sexta-feira, 8 de outubro de 2010

::PLANEJAMENTO SEMANAL DE GEOGRAFIA:: ………………….PERÍODO: 11/10/2010…………………..

 

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

 PERÍODO: 11/10/2010

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ATENÇÃO: Sexta-feira não teremos aula devido ao Dia do Professor – 15 de outubro.

Atmosfera:  páginas 130 a 140

  1. Correção de exercícios da aula anterior – pag 129;
  2. Pressão atmosférica;
  3. Ação e tipos de ventos;
  4. Umidade do ar;

OBJETIVO:

  • Conhecer os efeitos da pressão atmosférica;
  • Entender a dinâmica dos ventos e suas principais formações;
  • Identificar os principais tipos de formação de nuvens.

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada. Havendo um tempo bom os alunos poderão observar as nuvens e buscar uma classificação baseada nas informações da apostila.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

 

 PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 11/10/2010

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ATENÇÃO: Sexta-feira não teremos aula devido ao Dia do Professor – 15 de outubro.

Hidrosfera:  Rios – pag 13. 

  1. Apresentação;
  2. Caracteristicas gerais
  3. Saúde dos Rios;

OBJETIVO:

  • Identificar as principais características de um rio, como foz, regime, drenagem, tipo de relevo-base e condições climáticas determinantes.
  • Perceber os impactos ambientais relacionados a ação antrópica;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada;

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

 

TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 11/10/2010

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Fotografia vencedora de concurso sobre mudanças climáticas “Coolclimate Art”

 

Meio Ambiente e Sustentabilidade: Apostila 2 – Frente 3 - pags. 83 a 83

  1. Pegadas de Carbono;
  2. Sequestro de Carbono;
  3. Créditos de Carbono;
  4. Água Virtual;

OBJETIVO:

  • Compreender um método de cálculo de emissão de carbono baseado no consumo;
  • Conhecer o funcionamento da “bolsa” de carbono;
  • Entender o conceito de água virtual;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada e debate em grupo sobre os temas.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

RETORNO DA SEXTA-FEIRA: 08/10/2010

 

 SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO – APOSTILA ATMOSFERA – pags: 126 a 129

Foram corrigidos os exercícios das páginas 126, 127 e 128;

O tema de hoje foi as massas de ar e sua influência no clima terrestre. As massas de ar são grandes porções da atmosfera que se deslocam de regiões frias para quentes ou o contrário. As massas podem ser classificadas de quentes ou frias; equatorias, tropicais ou polares; continentais ou oceânicas. 719_Massa_de_ar

As massas equatoriais e tropicais são quentes e úmidas e se formam na região intertropical, já as polares são frias e secas devido a pouca quantidade de evaporação que ocorre nos polos. Quanto a classificação entre continentais, mais secas (exceto a formada na região Amazônica) e oceânicas formadas os oceanos e portanto mais úmidas.

Iniciamos os exercícios da página 129, ainda por corrigir.

 

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL VESPERTINO – APOSTILA ATMOSFERA – pags: 126 a 132

Foram corrigidos os exercícios das páginas 126, 127 e 128;

Iniciamos com correntes marítimas e sua importância como influenciador de climas. Foi utilizado o exemplo da Corrente do Golfo que leva águas mais quentes da região equatorial para a Europa tornando o clima mais ameno nesta região em detrimento de outras regiões na mesma latitude. O mesmo vale para correntes frias que devido a condensação de massas próximas à superfície, descarregam muita umidade no oceano.

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As massas de ar e sua influência no clima terrestre também entrou em destaque. As massas de ar são grandes porções da atmosfera que se deslocam de regiões frias para quentes ou o contrário. As massas podem ser classificadas de quentes ou frias; equatorias, tropicais ou polares; continentais ou oceânicas. As massas equatoriais e tropicais são quentes e úmidas e se formam na região intertropical, já as polares são frias e secas devido a pouca quantidade de evaporação que ocorre nos polos. Quanto a classificação entre continentais, mais secas (exceto a formada na Amazônica) e oceânicas formadas os oceanos e portanto mais úmidas.

Foram realizados os exercícios das páginas 129 a 132, ainda a serem corrigidos.

 

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO – APOSTILA – pags: 11 e 12

Encerramos a atividade de texto sobre o Aquífero Guarani. Era esperado o início do tema RIOS, contudo a demora na conclusão das questões acabou por impossibilitar o restante do planejamento.

 

SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO – APOSTILA ENERGIA

Foi solicitado para os alunos uma atividade de interpretação de texto com o tema petróleo e gás natural no Brasil, onde foi discutido a questão dos impactos ambientais destas fontes energéticas no seu consumo. passaro_coberto_de_petroleo_na_russia

O texto foi reduzido para apenas uma folha (frente e verso) com dez questões, sendo cinco de identificação direta do texto, três que solicitavam a opinião dos alunos e duas que exigiam um conhecimento sobre a formação do petróleo (os alunos poderiam utilizar a apostila) matéria dada na semana anterior.

