domingo, 8 de agosto de 2010

PLANEJAMENTO SEMANAL DE GEOGRAFIA – PERIODO: 09/08/2010 ATÉ 13/08/2010

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO – PERÍODO: 09 e 13/08/2010

ciclo_hidrologico

Hidrosfera

  • A importância da água.
  • Águas Continentais.
  • Águas Oceânicas.
  • Oceanos: Atlântico, Pacífico, ìndico e Glaciais.
  • Mares: Abertos, Interiores e Fechados.
  • As profundezas do mares e oceanos.
  • Características das águas de oceanos e mares.

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL VESPERTINO – PERÍODO: 10 e 13/08/2010

ciclo-da-agua11

Litosfera

  • Aplicação de exercícios e correção – páginas 78 / 84.

Hidrosfera

  • A importância da água.
  • Águas continentais.
  • Águas oceânicas.
  • Oceanos: Atlântico, Pacífico, Índico e Glaciais.

TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO  PERÍODO: 09/08/2010

Camadas atmosfericas

Clima

  • Tipos de precipitações.
  • Camadas da atmosfera.
  • Caracterizações climáticas.
  • Fenômenos climáticos.
  • Domínios morfoclimáticos.

Gabarito do Simulado II

SIMULADO 2

  • Questões em preto.
  • Respostas em azul.
  • Comentários em bordô

11. UFG-MG) Adaptado. O poder não decorre simplesmente do nível que um indivíduo ou grupo ocupa uma hierarquia. Ele depende do grau de consenso na sociedade, garantindo apoio dos comandados para com os comandantes. Qual o tipo de poder explicitado?

d) Poder legítimo

Deve haver um acordo ou entendimento entre os membros de uma sociedade para que se propicie um poder legítimo. Mesmo para um ditador, necessita de apoio, caso contrário, o poder se esvai.

12. (UPE e IPAD adaptados) Sobre o tema “O Estado Nacional”, é incorreto afirmar:

01. Todos os povos passaram pelo processo de formação de estado-nação ao mesmo tempo e da mesma forma.

32. O estado-nação só se configurou na Eurásia com a tomada do poder pelos bolchevistas, em 1917, na Rússia.

TOTAL: 33

O processo de formação de estado-nação não se deu ao mesmo tempo, começa na Europa com Portugal no século XII e vai se expandindo até os dias de hoje como exemplo os bascos que habitam o território espanhol mas querem independência. Não foi da mesma forma, pois em alguns locais houveram guerras civis, outras não.

13. (UFES e UFPR adaptados) - “Imagine que não haja nenhum paraíso […] que não haja países […] e nenhuma religião também […] imagine todas as pessoas vivendo a vida em paz […] imagine todos os povos compartilhando o mundo todo […]” John Lennon.

No imaginário de Lennon, não deveriam existir fronteiras entre os povos. Na atual conjuntura mundial, as fronteiras adquirem significados distintos. Sobre o tema, considere as seguintes afirmativas:

02. A criação de blocos econômicos como o da União Europeia propicia a expansão de fronteiras econômicas, seja pela abertura de mercados internos, seja pela livre circulação de pessoas, serviços e capitais.

04. As fronteiras têm, atualmente, um papel contraditório. Se a mundialização as desacredita, certas características culturais e de proteção de recursos naturais as mantêm vivas.

08. A maior fronteira simbólica do mundo corresponde à divisão entre o “norte” e o “sul”, ou seja, entre nações ricas e nações pobres ou emergentes, configurando uma fronteira econômica, tecnológica e cultural que se torna, cada vez mais, de difícil transposição.

32. As fronteiras além de definirem a extensão geográfica da soberania de um Estado, delimitam fenômenos dinâmicos, representam construções humanas, separam blocos políticos ou alianças militares e revelam diferenças religiosas, linguísticas e étnicas.

