sexta-feira, 23 de abril de 2010

PLANEJAMENTO SEMANAL GEOGRAFIA PERIODO: 26.04.2010 – 30.04.2010

Atenção para as matérias do simulado:
Primeiro Ano do Ensino Médio
Movimento de rotação – trabalho e página 11 da apostila;
Paralelos, latitudes, meridianos e longitudes – pagina 17 e 18;
Projeções Cartográficas – página 32 e 33;

Segundo Ano do Ensino Médio
Conceitos populacionais básicos (taxas de natalidade, fecundidade, mortalidade e infantil); densidade demográfica, crescimento vegetativo e demográfico;
Teorias demográficas;
Estrutura etária;
Migrações;
Setores de atividade (estrutura social)


Terceiro Ano do Ensino Médio
Estrutura da Terra – litosfera – pagina 47;
Rochas (magmáticas, metamórficas e sedimentares) – pag 47 e 48
Agentes endógenos e exógenos na constituição do relevo – pag.48,49 e 50;
Energia e recursos naturais – pag 53 a 55;

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Segundo Ano do Ensino Médio – 28.04.2010

Espaço Agrário
Agricultura extensiva e intensiva;
Agricultura nos países do sul (subdesenvolvidos);
Agricultura nos países do norte (desenvolvidos);
As principais contradições das agriculturas do sul e do norte;
Agricultura no Brasil;

Objetivo:
Conhecer a dinâmica agrária no mundo e no Brasil;

Metodologia:
Aula expositiva com utilização de data show e aplicação de exercícios.


Terceiro Ano do Ensino Médio – 28.04.2010

Aplicação e correção de exercícios páginas 124, 126 e 128;


Primeiro Ano do Ensino Médio – 30.04.2010

Aplicação do simulado;

ATIVIDADE CARTOGRÁFICA
COMPLEMENTAÇÃO E ENTREGA - 07.05.2010.

OBJETIVO:
Proporcionar uma atividade de confecção de mapa utilizando a ferramenta Google Earth. Compreender o sistema de escalas e as coordenadas geográficas. Atuar em trabalho de campo.
METODOLOGIA:
Em virtude de alguns problemas logísticos e técnicos, uma parte da atividade deverá ser feita extra-classe, sendo reservado para a aula os cálculos de escala e possíveis dúvidas inerentes á atividade.
Material Necessário:
Computador com acesso rápido de internet (a escola possui laboratório, caso necessário).
Programa Google Earth em Português (programa gratuito, disponível em: http://google.com.br/; ou em qualquer site de download – baixaki, superdownloads, etc.).
Uma impressora.
Papel A3, régua, lápis, calculadora, lápis de cor.
Atividade:

Atividade poderá ser feita com até quatro alunos.

Os alunos deverão acessar o Google Earth escolhendo uma área do tamanho de um ou dois quarteirões na região em que moram, ou que possam ter acesso para uma atividade de campo. Atenção, a área escolhida deverá ter estabelecimentos comerciais, edifícios, parques, ou outros, que possam ser uma referência, no mínimo dez ao todo, pois o mapa apresentará aidentificação dos mesmos, situação improvável em relação a casas.

Os alunos deverão observar e anotar, obrigatoriamente, as coordenadas geográficas, a posição geográfica (norte), disponibilizada na imagem de satélite.

Escolhendo a área em questão, os alunos deverão acionar o comando régua do programa, disponibilizado na parte superior do programa. Eles deverão escolher dois pontos para medir (por exemplo, inicio e fim de uma rua). Ao acionar o botão de régua, aparece uma janela e um marcador, o aluno escolhe um ponto, clica, segura no botão do mouse e estica a linha virtual até o segundo ponto. Atenção: muito cuidado com a escolha dos pontos, pois a partir desta medida serão feitos os cálculos de escala.

Quando os alunos esticarem a linha, a janela aberta pela régua indicará a medida dos dois pontos em centímetros (deverá estar em centímetros, caso não esteja, o aluno deverá selecionar no botão de comando).

Para facilitar a confecção do mapa e pela dificuldade de copiar uma imagem de satélite, os alunos deverão acionar o botão maps que está localizado no lado direito do botão régua (último botão). O programa criará a mesma imagem de satélite, contudo, os alunos deverão clicar o botão mapas que surgirá, gerando um mapa de rua baseado na área de escolha dos alunos.

Com este modelo os alunos deverão imprimi-lo para a futura confecção manual.

De posse do mapa, os alunos deverão sair em trabalho de campo para observar e anotar todas as casas, prédios e estabelecimentos comerciais da área escolhida, para colocarem no mapa que produzirão. Poderão também utilizar a própria imagem de satélite. Atenção: a imagem de satélite apresenta um período de atraso, por isso a necessidade de ir a campo, pois a imagem pode não refletir a realidade. Lembrar da aula do dia 09.04.2010, quando foi mostrada a imagem de satélite da escola onde não existia o prédio que está sendo construído.

Com os dados em mãos, os alunos deverão produzir manualmente o mapa em questão, com todos os dados relacionados a casas, prédios e estabelecimentos em uma folha A3, folha esta de tamanho superior a A4.

Em sala de aula, com o mapa pronto, calculadora, lápis preto e de cores, serão feitos os cálculos de escala, pois cada mapa terá a sua própria escala, finalização do mesmo, e resolução de eventuais dúvidas.


Sexto Ano do Ensino Fundamental Vespertino – 26 e 27.04.2010

Correção dos exercícios de coordenadas geográficas e aplicação atividade relacionada ao assunto com avaliação.

Metodologia e Avaliação:
Os alunos receberão um mapa básico, com apenas contornos dos continentes, tendo linhas horizontais e verticais, simulando longitudes e latitudes, com o objetivo de localizar as coordenadas solicitadas pelo professor.

Objetivo:
Compreender a dinâmica das coordenadas geográficas e como sao aplicadas.


Sexto Ano do Ensino Fundamental Matutino – 28 e 30.04.2010

Aplicação de exercícios sobre coordenadas geográficas, correção e aplicação de avaliação.

Metodologia e Avaliação:
Os alunos receberão um mapa básico, com apenas contornos dos continentes, tendo linhas horizontais e verticais, simulando longitudes e latitudes, com o objetivo de localizar as coordenadas solicitadas pelo professor.

Objetivo:
Compreender a dinâmica das coordenadas geográficas e como sao aplicadas.