domingo, 23 de outubro de 2011

PLANEJAMENTO SEMANAL DE GEOGRAFIA……..…PERÍODO: 24/10/2011 a 28/10/2011………………………

 

sunset-city

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 26 E 27/10/2011

Espaço Urbano:          [apostila 4, páginas 177 a 182]

  1. Cidades atuais
  2. Funções das cidades;
  3. Relação entre cidades;

OBJETIVO:

  • Entender a origem das cidades. Conhecer as maiores cidades do mundo;
  • Compreender as diversas funções de uma cidade;
  • Perceber o relacionamento entre as cidades, redes e hierarquia;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


cicloEnergia

SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 24 e 25/10/2011

Recursos Energéticos:         [apostila 4, páginas 230 a 236]

  1. Fontes de energia e usos no Brasil;
  2. Consumo de energia no Brasil e no mundo;
  3. Petróleo;

OBJETIVO:

  • Conhecer as principais fontes energéticas e as mais utilizadas no Brasil;
  • Entender a importância das fontes energéticas, tradicionais ou alternativas, para um país;
  • Conhecer as principais características e usos do petróleo como fonte energética;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


sts cosplay

OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 27/10/2011

Japão:         [apostila 4, páginas 200 a 210]

  1. Japão demografia
  2. Japão economia e cultura

OBJETIVO:

  • Perceber a dinâmica populacional japonesa e formação de grandes metrópoles;
  • Conhecer as principais atividades econômicas do Japão;
  • Perceber a influência cultural deste país oriental no ocidente;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com utilização de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


Turismo_2010_Geo_03

NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 24 e 27/10/2011

Dinâmica Global:      [apostila 4, apostila 214 a 224]

  1. Geopolítica;
  2. Um mundo de contrastes;
  3. Fluxos – mercadorias;

OBJETIVO

  • Entender o conceito de geopolítica;
  • Perceber os diversos estágios de desenvolvimento no mundo;
  • Introduzir o conceito de fluxos, tendo como primeiro foco as mercadorias;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


ATMOSFERA-FATORES-DO-CLIMA-E-DOMINIOS-CLIMATICOS

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 25 e 26/10/2011

Atmosfera:        [apostila 4, páginas 3 a 8]

  1. Fatores climáticos;
  2. Elementos e circulação atmosférica;
  3. Massas de ar

OBJETIVO:

  • Conhecer a influência dos fatores climáticos, dos elementos atmosféricos e da atuação das massas de ar para definição do clima planetário;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


exercicios

SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 26/10/2011

ATENÇÃO: Prova quarta-feira (26) com o tema da apostila “Geopolítica Brasileira”, páginas 2 a 24;

Prova:    Temas:

  1. Espaço territorial brasileiro
  2. História da configuração do espaço geográfico brasileiro
  3. Organização política e regionalização brasileira;
  4. Geopolítica do Brasil (interna e externa);
  5. Brasil e a questão amazônica; Plano Colômbia;
  6. Projeção geopolítica do Brasil;

01

TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 24 e 27/10/2011

Economia Globalizada:     [apostila 3, frente 3, pags. 83 a 90]

  1. Globalização e fluxos;
  2. Blocos econômicos;

OBJETIVO:

  • Perceber o impacto da globalização nos países e os diversos fluxos (mercadorias, pessoas, capitais e informações)
  • Conhecer os principais blocos econômicos – composição e características;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

 

sexta feira, dia 28/10/2011

 

mapa_brasilEstados

Nenhum comentário:

Postar um comentário