sexta-feira, 12 de novembro de 2010

:RETORNO DA SEMANA–DIAS: 08 a 12/11/2010:

 

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO – APOSTILA 4 – páginas 164 a 166.

Aplicamos a prova mensal nesta segunda-feira sobre atmosfera, com sete questões. Finalizamos a última parte da apostila 3 para a preparação da prova trimestral – relacionado sobre clima e vegetação.8_6_1_d

Nesta sexta (12/11) iniciamos o Espaço Rural da apostila 4 com os assuntos agricultura, pecuária e extrativismo (vegetal, mineral e animal). Foi explicado a diferença de agricultura de subsistência (com o objetivo de sobrevivência, com lotes pequenos, trabalho familiar e que muitas vezes sofre o revés da natureza, com enchentes, secas, etc. muito comum na agricultura, mas que para os camponeses é mais traumática). Os principais produtos são aqueles básicos, como milho, feijão, etc.

Extrativismo Vegetal

 

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL VESPERTINO – APOSTILA 4 – páginas 164 e 165.

Aplicamos na terça (09/11) a prova mensal sobre atmosfera, com sete questões. Na sexta (12/11) aplicamos a prova trimestral sobre o mesmo tema (os alunos insistiram em prova de consulta, contudo, não foi permitido pois os alunos já sabiam do teor da prova anteriormente).

imagem_210080b7aaAproveitamos para iniciarmos a apostila 4 com o tema Espaço Rural onde foi conceituado a agricultura, pecuária e o extrativismo (vegetal – extração de plantas, madeira e silvicultura; animal – caça e pesca – e mineral – extração de minério sem a presença de industrialização).

                                                                  Extrativismo Animal

 

SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL VESPERTINO – APOSTILA 4 – páginas 208 a 218.

Iniciamos o tema transportes, como o sistema rodoviário (caminhões), ferroviário (trens, metrôs e trens bala), marítimo (oceânico, cabotagem e fluvial) e tubular. (oleodutos e gasodutos).  Ressaltamos que a política brasileira de transportes foi para o sistema rodoviário (a partir de 1950), o que vai se tornar um problema no futuro pela encarecimento do transporte – via frete – onde se carrega menor quantidade de mercadorias e tem um custo alto (pneus, diesel, reforma de estradas, pedágio) criando um estrangulamento no setor.

O sistema ferroviário é importante para qualquer país, principalmente o nosso que tem dimensões continentais, pois permite levar grande quantidade de mercadorias; mapa_ferroviariomas se é uma realidade para os desenvolvidos, tanto em carga como de passageiros, nos subdesenvolvidos tem apenas uma função, levar matéria-prima de um local para o porto, onde será exportado (o Brasil não foge desta sina).

Ferrovias. Percebe-se que existem grandes “espaços vazios” no território brasileiro quanto a este meio de transporte.

 

O sistema fluvial também é muito utilizado nos países desenvolvidos e que seria importante para o Brasil, mas devido a falta de investimentos é subaproveitado. Um dos inconvenientes deste transporte é a poluição de rios, de altos investimentos em canais artificiais, barragens e construção de comportas para que as barcaças possam “subir o rio”.

OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL VESPERTINO – APOSTILA 4 – páginas 193 a 198.

Nesta semana iniciamos o tema Japão, onde focamos nas questões físicas (relevo muito acidentado, 80% de seu território) devido a presença de três placas tectônicas que deram origem ao país, mas que criam inconvenientes como vulcanismo, terremotos, montanhas íngremes e maremotos, chamados de tsunamis. Os rios são rápidos e pouco aproveitados para energia elétrica. A vegetação é muito preservada atualmente – pensando em seu território montanhoso – com espécies de clima frio ao subtropical, reflexo de seu clima diverso. A presença de correntes marítimas frias e quentes permitem uma piscosidade importante.

Na quarta (10/11) trabalhamos as origens da industrialização japonesa, lembrando que enquanto os europeus viviam um intenso comércio marítmo (mercantilismo e inicio do capitalismo) os japoneses entravam em plena época feudal (entre 1590 a 1850) com os Xoguns (espécie de senhor feudal), samurais (seriam os cavaleiros), os camponses intensamente explorados e a figura do Imperador (mesma situação dos reis europeus na Idade Média). Samurai - BRESCOLACom um “convite” de comércio norte-americano inusitado (os EUA bombardearam um porto japonês para que o país saísse do isolamento internacional) os japoneses entenderam que ou eles se desenvolviam como os europeus ou seriam mais uma colônia na Ásia. Isto iniciou com o fortalecimento do imperador através dos proto-burgueses e de alguns Xoguns que abrem mão de seu poder regional por uma unificação que não foi pacífica.

