sexta-feira, 24 de setembro de 2010

RETORNO DA SEXTA-FEIRA: 24/09/2010

 

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO – APOSTILA ATMOSFERA – Pags. 117 a 122.

ATENÇÃO: Conforme conversado em sala, os alunos não necessitarão de completar a tabela meteorológica. Ela poderá apresentar algumas faltas (temperaturas mínima ou máxima, consequentemente a amplitude térmica), outro detalhe é que a obrigação de entrega para o professor deixará de existir, podendo o aluno registrar em sua apostila para futura observação.

Hoje nos concentramos em discutir a importância das previsões meteorológicas. Iniciamos com a sabedoria popular, como exemplo, o professor citou alguns indivíduos que alegam sentirem dores em partes do corpo quando está vindo um vento sul. A própria apostila ilustra o caso do sal e do “galinho que muda de cor” de acordo com a umidade.

PREVIS1

A TECNOLOGIA  AUXILIA EM PREVISÕES MAIS PROLONGADAS DO TEMPO. ATUALMENTE, A POSSIBILIDADE DE ACERTO É DE 75% PARA TRÊS MESES. UMA MARGEM CONSIDERAVEL, LEVANDO EM CONTA A NECESSIDADE DE SUPERCOMPUTADORES QUE CHEGAM A 256 BILHÕES DE CALCULOS POR SEGUNDO.

Foi enfatizado a questão da moderna meteorologia ser utilizada pela sociedade para prevenções do tempo, como a agricultura na proteção das plantas. Foi dito para os alunos que as previsões meteorológicas cada vez mais se aperfeiçoam aumentando o “espaço de previsibilidade”, mesmo assim, o tempo atmosférico ainda cria surpresas, principalmente em situações superiores a três meses.

Foi concluído o exercício da página 122.

 

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL VESPERTINO – APOSTILA ATMOSFERA – Pags. 117 a 122.

ATENÇÃO: Conforme conversado em sala, os alunos não necessitarão de completar a tabela meteorológica. Ela poderá apresentar algumas faltas (temperaturas mínima ou máxima, consequentemente a amplitude térmica), outro detalhe é que a obrigação de entrega para o professor deixará de existir, podendo o aluno registrar em sua apostila para futura observação.

Na terça-feira foram discutidos o tema temperatura (máxima, mínima, amplitude térmica e média), também foi apresentado a atividade da tabela meteorológica.

Nesta sexta-feira foi discutido a meteorologia nos meios de comunicação e a importância das previsões meteorológicas. Começamos com a sabedoria popular na previsão do tempo, onde os alunos fizeram a leitura de pequenos textos como a utilização das correntes de ar quento por pássaros como os urubus, podendo representar em alguns casos o indício de chuva. A coroa em torno da Lua ou um arco-íris ao redor do Sol, como presença de umidade em altas altitudes. Foi explicado que a luz solar (branca, sendo uma junção de cores) ao deparar com uma grande quantidade de umidade na atmosfera, “quebra-se” em cores, criando arco-íris ou a coroa citada no texto.Picture 002

ESTRAGO RESULTADO DA AÇÃO DO GRANIZO EM UMA MACIEIRA. ESTE É APENAS UM EXEMPLO DO QUE PODE OCORRER COM INUMERAS PLANTAÇÕES DEVIDO A AÇÃO DOS FENÔMENOS METEOROLÓGICOS. POR ISSO A NECESSIDADE DE UTILIZAR A TECNOLOGIA PARA ANTECIPAR POSSIVEIS CATÁSTROFES ATMOSFÉRICOS.

Outro assunto que foi discutido foram previsões atmosféricas dos dias de hoje, com muito mais tecnologia, auxiliando diversos setores da economia. Foi citado o exemplo da agricultura, no caso específico das maças em Santa Catarina, onde plantadores desta fruta importaram radar russo de detecção dee granizo. Quando apresentava um risco os agricultores podiam pulverizar as nuvens com iodeto de prata ou lançar foguetes com este mesmo produto, (Foi dito para os alunos que se utilizava tambem sal, contudo o mais correto seria o iodeto de prata). Mesmo empresas de cinema podem utilizar a meteorologia em caso de filmagens externas, entre outras atividades.

