – Ocupação territorial.
  2. EUA – Variedade populacional e cultura nacional

OBJETIVO:

  • Conhecer o processo de ocupação espacial norte-americana.
  • Conhecer a população multifacetada norte-americana.

METODOLOGIA:

Aula expositiva e dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

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PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 30/03/2011

Orientação no espaço:  [apostila 1, pags. 15 a 18]

  1. Localização pelos astros e pontos de orientação
  2. Instrumentos de orientação
  3. Coordenadas Geográficas

OBJETIVO:

  • Conhecer o sistema de orientação pelos astros.
  • Entender o funcionamento básico da bússola e do GPS
  • Conhecer os sistema de localização baseado em linhas imaginárias

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

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SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 30/03/2011

ATENÇÃO: Temos prova na quarta-feira (30/03/2011). Serão 7 questões sobre demografia e migrações. Utilizaremos apenas a primeira aula para aplicação de prova. Evitem atrasos.

População brasileira:   [apostila 1, pags. 22 a 25]

  1. Estrutura étnica
  2. Dados gerais da população brasileira

OBJETIVO:

  • Entender a miscigenação brasileira e sua distribuição
  • Conhecer as taxas demográficas brasileiras e sua evolução

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

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TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 28 e 31/03/2011

Geologia básica:   [apostila 1 – Frente 1 – pags. 47 a 52] 

  1. Geologia histórica
  2. Estrutura da Terra
  3. Rochas
  4. Solo
  5. Formação de relevo (internos e externos)

OBJETIVO:

  • Conhecer a escala de tempo geológica
  • Conhecer as camadas terrestres e os movimentos tectônicos
  • Entender a formação das rochas e solos
  • Compreender os diversos tipos modeladores de relevo

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.