sábado, 12 de junho de 2010

PLANEJAMENTO SEMANAL DE GEOGRAFIA – PERÍODO: 14.06.2010 ATÉ 18.06.2010

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL VESPERTINO – PERÍODO: 14 E 15.06.2010

Forças Endógenas de modelação de relevo

  • Vulcanismo;
  • Abalos sísmicos;

Forças Exógenas de modelação de relevo

  • Erosão (águas, vento, intemperismo e seres vivos)

Objetivo:

Reconhecer os mecanismos de modelaçao interna e externa do relevo que nos revelam as feições atuais.

Metodologia:

Aula expositiva com aplicação de exercícios.

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO – PERÍODO: 16 e 18.06.2010

ATENÇÃO: Trabalho de pesquisa com entrega até o dia 23.06.2010. Assunto:

  • Os terremotos do ano de 2010;
  • Três vulcões em atividade no mundo (a sua escolha)
  • Três maremotos ocorridos no mundo (a sua escolha)
  • No caso dos assuntos acima, deverá existir um pequeno texto (no máximo cinco linhas) sobre cada um. Como exemplo: a destruição causada, número de mortes, os impactos ocorridos na cidade, região ou país, etc.

O trabalho poderá ser feito individualmente ou em duplas; deverá ser manual, sendo permitido apenas a impressão da capa e de eventuais anexos.

Aplicação de exercícios da aula anterior.

Agentes externos de modelação de relevo

  • Intemperismo;
  • Erosão fluvial;
  • Erosão marítima;
  • Erosão eólica;
  • Erosão glacial;
  • Seres vivos;

Objetivo:

Evidenciar os mecanismos exógenos de modelação de relevo e seu resultado nas feições atuais.

Metodologia:

Aula expositiva com aplicação de exercícios;

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO MATUTINO PERÍODO: 18.06.2010

Aplicação de exercícios da aula anterior.

Relevo Brasileiro. Classificações segundo:

  • Aroldo de Azevedo;
  • Aziz Ab´Saber;
  • Jurandyr Ross;

Solos

  • Horizontes;
  • Degradação;

Objetivo:

Apresentar as diversas classificações utilizadas para a caracterização do relevo brasileiro. Evidenciar os aspectos de formação dos solos.

Metodologia:

Aula expositiva com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO MATUTINO PERÍODO: 16 e 18.06.2010

ATENÇÃO: Será proposto aos alunos do terceirão uma atividade opcional de apresentação de exercícios. devido ao pouco tempo disponível para a correção de exercícios das frentes (no caso específico a segunda frente), os alunos terão a oportunidade de receber dois exercícios cada para uma apresentação em sala com a devida explicação das respostas certas e erradas. Como na apostila já existe as respostas, caberá aos alunos explicá-las.

Geopolítica

  • Conceito;

Objetivo:

Conhecer as bases conceituais de Geopolítica segundo Vesentini.

Metodologia:

Os alunos receberão um texto de Willian Vesentini sobre Geopolítica para ser discutido em sala.

Avaliação:

Junto com o texto será entregue questões de interpretação.

SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO MATUTINO PERÍODO: 16.06.2010

ATENÇÃO: No final desta postagem será apresentado a atividade sobre os problemas urbanos que será explicada nesta semana corrente.

Energias não-renováveis

  • Consumo e desenvolvimento;
  • Carvão;
  • Petróleo;
  • Gás natural;
  • Energia nuclear

Objetivo:

Apresentar as principais fontes de energia não-renováveis. Evidenciar as vantagens e desvantagens do consumo destas energias. Discutir as principais questões ambientais sobre o tema.

Metodologia:

Aula expositiva com aplicação de exercícios.

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TEMAS PARA ATIVIDADE SOBRE PROBLEMAS URBANOS E SOLUÇÕES PROPOSTAS.

(em negrito os temas, ao lado sugestões que não são necessariamente obrigatórias).

TRABALHO – informal, subemprego, desemprego.

POLUIÇÃO – hídrica, do ar, do solo, sonora e visual

MOBILIDADE – congestionamentos, transportes precários.

