quarta-feira, 9 de março de 2011

<PLANEJAMENTO SEMANAL DE GEOGRAFIA> …………PERÍODO: 10.03.2011 a 18.03.2011…………..

 

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SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 10, 11, 16, 17 e 18/03/2011

ATENÇÃO: Temos o exercícios na página 09. Foi passado uma atividade para ser feita em casa com entrega para o dia 18.03.2011, ela estará postada logo abaixo. Para sexta-feira os alunos devem trazer régua.

Composição de uma Paisagem:  [apostila 1, pags. 10 e 11]

Viagem Pelo Espaço:  [apostila 1, pags. 13, 14, 15, 16 e 17]

  1. Espaço geográfico no meio urbano e rural;
  2. Pontos de referência – O trajeto do nosso dia-a-dia (sexta da cartografia);
  3. Elementos do universo;
  4. Sol, Lua e Planeta Terra;
  5. Outros astros do universo;

OBJETIVO:

  • Perceber o uso do espaço em diferentes meios (urbano e rural);
  • Reconhecer elementos de destaque no espaço;
  • Criar mapas mentais de trajetórias e transpô-los para o papel;
  • Conhecer elementos que não se encontram na superfície terrestre;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios. Construçao de mapa mental. Poderemos utilizar um vídeo para o tema elementos do universo.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

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mapa geoeconomicas

SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 11, 14, 15 e 18/03/2011

ATENÇÃO: O dia 14.03.2011 é o prazo final para a entrega da reportagem sobre um problema brasileiro. Infelizmente, poucos alunos se preocuparam em retirar de uma revista, jornal ou mesmo da internet uma simples reportagem,  por isso estamos apertando o prazo. Na quinta-feira (10.03.2011) passarei rapidamente na sala para informar a nova data. Esta reportagem servirá para uma atividade em grupo na sala, por isso, é essencial a participação de todos.

Gigante pela Própria Natureza:  [apostila 1, pags. 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15 e 16]

  1. Regiões brasileiras – IBGE (Sudeste e Sul);
  2. Regiões Geoeconômicas (Nordeste);

OBJETIVO:

  • Perceber os critérios utilizados nas regionalizações brasileiras;
  • Conhecer os contrastes relacionados a região geoeconômica do Nordeste;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios. Dentro deste planejamento, aproveitando o tema Nordeste e seus contrastes, tomando o cuidado de não associar diretamente a esta região e sim expandir para o Brasil, poderemos iniciar uma atividade sobre os problemas brasileiros, caso o cronograma siga dentro do esperado. Serão formados grupos a partir dos temas escolhidos, e os alunos definirão o problema para a turma e produzirão propostas com mediação do professor.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe. A entrega da atividade sobre os problemas brasileiros.

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terceiro mundo

OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 10, 11, 17 e 18/03/2011

ATENÇÃO: Temos correção de exercícios na página 12. Temos também uma atividade de cartaz com entrega para o dia 25.03.2011, ela estará postada logo abaixo:

Divisões do Mundo – Ideologia e Economia:   [apostila 1, pags. 13, 14, 15, 16, 17, 18 e 19] 

  1. Capitalismo;
  2. Socialismo;
  3. Mundo Bipolar;
  4. Primeiro, Segundo e Terceiro Mundo;

OBJETIVO:

  • Compreender as principais diferenças entre sistemas econômicos;
  • Conhecer a polaridade criada pela Guerra Fria e suas principais consequências;
  • Entender uma antiga regionalização mundial baseada em três mundos;

METODOLOGIA:

Aula Expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

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5

NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 10, 14 e 17/03/2011

ATENÇÃO: Temos atividade para ser entregue no dia 23.03.2011, ela estará postada logo abaixo.

Estados Unidos da América – Nação Poderosa:  [apostila 1, pags. 9, 10, 11…22]

  1. EUA – apresentação;
  2. EUA – aspectos geológicos;
  3. EUA – clima e vegetação;
  4. EUA – hidrografia;

OBJETIVO:

  • Entender a influência econômica e cultural norte-americana;
  • Conhecer os principais elementos do relevo norte-americano;
  • Reconhecer a influência do clima e da extensão territorial na vegetação;
  • Perceber a importância dos rios e lagos para a conquista e espacialização do território norte-americano;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada. Atividade de percepção dos alunos sobre o Estados Unidos, com formação de grande grupo e posterior formação de grupos com respostas próximas para efetivar um conceito próprio. Produção de perfil topografico longitudinal dos Estados Unidos como apoio ao assunto (EUA físico) e aplicação de exercícios específicos.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe. Entrega de perfil com respostas.

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A TERRA VISTA DO ESPAÇO ANOITECE - FUSOS HORÁRIOS

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 15 e 16/03/2011

ATENÇÃO: Temos correção dos exercícios das páginas 6 e 7. Temos também atividade para ser entregue no dia 23.03.2011, ela está postada logo abaixo.

Origem e Movimentos do Planeta Terra:  [apostila 1, pags. 10, 11 e 12] 

  1. Origem e forma do planeta Terra;
  2. Movimentos do planeta Terra (rotação e translação);

OBJETIVO:

  • Conhecer a formação do planeta Terra e as causas de sua forma;
  • Compreender as influências dos movimentos terrestres;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

ABAIXO O GABARITO DOS “TESTES” DAS PÁGINAS 7, 8 E 9. FICARAM PARA SEREM CORRIGIDAS EM SALA AS “ATIVIDADES”. DESDE JÁ ESTOU A DISPOSIÇÃO, ATRAVÉS DE E-MAIL OU NA SALA DE AULA, PARA SOLUCIONAR QUAISQUER DÚVIDAS QUE POSSAM SURGIR REFERENTES A ESTE GABARITO.