TOTAL: 46

Blocos econômicos tem por objetivo principal o comércio de produtos e serviços. Com refência a segunda questão, podemos usar os EUA que insistem num mercado comum em toda a América (NAFTA) mas impedem a entrada de migrantes ou protegem produtos agrícolas através de subsídios. Os países do norte seriam os desenvolvidos e os países do sul subdesenvolvidos, lembrando que esta “fronteira” não é definida pela Linha do Equador, pois Austrália e Nova Zelândia são considerados do Norte. As fronteiras encerram entre si a cultura de um povo, claro que não existe uma homogeneidade nos países, basta lembrar de nós brasileiros: será que o Brasil pode ser definido pelo samba, mulata e alegria?

14. (UFJF-MG) Leia o texto: “Organização social, política e jurídica de um grupo humano, com governo próprio, reconhecido, que exerce o poder sobre uma parcela da superfície terrestre”.

Esse é o conceito de:

e) Estado

O espaço geográfico é a atuação do homem na natureza através do trabalho. Soberania é o direito de uma sociedade sobre um território. Nação é uma grupo de pessoas que possuem origem, cultura e lingua comum. Sociedade é um grupo de indivíduos que interagem entre si. O Estado também é conhecido como Estado-nação.

15. (FesBH-MG) Adaptado. A organização das Nações Unidas (ONU) comemorou, no dia 24 de outubro de 2005, 60 anos de existência, reunindo agora 191 países.

Com relação à ONU, pode-se afirmar que:

02. Dá aos países com assento permanente no Conselho de Segurança o direito de veto.

04. Foi criada como fórum global, que dá voz e veto, na Assembleia Geral, a todos os países nela representados.

08. Presta ajuda humanitária aos refugiados de guerra às vítimas de catástrofes naturais.

16. Fracassou ao não impedir o massacre ocorrido em Ruanda, na década de 1990 e a invasão do Iraque, em 2003.

TOTAL: 30

Os países como EUA, China, Rússia, Inglaterra, França entre outros, por terem aparatos nucleares participam do Conselho de Segurança; atualmente o Brasil pleiteia uma vaga (apesar de não ter a bomba nuclear e um exército tecnicamente poderoso). É um sistema de assembléia, contudo, a ONU não representa todos os países do mundo. A participação da ONU é muito importante principalmente em países extremamente pobres. Apesar de sua importância desde dos anos 40, a ONU se desgastou com a questão da invasão do Iraque, pois ela desaprovou, no entanto os EUA não levaram isso em consideração. A verdade é que com a “implosão” da União Soviética, os norte-americanos não encontraram um país em pé de igualdade militar para questioná-lo, o que levaria as discussões para um local '”neutro” a ONU.

SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO   PERÍODO: 13/08/2010

guerrafria

Mundo Contemporâneo

  • Socialismo.
  • Guerra Fria.
  • Descolonização.
  • Nova Ordem Mundial.
  • Globalização.
  • Blocos Econômicos.

Gabarito do Simulado II

SIMULADO 2

  • Questões em preto.
  • Respostas em azul.
  • Comentários em bordô

11. (MACK-SP) Sistemas integrados por cidades contíguas, que desenvolvem atividades econômicas complementares entre si, são chamados de:

d) Regiões metropolitanas.

Grandes cidades ou capitais tendem a atrair um grande número de imigrantes em busca de novas oportunidades, que se estabelecem em cidades próximas devido ao custo do lote urbano. Com isso vão se formando regiões metropolitanas, isto é, cidades que se ligam. Um exemplo de região metropolitana, em menor grau, claro, é a Grande Florianópolis com quatro cidades de destaque: Florianópolis, São José, Biguaçú e Palhoça, além de outras.

12. (FUVEST-SP) Adaptada. Situado no Centro-sul do Brasil, este estado ressente-se da falta de uma grande cidade para polarizar o seu espaço. Assim, as capitais dos estados vizinhos exercem forte influência sobre o seu território. Trata-se de:

d) Santa Catarina

Florianópolis consegue polarizar a sua região ao redor. Contudo, em direção ao norte - noroeste do estado, Curitiba exerce esse papel. O mesmo vale para a região sul-litorânea e oeste catarinense onde Porto Alegre tem forte atração. Por ser uma capital “menor” em população (Joinville é a maior cidade do estado), a questão da geografia do estado e a falta de atividades industriais podem explicar esta situação. 