Samurais. As máscaras serviam de proteção e de amedrontamento de seus inimigos.

Os japoneses atrairam técnicos para o país, exigiram transferência de tecnologia, criaram um sistema monetário do nada, fortaleceram algumas famílias burguesas (que no futuro irão formar os Zaibatsus – grandes conglomerados, isto é, diversos tipos de empresas sobre o controle de uma holding, como exemplo os grupos Mitsui, Mitsubishi que atuam em bancos, produção naval, eletrônicos, automóveis, seguros, mineração e por aí vai), cobrança pesada de impostos sobre os camponeses (começam exigindo o pagamento em produto, depois obrigam que os mesmos troquem por dinheiro para o pagamento – lembrando, não havia um sistema monetário desenvolvido); “aposentaram” compulsoriamente os samurais (com recebimento de uma quantia em valor para deixarem as armas) e principalmente, fizeram o mesmo que os europeus, se tornaram colonialistas e expansionistas na Ásia.

NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL VESPERTINO – APOSTILA 4 – páginas 209 a 215.

Na segunda-feira corrigimos os exercícios finais do capítulo Oceania (tema de nossa prova trimestral, com dez questões). Lembrando que a prova trimestral 3 será na próxima quarta-feira (17/11). Nesta quarta (10/11) trabalhamos o conceito de Geopolítica que possui diversas definições, mas que poderíamos traduzir simploriamente como uma relação de poder, principalmente no âmbito internacional.

mapa_israel

 

Utilizamos três exemplos para ilustrar a Geopolítica no mundo, como a guerra EUA versus Iraque, onde a desculpa da armas químicas serviu como pano de fundo para o “controle” do petróleo na região. A disputa Israel e Palestinos e a questão da Cisjordânia onde assentamentos escondem o objetivo principal, o domínio sobre o Rio Jordão, principal fonte de água de uma região semiárida. E a questão da Cashemira, região indiana, mas que ambiciona pertencer ao Paquistão devido o predomínio da religião mulçumana entre a população (o problema é a localização estratégica da região e sua riqueza mineral ).                 

     Rio Jordão. Percebam que a Cisjordânia é o limite de fronteira deste rio.

 

 

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

Na segunda (08/11) foi aplicada a prova mensal com o tema hidrosfera, com sete questões. Já na sexta-feira (12/11) foi aplicada a prova trimestral com o mesmo assunto: hidrosfera. Infelizamente estamos atrasados na última apostila, por isso a última prova trimestral ser deste assunto. Dentro deste tema tivemos questões sobre águas oceânicas, continentais, rios, Aquífero Guarani e sobre um texto anteriormente trabalhado sobre a Disponibilidade Política da Água. Ao todo foram onze questões.

SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO

Nesta sexta-feira (12/11)  foi aplicada a prova trimestral com os assuntos: energia, transportes, telecomunicações e comércio. Ao todo foram dez questões.

TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO – APOSTILA 3 – páginas 60, 61 e 62.

O tema trabalhado nesta semana foi a industrialização. Foram tratados as origens da industrialização, na Inglaterra, no século XVIII (entre 1750 e 1790, dependendo do autor), que se beneficiou da presença de matéria-prima (ferro e carvão mineral), a disponibilização de mão-de-obra pelos cercamentos de propriedades, expulsando os camponeses do campo; 140508_artigo1as condições políticas criadas no século XVII com a ascensão da burguesia; o intenso comércio marítimo; e, ousando dizer a grande quantidade de ouro subtraída do Brasil via Portugal, permitiram que este país fosse o pioneiro na Revolução Industrial.

A mão-de-obra infantil e feminina foi usada intensamente pois era mais barata. As jornadas de trabalho eram exaustivas, superando até 12 horas e destruindo a infância de inúmeras crianças. (lembrando que o conceito de infância é muito recente, do século XX).