01)

D)
02) F, F, F, V, F
03) A)
04) D)
05) B)
06) D)
07) B)
08) C)

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MIGRAÇÕES

SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 16/03/2011

ATENÇÃO: Temos exercícios para correção nas páginas 3, 6 e 8.

Estrutura da População e Atividades Econômicas:   [apostila 1, pags. 12, 13, 14, 15, 16 e 17]

  1. Estrutura etária;
  2. Pirâmide etária;
  3. Migrações;
  4. PEA E PEI;
  5. Setores de atividades;

OBJETIVO:

  • Conhecer as faixas etárias;
  • Compreender as informações contidas em pirâmides etárias;
  • Perceber a dinâmica de deslocamento das populações;
  • Entender que são ativos e inativos num país e seus impactos;
  • Conhecer os três setores econômicos;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com data show e aplicação de exercícios;

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

Que tal 0,5 pontos na média do primeiro trimestre? Para obter, você deve ler atentamente o pequeno texto abaixo e buscar as informações na internet ou outra fonte de pesquisas. Você deve responder com suas palavras, (vá por mim, eu saberei) evitando simplesmente copiar uma resposta, pois o objetivo é que voce leia, raciocine e internalize o conceito. Outro detalhe é que não deve aparecer respostas idênticas de dois ou mais alunos, pois somente considerarei a resposta que chegou primeiro, isto quer dizer “amigos, amigos, negócios aparte” – não é um trabalho em grupo. Respondidas as questões com suas palavras enviar por e-mail até as 23 horas de domingo (13.03.2011). Eu acusarei o recebimento do e-mail e após correção informarei se você conseguiu os pontos. Por último, caso uma das respostas esteja incorreta, e apenas uma, o aluno obterá 0,25 na média do primeiro trimestre. È pegar ou largar…até mais….

“Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, a população do Terceiro Mundo dobrou. Se ela continuar a crescer no ritmo atual, irá dobrar novamente daqui a trinta anos, representando então 80% da humanidade. Segundo projeções, apenas na metade do século XXI poderá ocorrer uma diminuição no crescimento demográfico.

Por que esse crescimento da população é tão grande? Ao contrário dos países desenvolvidos, os países do Terceiro Mundo estão começando agora a passar por uma transição demográfica: os índices de mortalidade baixaram consideravelmente, ao passo que as taxas de natalidade se mantém elevadas. Como lei histórica fundamental, essa transição demográfica só termina quando a taxa de natalidade começa a diminuir e o índice de crescimento da população atinge um nível moderado.

Os diversos continentes, porém, chegaram a estágios diferentes de sua transição demográfica: daqui a cinquenta ou cem anos, a população deve dobrar na Ásia, enquanto poderá triplicar na América Latina e quadruplicar na África. De fato, enquanto a Ásia e a América Latina passaram por um período de intenso crescimento demográficonas últimas décadas, a Àfrica, durante muito tempo subpovoada, ainda tem diante de si a perspectiva de um crescimento vertiginoso da população.”

FERNANDES, Laetitia. Terceiros mundos. Àtica: São Paulo, 2003. pags. 11 e 12.

  1. O conceito de Terceiro Mundo já não é mais utilizado, pois outras denominações surgiram para substituí-lo. Mas afinal, quem são os países do Terceiro Mundo? Se existia um Terceiro Mundo, quem eram o Primeiro e o Segundo Mundos?
  2. O que seria Transição Demográfica? Por que na regra, independente do país, as taxas de mortalidade sempre diminuem antes das taxas de natalidade?
  3. O continente africano, segundo as teorias atuais, é o berço da humanidade. Se isto é verdade, se foi neste continente que o homem iniciou sua trajetória de conquista do planeta, por que então, foi durante muito tempo um continente subpovoado? Por que a população não cresceu no mesmo ritmo de outros continentes, anteriormente?

ABAIXO O GABARITO DOS “TESTES” DAS PÁGINAS 8, 9, 10 E 11. FICARAM PARA SEREM CORRIGIDAS EM SALA AS “ATIVIDADES”. DESDE JÁ ESTOU À DISPOSIÇÃO, ATRAVÉS DE E-MAIL OU NA SALA, PARA SOLUCIONAR QUAISQUER DÚVIDAS QUE POSSAM SURGIR REFERENTES A ESTE GABARITO.

01)

A) Proximidade com a África em virtude da curta distância do Estreito de Gibraltar, facilitando o acesso de pequenos barcos clandestinos.

B) Más condições de vida locais, levando-as a migrar em direção à Europa em busca de emprego e melhorias de vida (educação, saúde)

02)

A)

03)

A)

04)

B)

05)

F, F, V, V, V

06)

C)

07)

C)

08)

C)

09)

D)

10)

A)

11)

B)

12)

D)

13)

B)

14)

A)

15)

B)

 

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utm-geograficas-1

TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 10, 14 e 17/03/2011

ATENÇÃO: Temos atividade para ser entregue até o dia 18/03/2011, ela estará postada logo abaixo.

Linguagem Cartográfica:  [apostila 1 – Frente 1, pags. 40, 41, 42, 43 e 44] 

  1. Mecanismos de orientação;
  2. Forma da Terra e seus movimentos;
  3. Coordenadas geográficas;
  4. Fusos horários;
  5. Projeções geográficas: cartografia;

OBJETIVO:

  • Conhecer os sistemas mais comuns de orientação;
  • Entender os principais movimentos terrestres;
  • Compreender os sistema de mapeamento terrestre;
  • Conhecer as zonas horárias terrestre;
  • Entender as projeções em mapas e seus significados;

METODOLOGIA:

Aula expositiva com data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

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