13. (UFRGS/2003) Uma característica do processo de urbanização brasileiro é a formação de grandes aglomerados urbanos em detrimento da formação de cidades de porte médio. Disso resultam problemas ambientais, como o tratamento de lixo, ou sociais, como o transporte coletivo, que vão além dos limites municipais. “O encontro” entre duas cidades, resultado do crescimento horizontal, denomina-se:

c) Conurbação

O processo de conurbação é resultado da união de duas ou mais cidades – necessariamente não há necessidade de serem grandes em populaçao. Um exemplo seria Budapeste, fundada em 1873 pela união de Buda e Peste, cidades divididas pelo rio Danúbio que se conurbaram bem antes de se tornarem a capital da Hungria.

14. (UEL/2002) Assinale a alternativa que descreve corretamente as características assumidas pela rede urbana e pelas relações cidade-campo nos países que, como o Brasil, lograram fazer a transição da sociedade agrícola para a sociedade urbano-industrial, embora sem superar a heterogeneidade econômica e social herdada do processo de colonização.

b) No Brasil, a subordinação do campo em relação à cidade se dá na medida em que o campo funciona como fornecedor de mão-de-obra e alimentos para os mercados urbanos, é um importante gerador de exportações e constitui o mercado de várias indústrias, como as de produção de adubos, fertilizantes, etc.

Apesar da cidade depender do campo para o fornecimento de alimentos e matérias-primas, é a primeira que exerce a subordinação sobre a segunda, pois ela determina o que deve ser produzido, bem como fornece todo o aparato produtivo (adubos, maquinas, etc.). A base exportadora brasileira são os minérios e os produtos agroindustriais vindos do campo.

15. (UEL/2004) Cotidianamente, seções de classificados em jornais e placas afixadas em imóveis urbanos ofertam moradias para venda ou locação. No entanto, o problema da moradia no Brasil ainda exige solução. Sobre o tema é correto afirmar.

c) A alta densidade populacional das cidades, os baixos salários da maioria da população e a apropriação do solo como uma mercadoria dificultam o acesso à moradia.

Um grande número de pessoas vivendo em uma cidade tende a encarecer o preço do lote urbano, pois entra em questão a lei da oferta e procura, quanto mais “disputado” um objeto, mais caro ele tende a ser. A questão salarial ainda é um sério problema no Brasil, dificultando inclusive a aquisição de moradias através de financiamentos. O solo urbano, antes de mais nada, é uma mercadoria especulativa que objetiva o lucro.

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO    PERÍODO: 09 e 13/08/2010

Atenção: Prova no dia 13.08.2010 sobre litosfera e entrega da atividade Yosemite.

litosfera-costra-terrestre

Litosfera

  • Aplicação e correção dos exercícios (testes) páginas 28 a 32.

Gabarito do Simulado II

SIMULADO 2

  • Questões em preto.
  • Respostas em azul.
  • Comentários em bordô

11. (UESPI/2004) De acordo com a teoria da Tectônica de Placas, a litosfera encontra-se dividida em várias placas, cada qual comportando-se como uma unidade geológica mais ou menos rígida. Sobre esse assunto, é incorreto afirmar que:

a) Uma placa litosférica é o mesmo que massa continental e se desloca como um efeito do movimento de rotação da Terra.

As placas litosféricas não possuem “fronteiras” quando se trata de continentes ou oceanos. O seu movimento é decorrente das correntes de convecção e não da rotação terrestre.

12.(UFRGS/2003) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas no fim do texto abaixo.

A configuração dos continentes nem sempre foi como a atual. A terra é uma estrutura dinâmica e, portanto, sujeita a transformações. Essas mudanças, por exemplo, são as responsáveis pela existência dos terremotos, das montanhas e, também, das ilhas. Podemos dizer que a origem das ilhas do arquipélago de Fernando de Noronha, os abalos sísmicos sentidos em algumas cidades nordestinas e as montanhas da costa oeste do continente americano estão associados a instabilidades _____?_____ e ao processo de _____?_____.

e) Internas – tectônica de placas.