Foram feitos os exercícios da páginas 119 e 122.

 

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO – APOSTILA HIDROSFERA – Pags. 10 a 12

O tema de hoje foram águas subterrâneas. A maior parte da água que consumimos no planeta vem de reservas hídricas subterrâneas. As águas subterrâneas são divididas em lençóis freáticos  (menores profundidades) e aquíferos (maiores profundidades); a partir das precipitações a água apresenta dois comportamentos, inicialmente as moléculas de água aderem as partículas do solo e quando esse processo está completo a gravidade entra em ação na penetração da água no solo e em rochas seja pelas fraturas, rachaduras ou pela porosidade de rochas sedimentares.

água subterranea As águas subterrâneas não são rios embaixo do solo e sim agua percolada entre os poros ou fraturas de rochas. A medida que e água avança sob a rochas ela sofre um processo de “limpeza” como num filtro desses antigos, por isso ser a melhor água para consumo. Para cada 30 metros de avanço no subsolo a temperatura da água aumento 1 grau geotérmico, por isso em alguns lugares a água aflora em forma termal como Santo Amaro da Imperatriz e Caldas da Imperatriz (lembrado pelos alunos).

O abuso no consumo das águas vem gerando problemas em alguns lugares do mundo, já que a reposição em aquíferos geralmente exige um tempo consideravel, bem como a poluição. Foi lembrado que na Cidade do México a intensa exploração vem causando o rebaixamento da cidade, pois ao retirar a água, sobram espaços vazios, forçando o assentamento do terreno. Em tempo, a Cidade do México possui aproximadamente 20 milhões de habitantes ao seu redor.fig9

A CONTAMINAÇÃO DOS AQUÍFEROS SE FAZ DE DIVERSAS MANEIRAS, ATRAVÉS DE PESTICIDAS E FERTILIZANTES NO CAMPO, EM PRODUTOS QUÍMICOS E REJEITOS NÃO TRATADOS PELA INDÚSTRIA, PELOS LIXÕES, POLUENTES URBANOS, CHUVA ÁCIDA, FOSSAS SÉPTICAS E ATÉ A EXTRAÇÃO EM LARGA ESCALA, QUE DEPENDO DO LOCAL PODE PERMITIR A MIGRAÇÃO DE ÁGUA SALGADA, TORNANDO-A SALOBRA.

 

Por último foi explicado que o Aquífero Guarani se formou a 190 milhões de anos quando num período mais seco (desértico) as areias foram cobertas por derramento de lavas (rocha magmática extrusiva) quando da separação da América do Sul e da África. Lembrando que embaixo desta areia já existia rochas ígneas. A compressão desta areia originou o Arenito Botucatu, uma rocha sedimentar com grande capacidade de armazenamento de água. Nestes movimentos tectônicos de separação houve um arqueamento da Bacia do Parana onde apenas as partes extremas ficaram expostas (rocha aflorada) onde as chuvas tratavam de carregar o aquífero (tambem atraves de rachaduras ou fissuras no meio da Bacia).

aquifero-guarani1

 

O AQUÍFERO GUARANI ESTÁ PRESENTE EM QUATRO PAÍSES (BRASIL, PARAGUAI, URUGUAI E ARGENTINA) SENDO MUITO IMPORTANTE O SEU CORRETO APROVEITAMENTO. CERCA DE 2/3 ESTÃO CONCENTRADOS NO BRASIL ONDE TAMBEM É CHAMADO DE BOTUCATU.

A DESPEITO DA GRANDE QUANTIDADE DE ÁGUA DISPONÍVEL NO PAÍS (MESMO ESTANDO CONCENTRADA PRINCIPALMENTE NO NORTE DO BRASIL, LONGE DOS GRANDES CENTROS URBANOS) É DE VITAL IMPORTÂNCIA QUE SEJA CRIADO UM PROGRAMA DE APROVEITAMENTO CORRETO DESTA RIQUEZA PARA EVITAR PRINCIPALMENTE A SUA CONTAMINAÇÃO POIS ESTÁ LOCALIZADO EM ÁREAS DE INTENSA AGRICULTURA.

