sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ANUAIS DO ENSINO MÉDIO


4.1.: PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO


          4.1.1. - 1º Trimestre

                    4.1.1.1. Ciência geográfica.
                    4.1.1.2. Origem e movimentos do planeta Terra.
                    4.1.1.3. Orientação no espaço.
                    4.1.1.4. Fusos horários.
                    4.1.1.5. Cartografia.

         4.1.2. - 2º Trimestre

                    4.1.2.1. Litosfera e evolução geológica da Terra.
                    4.1.2.2. Relevo terrestre.
       
         4.1.3. - 3º Trimestre

                    4.1.3.1. Hidrosfera.
                    4.1.3.2. Atmosfera Terrestre.
                    4.1.3.3. Fitogeografia Terrestre.




4.2.: SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO

          4.2.1. - 1º Trimestre

                    4.2.1.1. População.
                    4.2.1.2. Espaço Rural.
                    4.2.1.3. Espaço Urbano.

          4.2.2 - 2º Trimestre

                    4.2.2.1. Energia no Mundo e no Brasil.
                    4.2.2.2. Transportes e Telecomunicações no Brasil e no Mundo.
                    4.2.2.3. Comércio Internacional e do Brasil.
                    4.2.2.4. Capitalismo.

          4.2.3 - 3º Trimestre

                    4.2.3.1. Mundo Bipolar e Guerra Fria.
                    4.2.3.2. Nova Ordem Mundial.
                    4.2.3.3. Mundo Sem Fronteiras.
                    4.2.3.4. Formação e Organização do Espaço Brasileiro.
                    4.2.3.5. Geopolítica do Brasil.
                    4.2.3.6. Questões Ambientais.




4.3.: TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

          4.3.1 - 1º Trimestre
         
                    4.3.1.01. Conhecendo o espaço geográfico.
                    4.3.1.02. Linguagem cartográfica.
                    4.3.1.03. Dinâmica terrestre – do universo às formações geológicas.
                    4.3.1.04. Recursos minerais e energéticos.
                    4.3.1.05. O papel da Geografia na integração nacional.
                    4.3.1.06. Importância da Cartografia.
                    4.3.1.07. Relevo brasileiro e suas paisagens.
                    4.3.1.08. Recursos naturais e energéticos.
                    4.3.1.09. Importância da Geopolítica.
                    4.3.1.10. Fronteiras físicas ou secas?
                    4.3.1.11. Políticas energéticas e futuro.
                    4.3.1.12. Diversas faces da política internacional.

          4.3.2 - 2º Trimestre

                    4.3.2.01. Clima.
                    4.3.2.02. Domínios morfoclimáticos e suas riquezas.
                    4.3.2.03. Água.
                    4.3.2.04. Das cavernas às megalópoles.
                    4.3.2.05. Dinâmica climática no Brasil.
                    4.3.2.06. Domínios morfoclimáticos.
                    4.3.2.07. Diversidade das águas no Brasil.
                    4.3.2.08. Processo de urbanização brasileira.
                    4.3.2.09. Clima e política, o que eles têm em comum?
                    4.3.2.10. Cidades cosmopolitas e questões ambientais.
                    4.3.2.11. Respeitando as diferenças.
                    4.3.2.12. Globalização ou Mundialização.

          4.3.3 - 3º Trimestre

                    4.3.3.01. População – cabe tanta gente no planeta?
                    4.3.3.02. Processo agrícola no mundo.
                    4.3.3.03. Industrialização – dependemos dela?
                    4.3.3.04. Desigualdades socioambientais e econômicas.
                    4.3.3.05. População brasileira e suas características.
                    4.3.3.06. Sistema agrícola no Brasil.
                    4.3.3.07. Dinâmica industrial brasileira.
                    4.3.3.08. Papel do Brasil nas dinâmicas mundiais.
                    4.3.3.09. Economia globalizada – fluxos do comércio global.
                    4.3.3.10. Blocos econômicos e a nova ordem mundial.
                    4.3.3.11. Papel da Guerra Fria na configuração mundial atual.
                    4.3.3.12. Configurações sociais e políticas –quais são as suas relações?

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ANUAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO



4.1.: 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO


          4.1.1 - 1º Trimestre

                    4.1.1.1. Composição de Uma Paisagem.
                    4.1.1.2. Viagem pelo Espaço.
                    4.1.1.3. Mapas: Auxilio aos Navegantes.
                    4.1.1.4. Grandes Transformações.

          4.1.2 - 2º Trimestre

                    4.1.2.1. A Força da Natureza.
                    4.1.2.2. Terra: Planeta Água.
                    4.1.2.3. Atmosfera Terrestre.
                    4.1.2.4. O Ar em Movimento.

          4.1.3 - 3º Trimestre

                    4.1.3.1. Influência do Clima na Vegetação.
                    4.1.3.2. Espaço Rural.
                    4.1.3.3. Espaço Urbano.
                    4.1.3.4. Atividades Econômicas no Espaço Urbano.




4.2.: 7° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

          4.2.1 - 1º Trimestre

                    4.2.1.1. Representação do Espaço Brasileiro.
                    4.2.1.2. Divisão do Território Brasileiro: Proposta (IBGE - Geoeconômica).
                    4.2.1.3. Distribuição Populacional.
                    4.2.1.4. Formação do Povo Brasileiro.