Terremotos, vulcanismo, formação de montanhas estão associados a agentes internos do planeta. As ilhas do arquipélago de Fernando de Noronha são de origem vulcânica. Os abalos sísmicos “sentidos” em algumas cidades nordestinas estão associadas aos movimentos da borda de placa sul-americana no Atlântico, pois no Brasil não existem movimentos internos de placas. As montanhas da costa oeste do continente americano são movimentos orogenéticos (sentido horizontal) “criadores” de montanhas.

13. (PUC-PR/2002) “Apertado entre o Tibete e a Índia, o Nepal se estende sobre uma área de 141 mil km², um pouco menor que o estado do Paraná. Mesmo assim, por conter a parte central da cordilheira do Himalaia possui oito das catorze maiores montanhas da Terra. Sua altitude decresce rapidamente de norte para o sul, até encontrar a planície do Terai, a apenas 70 metros sobre o nível do mar, um gigantesco contraste com os 8.848 metros do Everest na outra extremidade do país, a pouco mais de 180 km”. (Waldemar Niclevicz. Tudo pelo Everest, 1993).

O texto se refere à mais elevada cordilheira do mundo, o Himalaia, onde se situa o Nepal. Com suas contrastantes altitudes, o Himalaia teve sua origem aproximadamente na mesma época e da mesma forma que as outras grandes cordilheiras do planeta. A origem das grandes cadeias de montanhas da Terra, como o Himalaia, os Andes e as Rochosas, se deve a …

b) Dobramentos.

Movimentos orogenéticos convergentes (choque de placas). No caso da cordilheira do Himalaia é o choque da placa continental da Índia que mergulha sob a placa continental da Ásia.

14. (UFC/2003) Assinale a alternativa que indica, de forma correta, exemplos de processos que englobam a ação de agentes externos na formação do relevo terrestre.

c) Erosão, transporte e sedimentação.

Os agentes externos como o intemperismo (físico e químico) a água (chuva, rio, mar e gelo), o vento, além dos seres vivos atuam na destruição das rochas, em seu transporte, pois os sedimentos se deslocam para as partes mais baixas – áreas de sedimentação.

15. (UFRGS/2003) Considere as afirmações abaixo:

I. Rochas ígneas (magmáticas) são aquelas formadas a partir do resfriamento do material magmático. As rochas ígneas podem ser de três tipos: intrusivas, vulcânicas e metamórficas.

II. Movimentos orogenéticos são pressões laterais na crosta, que levam as rochas a se dobrarem, gerando montanhas.

III. Considera-se que o centro do núcleo interno da Terra – o nife – é sólido e que o núcleo externo, apesar de bastante denso, é “plástico”.

Quais são as corretas?

d) Apenas II e III.

As rochas ígneas (ou magmáticas) sao aquelas formadas a partir do resfriamento do material magmático (correto). As rochas ígneas podem ser de três tipos: Intrusivas (correto), vulcânicas (são chamadas de extrusivas – correto) e metamórficas (errado) – as metamórficas são um tipo de rocha que modificou a sua estrutura mineralógica devido as altas pressões e temperaturas no interior da crosta.

ATIVIDADE PARQUE NACIONAL YOSEMITE

yosemite-national-park

ENTREGA 13.08.2010

LEIA COM MUITA ATENÇÃO O TEXTO ABAIXO PARA QUE NÃO EXISTA DÚVIDAS OU RECLAMAÇÕES POSTERIORES. CASO HAJA ALGUMA INDAGAÇÃO ENVIE UM E-MAIL, DE PREFERÊNCIA ANTES DO ÚLTIMO DIA DE ENTREGA.

Utilize a apostila “litosfera” ela auxiliará no trabalho.

Esta atividade estará “blogada” até o término do período de vigência do trabalho. Boas Férias!

ATIVIDADE:

Baseado em um texto sobre o Parque Nacional de Yosemite o aluno deverá responder oito questões sobre o assunto, criar um glossário com vinte palavras extraídas do texto e por último, inserir imagens que corroborem com o mesmo (texto), tornando-o mais dinâmico.

O Parque Nacional de Yosemite localiza-se no estado americano da Califórnia englobando a  Serra Nevada, uma cordilheira montanhosa que faz parte do sistema de dobramentos do oeste da América do Norte.