 

SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO – APOSTILA ENERGIA – Pags 2 a 7.

ATENÇÃO: Ainda estou aguardando a chegada da atividade da apostila EUA e Japão. Os alunos que não entregaram terão até domingo para enviar por e-mail, por favor não esqueçam.

images (1) Em apresentação de power point no auditório o tema desta sexta-feira foi as fontes energéticas não-renováveis, como o carvão, petróleo, gás natural e nuclear.

Foi enfatizado que o carvão se forma em antigos lagos ou pântanos (rodeados de vegetação) da Era Paleozóica, os restos de folhas, galhos e até árvores vão sendo recobertos por sedimentos (areias, argila, etc) no fundo aquático, que sob pressão (devido a novos sedimentos em cima)geram uma rocha sedimentar. Quanto mais tempo de “maturação” melhor o carvão fica, podendo ser dividido em turfa, linhito, hulha e antracito (com 90% de carbono). O carvão foi a matriz energética da primeira revolução industrial.

O petróleo é a fonte energética da segunda revolução industrial, que por sua facilidade de armazenamento e transporte aliado aos inúmeros produtos que pode gerar, tornou-se onipresente no mundo, apesar dos intensos conflitos que gera, pois grande parte desta riqueza está em países subdesenvolvidos ou “não tão democráticos”.

O petróleo se formou a milhões de anos em fundos oceânicos com a mistura de plâctons e outros seres vivos com os sedimentos, que através de pressão tambem formou uma rocha sedimentar ou geradora (esta questão esteve presente no simuladão do Dom Bosco). Como é mais leve o óleo fica na parte superior ou mesmo migra para outros locais. O gás natural também foi incluído pois tambem ele é um produto deste mesmo sistema.fontes-59

 

O LANÇAMENTO DE CO2 É UM DOS GRANDES PROBLEMAS NA QUESTÃO DO USO DE CARVÃO, DO PETRÓLEO E ATÉ MESMO DO GÁS NATURAL (APESAR DE SER MENOS POLUENTE).

 

 

Já a fusão ou fissão nuclear apesar de “perigoso” hoje é muito utilizado na Europa, EUA e Japão, com as novas tecnologias a segurança está mais aperfeiçoada, evitando os acontecimentos nos anos 80 de Chernobyl, na antiga URSS.

Para finalizar, os problemas dos não-renováveis não se restringe apenas no seu esgotamento e sim nos problemas ambientais que geram como: lançamento de CO2, envenenamento do solo, das águas, vazamentos, rejeitos radioativos, entre outros.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

RETORNO DA SEGUNDA-FEIRA: 20/09/2010

 

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO – APOSTILA ATMOSFERA – PÁGINAS 117, 118, 119 e 120.

ATENÇÃO: Foi orientado para os alunos a atividade de acompanhamento do tempo atmosférico durante a semana. Os alunos poderão iniciar hoje ou na terça-feira. Segue abaixo a atividade em detalhes.

Nesta segunda-feira iniciamos a aula com a explicação da atividade já descrita em vermelho para que os alunos possam observar e acompanhar as mudanças no tempo durante uma semana. Muitas vezes estamos tão acostumados no dia-a-dia que não reparamos nos detalhes atmosféricos que nos rodeiam. Ao observar, o aluno transfere o seu conhecimento prévio sobre o assunto e faz associações com as aulas vistas.

Os temas específicos tratados hoje foram: a temperatura atmosférica: Foi explicado para os alunos que o sol irradia energia em direção à Terra, ocorrendo três fatores, reflexão, absorção e irradiação. Uma parte da radiação solar é refletida pela atmosfera, calotas polares e superficie terrestre para o espaço, outra parte considerável é absorvida pela própria atmosfera e uma pequena parte chega a superfície terrestre (absorção) que irradia novamente essa energia, ficando aprisionada na atmosfera (efeito estufa). Lembrando que o efeito estufa é natural e benéfico para os seres vivos, infelizmente o homem está potencializando este fenômeno.

