sexta-feira, 15 de outubro de 2010

::PLANEJAMENTO SEMANAL DE GEOGRAFIA:: ……….PERÍODO: 18/10/2010 até 22/10/2010….….

 

 SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

 PERÍODO: 18 e 22/10/2010

ATENÇÃO: Na segunda teremos a correção dos exercícios das páginas 135, 136, 137 e 140. Isto também vale para os alunos que se ausentaram na segunda (11/10).

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ATMOSFERA: Precipitações Atmosféricas – pags. 141 a 146

  1. Chuvas (orográficas, frontais e convectivas);
  2. Granizo;
  3. Chuvas Ácidas;
  4. Neve;
  5. Aplicação de exercício preparatório para a prova atmosfera;

OBJETIVO:

  • Conhecer os diversos tipos de precipitações atmosféricas.

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada;

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

 

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL VESPERTINO

PERÍODO: 19 e 22/10/2010

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ATMOSFERA: Ventos, Umidade do Ar e Precipitações – pags. 135 a 146

  1. Ventos (alta e baixa pressão, tornados, [furacões-tufões] e ciclones;
  2. Umidade do Ar (formação e tipos de nuvens)
  3. Precipitações (chuvas, granizo, neve)

OBJETIVO:

  • Compreender o movimento atmosférico;
  • Entender a formação das nuvens e suas classificações;
  • Conhecer as diversos tipos de precipitações atmosféricas;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada;

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

 

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 18 e 22/10/2010

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HIDROSFERA: Bacias Hidrográficas – pags 14 a 20 

  1. Conceito de bacia hidrográfica;
  2. Bacias hidrográficas brasileiras;
  3. Energia hidráulica;
  4. Exercícios;

OBJETIVO:

  • Entender o sistema de drenagem de uma região;
  • Conhecer as principais bacias hidráficas do Brasil;
  • Compreender o funcionamento de uma usina hidrelétrica;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogado com apoio de data show e aplicação de exercícios;

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

 

SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 10/09/2010

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ENERGIA: Fontes Energéticas Renováveis – pags. 9 a 20

  1. Energia hidrelétrica;
  2. Eólica;
  3. Solar;
  4. Geotérmica;
  5. Marés;
  6. Biomassa;

OBJETIVO:

Conhecer as principais alternativas de energia no mundo. Compreender a importância destas fontes energéticas para a substituição das energias clássicas. Analisar as vantagens e desvantagens das renováveis.

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios;

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

 

TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 10/09/2010

ATENÇÃO: Não esqueçam de trazer a apostila 3. Nesta segunda-feira à tarde teremos um aulão sobre Santa Catarina, com horário a definir; conto com a presença de todos.

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APOSTILA 3: Frente 1 = População – pags.53 a 57

  1. Teorias populacionais (Malthus, Neomalthusianas e Reformista);
  2. Crescimento demográfico (populoso-povoado; absoluta e relativa);
  3. Estrutura populacional (pirâmides e faixas etárias);
  4. Migrações;

OBJETIVO:

  • Conhecer as diversas teorias sobre o aumento populacional;
  • Compreender os diversos fatores associados à demografia;
  • Aprender a interpretar as pirâmides etárias e os impactos relacionados ao predomínio de faixas etárias em um país.
  • Analisar as causas que incidem nas migrações internas e externas.

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

RETORNO DA SEGUNDA-FEIRA: 11/10/2010

 

 SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO – APOSTILA ATMOSFERA – pags: 129 a 140.

ATENÇÃO: Para os alunos que não estiveram nesta segunda-feira, ficaram como atividade para casa os exercícios das páginas 135, 136, 137 e 140.

Hoje, em virtude do feriado de terça-feira, vieram poucos alunos, o que não impediu que continuássemos nossas atividades.

Houve a correção de exercícios, 129, 130, 131 e 132.

Foram apresentados os temas vento e umidade de ar. O vento, que é o ar em movimento, tem sua circulação devido a diferença de pressão atmosférica. Nas zonas de alta pressão devido as baixas temperaturas, o ar comprime e desloca-se para a superfície, forçando o movimento de ar que está localizado neste local. Ao se deslocar o ar vai se aquecendo onde encontra áreas de baixa pressão se expandindo, e iniciando seu movimento para cima, em direção a atmosfera.

ventos Devido a diferença de temperaturas e de calor específico, o oceano e o continente apresentam variações no comportamento  térmico. No caso de áreas litorâneas o vento apresenta um movimento regular do oceano para a terra (brisa marinha), pois o continente, geralmente, se apresenta mais quente que o oceano, “atraindo o vento” devido a baixa pressão. À noite, como o oceano está mais “quente” que o continente, o movimento do vento, em geral, se dá do continente para o oceano (brisa terrestre). Além desse tipo de vento nós temos os regulares como os polares, alísios e do oeste.