METROPOLIZAÇÃO – o crescimento desenfreado das cidades.

INFRAESTRUTURA – saneamento básico, fornecimento de água, saúde.

ENCHENTES – impermeabilização do solo, ocupação das margens dos rios.

MORADIA – ocupações irregulares, comunidades carentes, espaços excludentes.

VIOLÊNCIA – principais delitos, Geografia do crime: áreas violentas e cracolândias.

OBJETIVO: Os alunos deverão formar grupos de até 4 participantes para a produção de uma apresentação em sala sobre os temas propostos. O número de participantes em cada equipe será condicionado a utilização de todos os temas.

METODOLOGIA: Os alunos terão de 15 a 20 minutos para demonstrar suas pesquisas sobre o tema. Eles poderão utilizar mídias diversas (internet, power point, vídeos caseiros, reportagens, etc.) para expor seus resultados. Poderão basear suas pesquisas “in loco” ou buscar outras cidades como exemplo. Deverá ser entregue um relatório de 1 a 2 páginas como parte integrante da atividades.

DATA DE APRESENTAÇÃO: (30.06.2010).

AVALIAÇÃO: Será avaliado a apresentação e a devida participação dos alunos; a pertinência e o domínio do assunto.

Relatório: O relatório será mais uma ferramenta de acompanhamento do professor, pois é necessário a entrega de material escrito. Nele deverá constar:

  • Nome dos alunos:
  • Tema proposto:
  • Descrição da apresentação: Isto é, deverá estar em papel o assunto abordado em sala (resumo). Máximo 20 linhas.
  • Participação dos alunos: Isto é, qual foi a colaboração de cada participante?
  • Bibliografia: Sites, livros, jornais, revistas, vídeos devem estar referenciados.
  • Assinatura de todos os alunos: Nome e assinatura dos alunos.

Apontamentos para uma boa apresentação:

Não existe preparação sem uma boa pesquisa. Os alunos devem pesquisar e ler os materiais. Devem ter mais de uma referência ou opinião. Não se constrói uma pesquisa em apenas alguns minutos.

Os alunos devem ter foco. Independente da abrangência do assunto, os alunos podem focar em determinada particularidade, garantindo o domínio da apresentação.

Não existe boa apresentação sem preparação. Treinar antes em casa ou no colégio permite aprimoramento e identificação de eventuais falhas.

Evite “ler” em excesso na apresentação. Você pode até utilizar algum papel para se orientar, mas ficar lendo texto na apresentação prejudica a avaliação.

Evite se basear apenas nas ferramentas de apresentação: A equipe deve ter opinião sobre o tema tratado e deve deixar bem explícito.

Quanto maior a participação de todos, melhor. Um aluno apresenta e os outros olham demonstra falta de equipe.

Conquiste seus colegas: A eventual participação dos alunos na apresentação com questionamentos, é um indicador de sucesso no objetivo.

Entrega no prazo: Por se tratar de uma apresentação, a equipe deve estar preparada para eventuais problemas como ausência de algum membro. Por isso as equipes devem ter um plano B, ou de contingência.

RETORNO DA SEMANA - SEGUNDA SEMANA DE JUNHO

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL VESPERTINO

Os assuntos tratados nesta semana foram as rochas sedimentares (rochas originadas da junção de partículas erodidas que se agregam sob pressão na crosta) e rochas metamórficas, que se originam da alteração de sua composição mineralógica devido a presença de pressão ou temperatura.

Foi trabalhado o conceito de minerais energéticos e sua origem como o carvão (rochas sedimentares originárias de partículas e material orgânico de florestas e pântanos do período carbonífero), petróleo (rochas sedimentares que se originam de partículas e material orgânico de oceanos, mares e lagos a partir do período proterozóico).

Foram aplicados os exercícios da página 65, 66 e uma pesquisa da página 67 sobre derivados de petróleo.

Infelizmente tivemos problemas de indisciplina com três alunas devido a conversas paralelas.

Nos últimos cinco minutos foram dadas algumas informações sobre as olimpíadas que ocorrerão em julho, tendo na primeira semana a parada com a apresentação das equipes na rua independência.