Vimos temperatura máxima, mínima, média (no caso da semana para atender a atividade proposta) e amplitude térmica: Que é a tempertura máxima menos a temperatura mínima (no caso da atividade vimos a diária). Quanto maior o resultado da amplitude térmica, maior são as mudanças bruscas de temperatura.

Foram feitos as atividades da página 119.

image

SEGUE ABAIXO UM MODELO–PADRÃO QUE DEVERÁ SER ENTREGUE

 

Condiçóes do Ceu Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Domingo
Ensolarado              
Sol e Nuvens              
Nublado              
Chuvisco              
Chuva Forte              
Temporal com Granizo              
Temperatura Mínima              
Temperatura Máxima              
Amplitude Térmica              
Média Semanal              

 

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO – APOSTILA HIDROSFERA–PÁGINAS- 9,10.

ATENÇÃO: Aguardei até as cinco horas desta segunda-feira (20) o envio ou entrega das questões sobre a “Distribuição Política da Água”. Mesmo sendo 6 (seis) questões de um texto, num período de uma semana, tivemos alunos que não entregaram ou usaram a desculpa (hoje) que não conseguem achar as respostas. Lamento por estes alunos, já começaram com um zero no terceiro trimestre.

Continuamos a correção dos exercícios da página 09 com as questões sobre a dessalinização (a dessalinização não quer dizer apenas retirar o sal, pode-se limpar a água de esgoto, como exemplo). Foi explicado que existem diversas formar de retirar o sal dos oceanos para consumo humano, mas que invariavelmente gastam uma energia considerável, aumentando os custos. A evaporação-condensação, o congelamento e a pressão em níveis moleculares são alguns exemplos deste procedimento.

Outro assunto que entrou em pauta foram as águas continentais. Foi lembrado novamente que água potavel representa apenas 2,5% da hidrosfera, sendo que 80% desta estão em forma de gelo nos polos.

Outro assunto que chamou a atenção dos alunos é o consumo de água potável. Setenta por cento concentra-se na agricultura (irrigação e a própria chuva), 20% na indústria e apenas 10% no consumo doméstico.

Uma Errata: Foi informado que a Coca-cola utiliza 10 litros de água para cada litro de refrigerante, levando em consideração a limpeza de garrafas entre outros procedimentos. Houve um exagero por parte do professor. Atualmente a Coca-cola utiliza dois litros de água para cada litro de refrigerante.

 

TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO – APOSTILA 2 – FRENTE 1 (Urbanização – conceitos gerais) e FRENTE 2 (Urbanização no Brasil)

ATENÇÃO: Segunda-feira, dia 27, teremos as apresentações sobre o tema hidrosfera. Caso o grupo venha a utilizar o power point, por favor testar o arquivo com o Fábio (Bill) da informática, para evitar que vídeos e apresentação não abram no momento do grupo. Temos apenas este dia para utilizar, não desperdicem!

Hoje utilizamos o auditório para a aula sobre Urbanização. Foi explicado que as cidades somente surgem quando existe um excedente alimentar que possibilita determinados membros da sociedade se ocuparem com outros afazeres como comércio, religião, militar entre outros.

Alguns conceitos que entraram em pauta foram: Mega Cidade (cidades com mais de 10 milhões de habitantes, São Paulo como exemplo), Cidades Globais (que exercem influência no mundo, como Nova York e Londres); Metrópoles (cidades com mais de 1 milhão de habitantes), Megalópoles (conurbação de duas ou mais metrópoles, como BosWash, SanSan e Tókio-Osaka), Região metropolitana (conurbação-junção de duas ou mais cidades), Periferia e a questão do Centro das grandes cidades, locais de intensa poluição, violência (presença de cracolândias), barulho, que impulsionam a classe média a buscar os arredores das cidades (subúrbio ou periferia) vivendo em condomínios fechados. Outros fatores foram os problemas urbanos como a falta de infra-estrutura nos países subdesenvolvidos, a questão do loteamentos irregulares e a especulação imobiliária, mobilidade (temos um exemplo prático em Florianópolis), entre outros.

As hierarquias urbanas no Brasil foram lembradas: Metrópoles Globais (SP e RJ), Nacionais, Regionais, Centros Regionais e Sub-centros regionais.

 image