O tema da atividade em questão será o Vale de Yosemite, onde flui o Rio Merced, que será o palco das descrições geológicas de aproximadamente 500 milhões de anos.

OBJETIVO:

Contribuir para aulas sobre litosfera e evolução geológica do planeta Terra, enriquecendo os assuntos sobre movimento de placas, mudanças climáticas e processos erosivos, através de um “estudo de caso”.

A resolução das questões, a criação do glossário e a inserção de imagens dentro do texto, exigem do aluno uma leitura acurada e a necessidade de trabalhar os conceitos apresentados em sala.

Para dinamizar o trabalho toda a produção será em formato digital, pois diminui o custo de impressão de imagens coloridas, permite que o aluno possa formatar partes do texto para que a apresentação seja do “seu jeito”, claro dentro de certas normas técnicas.

O prazo de entrega é considerado longo em virtude das olimpíadas e das férias logo a seguir. Os alunos enviarão seu trabalho por e-mail a partir da data de publicação no blog, poderão também tirar dúvidas pela mesma ferramenta se assim fizer necessário. Por isso não será tolerado atrasos ou desculpas sobre a entrega em nenhuma hipótese.

METODOLOGIA:

Dentro do blog do professor o aluno deverá clicar no arquivo Yosemite que localiza-se na parte direita superior, embaixo do “logo” Geografia.

Ao clicar o aluno será direcionado para uma página do site megauploads onde está hospedado o arquivo. O aluno deve digitar a sequência alfanumérica solicitada e aguardar uma nova página. Nesta nova página o aluno encontrará um botão “premium” e abaixo um botão “grátis” – ele demora um pouco para aparecer. Clicar no grátis e aguardar o arquivo ser “baixado” no seu computador.

Ao abrir o arquivo o aluno irá se deparar com um texto, um questionário e algumas solicitações para a atividade.

O aluno deverá responder as oito questões solicitadas – todas são respondidas a partir do texto –; criar um glossário (dicionário) de palavras tiradas do texto (vinte ao todo) e buscar imagens na internet para introduzi-las no mesmo texto. Desculpe o excesso de “texto” mas pela experiência no assuto devemos ser bem didáticos.

As imagens formarão duas partes: Uma será a introdução de imagens atuais sobre o Parque, o rio e outros elementos que se fizerem necessários (mínimo quatro). A outra parte será a introdução de imagens relacionadas a processos geológicos, climáticos e erosivos (mínimo seis). Os alunos poderão buscar desenhos, esquemas ou modelos que possam representar o que está escrito no texto.

As imagens deverão acompanhar a descrição textual, isto é, na medida que vai aparecendo o tema para a sua imagem você vai colocando-a, podendo ser logo abaixo, no lado ou qualquer outra formatação prevista pelo aluno.

ATENÇÃO:

NÃO SERÃO ACEITAS IMAGENS COMO ANEXOS NO FINAL DO TEXTO. ELAS DEVEM ESTAR JUNTO DAS CITAÇÕES EM  QUESTÃO, PARA QUE UM LEITOR LEIGO POSSA ACOMPANHAR A LEITURA COM A IMAGEM.

JUNTO COM AS IMAGENS INSERIDAS DEVE CONSTAR UMA PALAVRA, FRASE OU TEXTO EXPLICATIVO – TIPO LEGENDA DE IMAGEM – COM LETRA EM TAMANHO MENOR.

NÃO HÁ NECESSIDADE DE MUITAS IMAGENS. O MÍNIMO EXIGIDO SERÁ A PARTIR DE 10 (4 para atuais e 6 para os processos geológicos, climáticos e erosivos) AO TODO.

Com o trabalho produzido o aluno deverá enviar por e-mail (edsongeo2010@uol.com.br) até o dia vigente da entrega.

AVALIAÇÃO

Os critérios avaliativos serão: a resolução correta das questões (4 pontos); a criação do glossário (2 pontos) e a inserção de imagens ilustrativas sobre o assunto (4 pontos). Um design diferente no trabalho também poderá computar um (1) ponto extra.