Pelo o que foi percebido pelo professor, os alunos estavam indo bem na resolução das questões, sendo que alguns até conseguiram recorrer à aula anterior,onde utilizamos data show, sobre as fontes de energia não-renováveis.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

:::::::::::::COMPLEMENTO DE ASSUNTO:::::::::::::: ………PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO…………

 

Recentemente discutimos sobre a teoria de que a água do nosso planeta não poderia ter surgido unicamente pelo resfrimento da Terra. Aproveitando esta afirmação, deixo um informativo que reforça esta idéia.

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Descobertos sinais de água em mais um asteroide – fonte estadão.com.br

A presença de água congelada em asteroides pode ser muito mais comum que o esperado, diz um novo estudo, apresentado na Conferência da Divisão de Ciência Planetária realizada na Califórnia e que termina na sexta-feira, 8.

Duas equipes de pesquisadores que publicaram no início do ano uma demonstração da presença de gelo e moléculas orgânicas em um asteroide agora descobriram que outro corpo do mesmo tipo, o asteroide 65 Cybele, contém o mesmo tipo de material.

'Essa descoberta sugere que esta região do nosso Sistema Solar contém mais água congelada do que se previa', disse Humberto Campins, da Universidade da Flórida Central.

'Isso apoia a teoria de que asteroides podem ter atingido a Terra e trazido ao nosso planeta água e os tijolos básicos para que a vida surgisse e evoluísse aqui.'

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

::::::::::::::COMPLEMENTO DA SEMANA::::::::::::::

 

TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

Como nesta segunda-feira (04/10) a temática foi relacionada as questões ambientais, nada mais oportuno que esta notícia ocorrida na Hungria (neste mesmo dia).

Vazamento de "lama tóxica" mata quatro na Hungria

Um vazamento em uma fábrica de alumínio na Hungria já deixou quatro mortos, e levou o governo a decretar estado de emergência. O primeiro-ministro da Hungria, disse que o vazamento tóxico de "lama vermelha" pode ter sido causado por falha humana. Um depósito de uma fábrica de alumínio localizada a 165 km a oeste de Budapeste, se rompeu por razões ainda desconhecidas, e o conteúdo se espalhou por toda região.

Segue abaixo um link com fotos deste desastre ambiental e também humano pois vidas foram perdidas.

VEJA IMAGENS DO VAZAMENTO NA HUNGRIA

terça-feira, 5 de outubro de 2010

::::::::::::::COMPLEMENTO DA SEMANA:::::::::::::::

 

SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO

ATENÇÃO: Teremos uma mudança no planejamento desta semana. Foi informado que teríamos o tema fontes energéticas renováveis. Porém, teremos uma atividade de texto que foi produzido para a sexta-feira anterior, quando de minha ausência. Como ele já está pronto, será aplicado nesta sexta-feira (08/10).

Segue abaixo a apresentação sobre fontes energéticas não-renováveis, apresentada no dia 24/09, para quem quiser rever ou baixar no seu computador.

 

::::::::::::::COMPLEMENTO DA SEMANA:::::::::::::::

 

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

Aproveitando as aulas sobre o Aquífero Guarani, e reforçando o conteúdo, estou disponibilizando o vídeo apresentado em sala.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

:::::::::EXERCÍCIO VIRTUAL PARA 6º ANO::::::::

 

atenção galera do 6º Ano do Ensino Fundamental, estou disponibilizando um exercício virtual sobre o tema Atmosfera. Estou ainda aperfeiçoando, por isso, qualquer comentário sobre o exercício será válido.  Lembro que é uma oportunidade de testar os seus conhecimentos sobre o assunto atual que vocês estão aprendendo, então divirtam-se. Como ainda está em fase de testes, são apenas cinco questões. O botão index não tem validade. Use a barra de rolagem para ver o restante das opções.

 

 

RETORNO DA SEGUNDA-FEIRA: 04/10/2010

 

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO –  APOSTILA ATMOSFERA – pags. 126, 127 e 128.

Nesta segunda-feira os alunos continuaram a conhecer os fatores que influenciam o clima como a maritimidade e a continentalidade. Como a rocha e o líquido se comportam de maneira diferente quando aquecidos pelo sol (a rocha aquece e esfria muito rápido, enquanto o líquido custa a esquentar e demora para esfriar) podemos fazer uma associação com os continentes (rochas) e os oceanos (líquidos). Locais próximos dos oceanos tendem a ter um clima mais constante (equilibrado) pois as massas líquidas (oceanos e mares) amenizam mudanças bruscas de temperatura, influenciando na baixa amplitude térmica (maior temperatura menos menor temperatura). Já para cidades interioranas será a continentalidade o influenciador pois nestas cidades a amplitude térmica é maior, tendo invernos mais rigorosos e verões quentes, além de diferenças grandes entre o dia e a noite.