Os alunos pareceram empolgados pelo desafio, já que será necessário um grande esforço de equipe do sexto vespertino para atendermos as solicitações do desfile. Contamos também com a participação dos pais que é fundamental.

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

Foram colhidas as respostas da página 67 sobre a pesquisa sobre os derivados de petróleo.

Iniciamos o assunto sobre relevo (conceito) e as forças internas de modelação, como o tectonismo (epirogênese que é o deslocamento vertical de blocos devido ao “abaixamento ou levantamento”; e formação de fraturas. Orogênese (deslocamento horizontal de blocos devido ao movimento da crosta terrestre, formando falhas e dobramentos). Vulcanismo que é o extravasamento de material magmático (em forma de lava) seja por um edifício vulcânico ou por fraturamento. Abalos sísmicos (terremotos e maremotos).

ATENÇÃO: Foi solicitado um trabalho de pesquisa para os alunos, contudo, devido ao sinal de saída dos mesmos, não foi totalmente explicado, ficando esta fase para a próxima aula. Por isso foi solicitado aos alunos que aguardem para maiores detalhes.

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO MATUTINO

Foram corrigidos aos exercícios da página 9 e 12 que tratavam de tectõnicas de placas e estrutura geológica.

Os assuntos tratados nesta semana foram os agentes internos (tectônica, vulcanismo e abalos sísmicos) e externos (intemperismo, mar, vento, chuvas, rios, gelo e seres vivos) de modelação de relevo com apresentação de data show.

Novamente tivemos problemas de indisciplina (conversa paralela em demasia, atrapalhando a aula) com quatro alunos, que foram retirados da sala.

SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO MATUTINO

Os assuntos tratados foram relacionados a urbanização, como o conceito (aumento do número de pessoas vivendo na cidade em detrimento ao campo), função das cidades (administrativa, econômica, turística, etc.), megacidades (cidades com mais de dez milhões de habitantes), cidades globais (cidades que exercem influência economica e cultural no mundo), metrópoles (união de duas ou mais cidades), megalópoles (junção de duas ou mais metrópoles), hierarquia das cidades brasileiras (metrópoles globais, nacionais, regionais, centros regionais e centros sub-regionais). Também foram discutidos a relação centro-periferia nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos.

ATENÇÃO: Na próxima aula será solicitada uma atividade de apresentação com o tema: problemas urbanos. Esta atividade será em equipe.

TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO MATUTINO

Foram apresentados os assuntos referentes as fontes energéticas brasileiras (tema da frente 2 da apostila).

Os temas foram o petróleo (extração principal na Bacia de Campos e na Bahia), o Próalcool (como alternativa nos anos 70 para a crise do petróleo, que apresenta altos e baixos devido a oscilação do preço do petróleo e do açúcar, e sua importância como energia alternativa para o país e para o mundo), o carvão (que no caso brasileiro, apresenta pouco poder calorífico com excesso de pirita, mas que ainda é muito utilizado nas termoelétricas); gás natural (dependência em relação ao gasoduto Brasil-Bolívia, a estatização da petroquimica localizada na Bolívia, a “política” externa de Evo Morales, as novas reservas na Amazônia e extração de gás nas bases oceânicas), energia nuclear (o projeto brasileiro de Angra I, II e III, as questões geopoliticas e a transferência de tecnologia, as vantagens da energia nuclear e seus impactos negativos) hidrelétricas (a grande fonte de energia brasileira pela presença de extensas bacias fluviais, como Amazonas-tocantins; Paraguai, Paraná, Uruguai; a hidrelétrica de Itaipu e sua comparação com as Três Gargantas da China; a questão da hidrelétrica de Belomonte e os impactos negativos como alagamento de extensas áreas, a questão do movimento dos atingidos por barragens, acúmulo de sedimentos nas barragens, etc.

domingo, 6 de junho de 2010

PLANEJAMENTO SEMANAL DE GEOGRAFIA – SEGUNDA SEMANA DE JUNHO - PERÍODO: 07.06.2010 – 11.06.2010

SEXTO ANO DE ENSINO FUNDAMENTAL VESPERTINO-PERÍODO: 07.06.2010 E 08.06.2010

Minerais e rochas (continuação)

  • Rochas sedimentares.
  • Rochas metamórficas.
  • Minerais energéticos.
  • Relevo – agentes de formação (introdução).