Trabalhamos com as tipologias industriais como: industrias de bens de consumo duráveis (automóveis, eletrodomésticos, etc); bens de consumo não-duraveis (alimentos, calçados, têxteis, etc.); industrias de bens de produção ou de capital (siderúrgicas, metalúrgicas); industrias de bens intermediários (ferramentas, robôs, insumos químicos, materiais de transportes, máquinas para outras industrias) e industrias de ponta (classificadas como desenvolvedoras de tecnologia, mas também são associadas a indústrias montadoras de peças, geralmente eletrônicos). Foi ressaltado que nos países industrializados a evolução se deu primeiro nas de bens de capital, base essencial para qualquer país, contudo, nos países subdesenvolvidos, usando o exemplo do Brasil, o inicio se deu a partir dos bens de consumo não-duráveis, a partir de 1920 em São Paulo, sendo que fechamos nosso ciclo apenas nos anos de 1970 com a expansão da industria de bens de capital, isto é, fizemos o trajeto inverso.

domingo, 7 de novembro de 2010

::PLANEJAMENTO SEMANAL DE GEOGRAFIA:: ……..…PERÍODO: 08/11/2010 até 12/11/2010….…..

 

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

 PERÍODO: 08/11/2010 e 12/11/2010

ATENÇÃO:  Teremos prova nesta segunda-feira (08/11/2010), na quarta aula, com o tema atmosfera.  A prova é baseada nas questões preparatórias corrigidas na semana passada.

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Espaço Rural: Apostila 4 – páginas 163 a 168.

  1. Extrativismo;
  2. Agricultura;
  3. Sistemas Agrícolas;

OBJETIVO:

  • Conhecer as atividades primárias de uma economia;
  • Entender as influências de fatores naturais condicionantes para a produção agrícola;
  • Compreender os principais sistemas agrícolas utilizados no mundo;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada, com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

 

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL VESPERTINO

PERÍODO: 09/11/2010 e 12/11/2010

ATENÇÃO: Teremos prova nesta terça-feira (09/11/2010), na quinta aula, com o tema atmosfera.  A prova é baseada nas questões preparatórias corrigidas na semana passada.

Na sexta-feira teremos prova trimestral. O assunto é toda a apostila 3 – atmosfera, clima e vegetação (fitoclimáticos);

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Espaço Rural: Apostila 4 – páginas 163 a 168.

  1. Extrativismo;
  2. Agricultura;

OBJETIVO:

  • Conhecer as atividades primárias de uma economia;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada, com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

 

SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL VESPERTINO

PERÍODO: 08/11/2010 e 10/11/2010

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Transportes: Apostila 4 – páginas 207 a 210

  1. Sistemas de transportes;
  2. Política de transportes no Brasil
  3. Rodovias;
  4. Ferrovias;

OBJETIVO:

  • Conhecer os sistemas de transportes;
  • Compreender os objetivos do governo brasileiro na preferência em um sistema de transporte;
  • Entender os sistemas de rodovias e ferrovias no Brasil;

METODOLOGIA:

Aula expositiva com aplicação de exercícios;

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

 

OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL VESPERTINO

PERÍODO: 08/11/2010 e 10/11/2010

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Japão: Apostila 4 – páginas 193 a 200.

  1. Aspectos físicos do Japão;
  2. Desenvolvimento industrial japonês;
  3. Distribuição e dinâmica populacional;

OBJETIVO:

  • Conhecer o relevo japonês como fator influenciador do modelo de sociedade japonesa;
  • Entender o processo interno de desenvolvimento japonês;
  • Conhecer a dinâmica demográfica do Japão; 

METODOLOGIA:

Aula expositiva com apoio de data show. Aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

 

NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL VESPERTINO

PERÍODO: 08/11/2010 e 10/11/2010

ATENÇÃO: Temos correção de exercícios nas páginas 209 a 212.

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Dinâmica Global: Apostila 4 – páginas 213 a 218

Geopolítica

OBJETIVO:

Compreender as bases que permeiam as relações internacionais;

METODOLOGIA:

Aula expositiva com aplicação de exercícios;

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

SIMULADO 2 

  1. Quanto ao continente americano, assinale a questão incorreta sobre a América Latina:

    e) O tipo de colonização que América Latina sofreu foi a de povoamento.

  12.   Assinale a questão incorreta sobre os Estados Unidos:

    d) A agricultura norte-americana é extremamente competitiva pois não utiliza subsídios agrícolas como os países subdesenvolvidos.