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Outro assunto visto foi a influência das correntes marítimas. Como visto anteriormente as correntes marítimas estão em todos os oceanos, tendo duas propriedades, quente ou frias. Uma corrente quente, originária da zona intertropical, desloca-se em direção aos polos, do mesmo modo que uma corrente fria, originária dos polos, se desloca para a zona intertropical. Ao fazer este caminho, elas influenciam a temperatura e o clima terrestre. Outro detalhe é que correntes quentes tem maior facilidade de evaporar o que auxilia na formação de chuvas nos oceanos, podendo se dirigir para os continentes. Já uma corrente fria tende a condensar as massas de ar que estão em cima delas “retirando” umidade que se dirigem para os continentes ou mesmo no próprio oceano.

Exercícios concluídos nas páginas 126, 127 e 128 (ainda à corrigir).

 

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO – APOSTILA HIDROSFERA – pags 11 e 12

Nesta segunda-feira iniciamos uma atividade de interpretação de textos sobre o Aquífero Guarani. Como proposta, um texto da apostila onde realça as qualidades deste imenso reservatório de água subterrânea e um outro texto de jornal de 2008 afirmando que o aquífero em questão não é tão gigantesco e importante como dizem.

Aquifero-Guarani

 

O objetivo era criar um antagonismo através dos textos, criando condições para que os alunos exercitassem sua crítica. Entretanto nota-se uma certa dependência e  insegurança dos alunos quanto a resolução dos exercícios, o que atrapalhou na finalização das questões (cerca de cinco) por isso, ficamos pendentes para sexta-feira (08/10) sua finalização. Isto vai propiciar também uma chance para os alunos que não estiveram hoje em sala.

 

 

 

TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO – APOSTILA 2 – Frente 3 – pags 81 a 84.

Neste dia discutimos sobre a questão ambiental no mundo e no Brasil.

Apresentamos um histórico do movimento ambientalista, que inicia-se nos países desenvolvidos no final dos anos 60 (influenciados pelos inúmeros movimentos da época) que questiona os impactos ambientais em seus países. greenpeace Nos anos 70 em virtude de uma legislação ambiental mais rigorosa e pela própria pressão da opinião publica, muitas empresas multinacionais “poluentes” se dirigem para os países subdesenvolvidos, inclusive o Brasil. Será no final dos anos 70 e inicio dos anos 80 que começa a criação de movimentos ambientalistas no Brasil. No início dos anos 90 temos a ECO 92 no Rio de Janeiro que serve como primeiro encontro dos países nas discussões ambientais (não surtiu efeito esperado, mas abriu as discussões futuras), bem como a formação das ONG´s e o início dos Fóruns Sociais em contrapartida aos Fóruns Econômicos. Nos anos de 2000  a questão ambiental é foco principal de grandes discussões sobre o desenvolvimento; as grandes empresas já utilizam o ambiente como um fator de influência dos consumidores; há também um maior cuidado dentro das empresas nas questões éticas e de saúde laboral, elementos influenciados pelo “Desenvolvimento Sustentável”

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O Desenvolvimento Sustentável está relacionado a manter os recursos para as gerações futuras, principalmente na questão ambiental, contudo podemos incluir nestes discursos os fatores educacionais, saúde e de proteção seguritária. Utilizamos o exemplo do plástico verde de uma empresa brasileira (atualmente sendo divulgada pela televisão) que poderá substituir o plástico em algumas situações. Como é biodegradável (decompõem rapidamente no ambiente) seria um grande avanço para nosso país. O problema é que ela é originária da cana-de-açúcar que já é utilizada para a produção de açúcar e de etanol, ambos amplamente exportados. Caso a idéia do bioplástico surta efeito poderemos ter problemas no futuro com relação aos preços do açúcar e do etanol para a população (lembre que exportamos os dois produtos, isto quando as empresas não escolhem o produto que melhor preço se apresenta), ou da necessidade de mais áreas agricultáveis para a cana, o que não surpreenderia o avanço para a região amazônica de outros cultivares e criação de gado, “expulsos” pela matriz do bioplásico.movimentos ambientalistas

Foi discutido a modo de vida moderno associado ao consumo que é o principal gerador de impactos ambientais em nosso planeta. Foi mostrado que apesar de sermos os maiores recicladores de alumínio do mundo e que representa ao todo 30% do alumínio produzido no Brasil, isto não é uma garantia que as grandes multinacionais de alumínio deixarão de extrair a bauxita (minério de alumínio) em nosso território (futuras reservas para os países desenvolvidos), anulando a “proposta ambiental” tão explanada na mídia.  A questão da reciclagem do alumínios tem mais impacto no auxílio de renda aos mais pobres do que ser um bastião ambiental.