 Objetivo:

  • Conhecer os principais tipos de rochas e os minerais energéticos, como o carvão e o petróleo (estimativa 2 aulas).
  • Compreender os agentes transformadores do relevo (estimativa 6 aulas).

Metodologia:

  • Aula expositiva com aplicação de exercícios. Solicitação de pesquisa.

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO  -  PERÍODO: 09.06.2010 E 11.06.2010

ATENÇÃO: Foi solicitada uma atividade extraclasse (deveres) através de uma pesquisa sobre os principais derivados (produtos) do petròleo, no mínimo cinco derivados, que devem ser escritos na própria apostila, página 67.

Minerais energéticos

  • Petróleo e gás natural.

Relevo

  • Agentes internos formadores de relevo.

Objetivo:

  • Conhecer os os minerais energéticos, como o petróleo e gás natural (estimativa 1 aulas). Além da pesquisa solicitada, sobre os derivados de petróleo, que auxiliará no tema.
  • Compreender os agentes internos transformadores do relevo, como vulcanismo, tectonismo e abalos sísmicos (estimativa 3  aulas).

Metodologia:

  • Aula expositiva com aplicação de exercícios.

PRIMEIRO ANO DE ENSINO MÉDIO MATUTINO  -  PERÍODO: 11.06.2010

ATENÇÃO: Foi solicitado, na última quarta-feira, durante a aula de físíca, a resolução das páginas 9 e 12 da apostila que serão cobradas em sala.

Relevo Terrestre (continuação)

  • Agentes endógenos.
  • Agentes exógenos. 

Objetivo: 

  • Compreender os agentes endógenos transformadores do relevo, como vulcanismo, tectonismo e abalos sísmicos e agentes exógenos, como o vento, a água, o intemperismo e os seres vivos (estimativa 3  aulas).

Metodologia:

  • Aula expositiva com aplicação de exercícios.

SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO MATUTINO  -  PERÍODO: 09.06.2010

ATENÇÃO: Foi solicitado atividade extraclasse das páginas 5, 7 e 11 da apostila.

Urbanização no mundo e no Brasil

  • Conceito
  • Cidades
  • Urbanização brasileira
  • Problemas urbanos

Objetivo: 

  • Entender os fatores que influenciaram na urbanização tanto em países desenvolvidos como em países subdesenvolvidos.
  • Conhecer os tipos de cidades, a partir do tamanho, função e origem.
  • Compreender o processo de urbanização brasileira.
  • Perceber os diversos problemas gerados pela urbanização, como moradias precárias, questão do lixo, da água, violência urbana, meio ambiente, poluição, etc.
  • ESTIMATIVA: Para os três primeiros objetivos, 2 aulas. No quarto objetivo será em forma de pesquisa feita pelos alunos.

Metodologia:

  • Aula expositiva com aplicação de exercícios. Trabalho de pesquisa com apresentação em sala dos problemas urbanos.

Avaliação:

  • A avaliação do trabalho sobre os problemas urbanos será exposta com os devidos critérios na próxima postagem, se o planejamento ocorrer dentro do esperado.

TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO MATUTINO  -  PERÍODO: 09.06.2010 E 11.06.2010

Recursos energéticos brasileiros

  • Petróleo, álcool e carvão, gás natural, nuclear, hidráulica e xisto betuminoso.
  • Áreas de consumo.
  • Introdução à Geopolítica.

Objetivo: 

  • Conhecer os principais recursos energéticos utilizados pelo Brasil. Evidenciar a localização e as principais áreas de consumo (1 aula).
  • Introduzir o conceito de Geopolítica.

Metodologia:

  • Aula expositiva com aplicação de exercícios. Atividade de interpretação de texto sobre o tema Geopolítica.

Avaliação:

  • A avaliação do trabalho sobre Geopolítica será baseada nos acertos das questões do texto. Caso o primeiro objetivo exija duas aulas, será postergada esta atividade.