  1. O continente africano sofre até hoje da herança colonialística que a subjugou em virtude da expansão capitalista. Assinale a questão correta ao que se refere à África:

    b) A origem da comércio escravocrata está na própria estrutura social predominante na África, onde eram constantes as rivalidades e lutas entre os diferentes grupos étnicos.

  1. A Oceania compõe um mosaico de povos, nações, modelos econômicos e paisagens. Seu território, fragmentado em milhares de ilhas, foi a “última” fronteira de colonização do homem. Sobre este continente assinale a resposta correta:

    e) A Oceania é o menos populoso dos continentes, habitada por povos nativos com diferentes costumes, línguas e culturas nas milhares de ilhas.

  1. Dentro da Oceania os dois países que mais se destacam são a Austrália e a Nova Zelândia. Leia a afirmação a seguir e assinale a incorreta:

    d) O povoamento da Nova Zelândia foi realizados pelos europeus, principalmente os alemães, que tiveram que combater, durante muito tempo, a resistência dos maoris, habitantes originais das ilhas.

 

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 08/11/2010 e 12/11/2010

ATENÇÃO: Teremos prova nesta segunda-feira (08/11/2010), na quinta aula, com o tema hidrosfera. Atentem para as bacias hidrográficas, mares, Aquífero Guarani, rios entre outros assuntos (estudem as imagens). 

Na sexta-feira teremos prova trimestral. O assunto é toda a apostila 3 – hidrosfera. Serão 11 questões, todas extraídas exclusivamente da apostila, incluindo o tema do texto trabalhado “Distribuição Política da Água” (uma questão baseada nos exercícios do texto);

SIMULADO 2

11.  (UDESC) – As principais bacias hidrográficas brasileiras são, respectivamente:

    c) Bacia Amazônica, Bacia Tocantins-Araguaia e Bacia Platina.

12.  (ACAFE) – Na dinâmica da natureza, a água é o foco de inúmeros debates repletos de preocupações com o futuro. Nesse contexto, o Aquífero Guarani ganha real importância . Sobre essa realidade e os conhecimentos acerca da água, todas as alternativas estão corretas, exceto:

    b) O Brasil é um país com abundância de bacias hidrográficas, razão pela qual não passou, até hoje, por racionamentos em nenhuma parte do seu território.

13.  (PUC/PR) – A água é um recurso da máxima importância para a humanidade. Afinal, dela dependem os sistemas de irrigação, o abastecimento dos aquedutos, a geração de eletricidade, a atividade industrial, os aglomerados humanos, enfim, a própria vida. Embora a maior parte da superfície do planeta seja coberta por água, um percentual muito pequeno é potável. Diante da crescente demanda, a água já pode ser apontada como um recurso cada vez mais escasso. Assinale a única afirmativa incorreta:

    d) O enorme potencial de recuperação dos recursos hídricos em decorrência do avanço tecnológico e o barateamento do processo de dessalinização da água do mar praticamente anulam a possibilidade de ocorrência de conflitos no futuro próximo envolvendo países na disputa de água, particularmente em regiões como o Norte da África e o Vale do Rio Jordão.

14.  (ACAFE) – Entre as questões mais polêmicas que agitaram a Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, realizada em Johannesburgo, na África do Sul, estavam relacionadas ao suprimento de água potável. Sobre essa temática, assinale a alternativa correta:

    d) A maior parte da água no planeta é constituída pela água salgada dos mares e oceanos, cujo aproveitamento pode ser ampliado através do processo de dessalinização, apesar de seu elevado custo.

15 -  QUESTÃO ANULADA – Foi digitada uma palavra errada na questão C (pluvial em vez de fluvial) o que afetou a interpretação, pois a questão era a certa.

 

SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 12/11/2010

ATENÇÃO: Nesta sexta-feira (12/11/2010) teremos a prova trimestral com assuntos da apostila Energia, Transportes, Telecomunicações e Comércio.

mapa_brasil

Temas: Havendo tempo, após a prova trimestral, iniciaremos apostila  Geopolítica Brasileira ou Novas Contradições;

  1. Espaço Territorial Brasileiro;
  2. Mundo em Conflito;

OBJETIVO:

  • Conhecer a formação e organização do espaço brasileiro;
  • Conflito nas Balcãs; 

METODOLOGIA:

Aula expositiva.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

 SIMULADO 2

11.  (ACAFE/ADAPTADO) - O petróleo, além de importante fonte de energia, é hoje utilizado, também, como matéria-prima para a fabricação de diversos produtos. Sobre esse recurso mineral, assinale a alternativa incorreta:

    b) A atividade de extração de petróleo depende de sofisticada tecnologia, razão pela qual as grandes potências econômicas, como Estados Unidos, Alemanha e Japão tornaram-se as maiores produtoras mundiais.