          4.2.2 - 2º Trimestre

                    4.2.2.1. Formas do Relevo Brasileiro.
                    4.2.2.2. Hidrografia Brasileira.
                    4.2.2.3. Tipos Climáticos e Cobertura Vegetal do Brasil.
                    4.2.2.4. Agronegócios no Brasil.
                    4.2.2.5. Relações de Interdependência Socioeconômica (campo/cidade).

          4.2.3 - 3º Trimestre

                    4.2.3.1. Dinâmica Industrial no Brasil.
                    4.2.3.2. Os Indicadores Socioeconômicos e políticos do Brasil.
                    4.2.3.3. Urbanização.
                    4.2.3.4. Fluxos de Pessoas e Mercadorias.
                    4.2.3.5. Recursos Energéticos.




4.3.: 8° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

          4.3.1 - 1º Trimestre

                    4.3.1.1. Subdivisão Física e Histórica dos Continentes.
                    4.3.1.2. Subdivisão Econômica dos Continentes.
                    4.3.1.3. Globalização.
                    4.3.1.4. Continente Europeu.

          4.3.2 - 2º Trimestre

                    4.3.2.1. Aspectos Econômicos e Sociais da Europa.
                    4.3.2.2. Rússia.
                    4.3.2.3. Espaço Asiático.
                    4.3.2.4. Aspectos Populacionais da Ásia.

          4.3.3 - 3º Trimestre

                    4.3.3.1. China e Índia.
                    4.3.3.2. Aspectos Econômicos da Ásia.
                    4.3.3.3. Aspectos Socioeconômicos e Políticos (Tigres Asiáticos – Japão).
                    4.3.3.4. Aspectos Socioeconômicos e Políticos do Oriente Médio.




4.4.: 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

          4.4.1 - 1º Trimestre

                    4.4.1.1. Aspectos Físicos e Econômicos da América.
                    4.4.1.2. Estados Unidos da América: Aspectos Físicos.
                    4.4.1.3. Estados Unidos da América: Aspectos Populacionais.
                    4.4.1.4. Estados Unidos da América: Aspectos Econômicos e Sociais.
                    4.4.1.5. Canadá: Aspectos Físicos, Econômicos e Sociais.

          4.4.2 - 2º Trimestre

                    4.4.2.1. América Latina: O Caso do México.
                    4.4.2.2. América Central: Aspectos Físicos, Populacionais e Socioeconômicos.
                    4.4.2.3. América do Sul: Aspectos Físicos, Populacionais e Socioeconômicos.
                    4.4.2.4. Continente Africano: Aspectos Físicos.
                    4.4.2.5. Continente Africano: Aspectos Históricos.

          4.4.3 - 3º Trimestre

                    4.4.3.1. Continente Africano: Aspectos Populacionais e Indicadores Sociais.
                    4.4.3.2. Continente Africano: Contrastes Regionais.
                    4.4.3.3. Oceania: Aspectos Físicos, Populacionais e Econômicos.
                    4.4.3.4. Os Fluxos de Bens, Serviços, Informações e Pessoas na Globalização.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

………………………VOLTA ÀS AULAS…….………………..

 

NA VOLTA ÀS AULAS, TEENS RELUTAM EM LARGAR A INTERNET E IR PARA A CAMA

URI DE CASTRO TÔRRES – FONTE: FOLHA DE SÃO PAULO.

Com poucas variações, a história é a mesma. "Pareço um zumbi", "É difícil voltar à rotina", "Dormia às 5h e acordava às 13h" etc. É, voltar ao ritmo escolar, com intermináveis aulas que começam antes das 8h, enquanto o dia brilha lá fora e sua cama chama, não é mole. Mas quem são os inimigos da rotina saudável de sono dos teens? A resposta é fácil: a internet, o celular e, é claro, a internet no celular.

"Essa geração está cada vez mais conectada", diz Silvana Leporace, coordenadora de orientação educacional do colégio Dante Alighieri. "Dormem com o celular ao lado e ficam trocando mensagens com os amigos." Para Cristiano Nabuco, coordenador do programa de dependentes de internet do Instituto de Psiquiatria da USP, "os adolescentes espirram do controle dos pais." "Eles não dormem, a internet é um apelo muito forte."

Segundo Silvana, isso atrapalha o aprendizado, pois a fixação do conteúdo ocorre durante o sono.
Matheus Monteiro, 17, de Santos (SP), por exemplo, é um madrugador confesso. "Nas férias, ia até as 6h fácil, fácil", conta. Como é professor de informática, o garoto passa horas fuçando novas ferramentas on-line.
Como agora tem de pular da cama às 6h30 da madrugada, demora a acordar "de verdade". É a mesma situação de Guilherme Bighetti, 16, de São Paulo, que "zumbiza" durante as primeiras aulas do dia. "Tenho que jogar água gelada na cara." A técnica para disfarçar as olheiras é a maquiagem, e a estratégia para espantar os bocejos é música alta no caminho para a escola. Ainda assim, eles dificilmente escapam de um cochilo em aula.

Também é comum tentar compensar, aos sábados e domingos, as horas de sono perdidas. É quando os teens "hibernam". Stefanie Egedy, 15, dorme até depois do almoço. "Vale a pena", atesta. "Sento em frente ao computador e esqueço da vida, nem vejo o tempo passar", diz Brenda Amanda, 16. A impressão do tempo "voar" faz sentido do ponto de vista científico. Segundo Nabuco, o córtex pré-frontal, parte do cérebro que controla os impulsos e é sede da razão e do conhecimento, ainda não é totalmente desenvolvido nos adolescentes. Por isso, de acordo com o médico, é mais difícil saber a hora de desconectar e ir contar carneirinhos para dormir no mundo real.