Apresentamos as diferenças entre furacão, tufão, ciclone e tornado. Furacão e tufão tem o mesmo sentido, intensas tempestades associadas a ventos fortes. Os ocidentais chamam de furacão e os orientais chamam de tufão. Os ciclones apresentam chuvas e ventos intensas, contudo não trazem grande destruição em relação aos dois anteriores, mais problemáticos.  Já os tornados (ou tromba dáguas nos oceanos) são tormentas ou redemoinhos violentos que podem atingir mais de 500 Km/hs.

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                      TROMBA D’ÁGUA 

(ESPÉCIE DE TORNADO MARÍTIMO DE MENOR PROPORÇÃO)

Por último, tivemos uma observação de nuvens para podermos classificá-las utilizando a apostila, aproveitando o tema umidade do ar, que é a concentração de vapor dágua existente na atmosfera em determinado momento. Pela observação, chegamos a conclusão que a formação de nuvens era de estratos-cumulos, nuvens baixas, mais pesadas que as estratos, pois estão carregadas de chuva.

nuvens

 

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO – APOSTILA HIDROSFERA – pag. 13

Hoje, em virtude do feriado de terça-feira, vieram poucos alunos, o que não impediu que continuássemos nossas atividades.

Nesta segunda-feira conhecemos as principais características de um rio como o seu perfil: alto curso, médio curso e baixo curso. O tipo de foz (delta, estuário ou mista); o tipo de regime (pluvial, nival ou mista); o tipo de drenagem (exorreica, endorreica e arreica); o tipo de relevo que percorrem (planalto ou planícies); e as condições climáticas da região que percorrem (perenes ou temporários). Discutimos sobre os afluentes, rios secundário que vão em direção a um rio principal, aumentando o seu volume.

ng1349986 Foi discutido a questão do alagamento no interior da Hungria que, devido as enxurradas intensas, houve o transbordamento de um dique que represava uma lagoa de decantação de alumina - rejeito da extração de bauxita para produção do alumínio –, que levou uma lama tóxica para a cidade, matando quatro pessoas. Esta lama se dirigiu em direção aos afluentes do rio Danúbio, ameaçando poluí-lo. Outro elemento de poluição dos rios são a falta de saneamento, despejando esgoto “in natura”, ou os produtos químicos da agricultura ou das indústrias.

 

TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO – APOSTILA 2 – FRENTE 3

Hoje, em virtude do feriado de terça-feira, vieram poucos alunos, o que não impediu que continuássemos nossas atividades.

Discutimos os assuntos: pegadas de carbono, créditos de carbono e água virtual.

As pegadas de carbono tem por objetivo calcular quanto de dióxido de carbono (CO2) nós produzimos em nossas vidas diárias, além de outras atividades como a agricultura, indústria e serviços. Nós mesmo podemos fazer este cálculo atraves de calculadoras virtuais disponíveis na internet. O simples ato de acender uma lâmpada, ligar um forno, dirigir um automóvel, entre outras atividades, faz nós gerarmos gás carbônico.pegada de carbono

Os créditos de carbono foram uma maneira encontrada por mecanismos internacionais para criar uma “consciência ecológica capitalista” com o intuito de compensar as emissões de GEE (gases do efeito estufa), principalmente gás carbônico, metano e óxido nitroso. A idéia consiste no financimento de melhorias na produção de energia (quanto mais limpa melhor), industrial e no reflorestamento. Quem financia estas melhorias são empresas poluidoras que “pagam” pela poluiçaõ que geraram. Claro que existe um limite de comprometimento com relação a poluição para aquelas empresas que querem participar dos créditos.

Falamos sobre o sequestro de carbono, que seria a remoção do carbono através do florestamento (reflorestamento tem um prazo útil de vida, pois uma hora as árvores serão derrubadas, devolvendo a natureza o carbono sequestrado pelo crescimento da planta), injeção de dióxido de carbono no fundo dos oceanos (acontece que o CO2 é mais denso, afundando); ou “fertilizando” o oceano com ferro para o aumento do fitoplâncton (consumidor de CO2), contudo estes métodos apresentam problemas futuros.

A água virtual é a quantidade de água gasta para produzir um bem, produto ou serviço. utilizamos a idéia da exportação de soja brasileira para a China (18 milhões de toneladas) que indiretamente envia 45 milhões de metros cúbicos de água. Esta água embutida nos produtos agrícolas vem da utilização da irrigação, da própria chuva e de outros métodos utilizados na preparação dos mesmos.  O que se questiona é a exportação indireta de água de países com quantidade considerável desta riqueza para países pobres neste recurso. Que isto deveria ser levado em conta na negociação dos produtos (isto serve também para a indústria e outros). Um simples café possui 800 litros de água virtual, como exemplo.

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Foi indicado os exercícios da página 148 e 149; e da páginas 191 e 192 (2 a 11).