12.  (UDESC) – Sobre a energia elétrica no Brasil, assinale a alternativa correta:

    c) As usinas de Angra dos Reis são responsáveis por 100% da produção de energia nuclear no Brasil.

13.  (UFSC/ADAPTADO) – Sobre a energia atômica no mundo globalizado e no Brasil, assinale a proposição correta.

    e) Após a Segunda Guerra Mundial, grande parte dos investimentos na pesquisa atômica originou-se de interesses militares.

14.  (UEM/ADAPTADO) – A produção de energia a partir da força hidráulica é considerada uma atividade ecologicamente “limpa”, porque não polui a atmosfera. No entanto, pode provocar outros tipos de impacto ao ambiente. Assinale a questão incorreta sobre a hidreletricidade e as demais fontes de energia e os seus efeitos sobre o planeta.

         a)  A energia hidráulica é considerada uma fonte renovável, assim como a energia geotérmica, que aproveita a biomassa vegetal da lenha e do carvão mineral.

15.  (UFRS) - Nos últimos anos, a política energética brasileira vem apontando a necessidade de diversificação da matriz energética, fazendo com que sejam ampliados os investimentos em fontes de energia renováveis, como por exemplo:

    d) Energia eólica, energia biológica, energia solar e energia hidrelétrica.

 

TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 08/11/2010

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Industrialização e Desigualdades Sociambientais e Econômicas: Apostila 3 – páginas 60 a 62 

  1. Origens da Industrialização;
  2. Tipos de Indústrias;
  3. Industrialização nos países do sul;
  4. Questões ambientais e o homem;

OBJETIVO:

  • Conhecer as bases da industrialização mundial;
  • Entender os diversas tipologias industriais;
  • Compreender o processo industrial nos países subdesenvolvidos;
  • Conhecer os principais tratados sobre o meio ambiente

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

SIMULADO 2

11.  (ACAFE/ADAPTADO) – Uma das ideias para combater o GEE (gases de efeito estufa) seria a neutralização do carbono, uma invenção de economistas para barganhar os estragos feitos pelo aquecimento global. A ideia seria simples: quem polui a atmosfera pode e deve neutralizar o CO2 através de reflorestamento. Sua indústria polui então você planta árvores para compensar. Isso impede as discussões sobre o real problema que seria o modo de vida consumista em que vivemos. Sobre esse tema, a alternativa correta é:

a)   A neutralização de carbono tem dividido opiniões: para uns significa compensar a participação humana no aquecimento do planeta por meio do plantio de árvores e, para outros, desvia a atenção do que realmente importa – atacar as causas da mudança climática.

12.  (ACAFE) - A partir dos anos de 1960 do século passado, a problemática ecológica passou a ter destaque no cenário internacional. Muitas organizações surgiram em defesa dos elementos naturais e um intenso conflito se estabeleceu entre os defensores da natureza e aqueles que exploram os recursos naturais. Sobre essa temática, a alternativa correta é:O esgotamento de todos os recursos naturais é uma realidade que põe em risco a existência da vida no planeta Terra.

e)   O esgotamento de todos os recursos naturais é uma realidade que põe em risco a existência da vida no planeta Terra.

13.  (ACAFE) – Os movimentos migratórios internacionais, na atualidade, diferem dos que ocorreram até o início do século XX. A alternativa, que expressa aspectos não condizentes com essa realidade, é:

d)  O aparecimento de novos polos de atração de fluxos migratórios deve-se à política dos países ricos que pretendem aumentar sua população.

14.  (PUC/PR) – Assinale a alternativa incorreta sobre demografia:

c)  As políticas que cada país fomenta, sejam referentes ao aumento populacional, sejam com relação a diminuição da população, são totalmente suficientes para resolverem qualquer questão demográfica.

15. QUESTÃO ANULADA – Faltou afirmar no enunciado que deveria assinalar a alternativa incorreta.